Título Original: La lengua de las mariposas
Diretor: José Luis Cuerda Produção: Fernando Bovaira, José Luis Cuerda Roteiro: Rafael Azcona, baseado na novela Fotografia: Javier Salmones Trilha Sonora: Alejandro Amenábar Duração: 95 min. Ano: 1999 País: Espanha Gênero: Drama
Elenco: Fernando Fernán Gómez (Don Gregorio) Manuel Lozano (Moncho) Uxía Blanco (Rosa) Gonzalo Uriarte (Ramón) Alexis de los Santos (Andrés) Jesús Castejón (D. Avelino) Guillermo Toledo (O'Lis) Elena Fernández (Carmiña) Tamar Novas (Roque)
Sinopse: Espanha, 1936. Moncho (Manuel Lozano), um garoto de 8 anos, tem medo de ir para a escola porque ficou sabendo que os professores batem nas crianças. Até que seu novo professor (Fernando Fernán Gómez) começa a dar aulas ao garoto em sua casa. Aos poucos, o menino conhece o professor e fica fascinado por seu caráter e por sua sabedoria. Porém, quando explode a Guerra Civil Espanhola, garoto desespera-se ao saber que seu mestre é perseguido.
Curiosidades: O ator que interpreta o velho professor Don Gregorio (Fernando Fernán-Gomez) já atuou em quase 200 filmes e foi escritor e diretor de dezenas de outros; O filme foi baseado em três contos de Manuel Rivas (A lingua das borboletas, Carmiña e Un saxo na néboa); O filme escancara a guerra como fator degenerativo do que existe de mais puro entre as relações humanas; A direção é de José Luis Cuerda, produtor de vários filmes de sucesso, entre eles A Morte ao Vivo, Trancado por Dentro e o suspense Os Outros; A trilha sonora é assinada pelo cineasta e músico Alejandro Amenábar, também diretor de Os Outros.
Meu comentário: O filme cativa do início ao fim: quando apresenta os créditos da produção com uma bela mostra fotográfica até a cena final. É um filme que emociona e cativa com a simplicidade de seus diálogos, com a bela fotografia de Javier Salomones, a interpretação magistral de Fernando Fernán Gómez e o fofíssimo Moncho (Manuel Lozano). Está na minha listinha de um dos melhores filmes latinos dos últimos tempos.
Nossa!
ResponderExcluirMe parece ótimo.
Agora mesmo vou dar uma pesquisada na internet, pra ver se encontro algo pra comprar.
Como sempre, ótimas indicações ;)
É um filme enternecedor!
ResponderExcluirO miúdo é um prodígio!