Seguidores

Cinema Latino

quarta-feira, 16 de março de 2011

Javier Bardem



Javier Ángel Encinas Bardem nasceu no dia 1 de março de 1969 em Las Palmas, Ilhas Canárias (Espanha). Proveniente de uma família de atores e cineastas, jogou rugby na seleção espanhola e estudou pintura, antes de se decidir pela carreira cinematográfica. Até então, contava apenas com uma pequena participação no cinema: com onze anos, atuou ao lado da mãe, Pilar Bardem.
Em 1994 ganhou os prêmios Fotogramas de Prata, de melhor ator no Festival de San Sebastián e o Prêmio Fernando Rey de melhor interpretação, por Dias contados. Em 1995 e 1996, ganha o Prêmio Goya. Em 1997, é escolhido o melhor ator do cinema europeu, por sua atuação em Carne trémula, de Pedro Almodóvar.
Por sua atuação em Before Night Falls, em que vive o papel do poeta cubano Reynaldo Arenas, discriminado e perseguido por ser homossexual, recebe o prêmio de melhor ator do Festival de Veneza. Com este filme ganha projeção internacional e se torna o primeiro espanhol indicado ao Oscar de melhor ator.
Protagoniza o filme de estreia de John Malkovich como diretor, The Dancer Upstairs (2002), em que narra a história da captura de Abimael Guzmán, líder do grupo guerrilheiro Sendero Luminoso, do Peru.
Em 2003 volta a ganhar o Prêmio Goya por seu papel em Los lunes al sol. Na cerimônia de entrega do prêmio, faz um protesto contra a invasão do Iraque pelos Estados Unidos. No ano seguinte, vence novamente no Festival de Veneza por seu complexo papel em Mar adentro. Neste filme, Bardem interpreta um personagem real, o tetraplégico Ramón Sampedro que empreendeu nos tribunais espanhóis uma batalha judicial pelo direito a se suicidar. Em 2005 foi membro do júri no Festival de Cannes.
No ano de lançamento de Goya's Ghosts, de 2006, ao lado de Natalie Portman, Bardem está envolvido em vários projetos. No ano de 2007 apareceu em Love in the Time of Cholera, baseado em romance de Gabriel García Márquez.
Em 2008 recebeu o Oscar na categoria de melhor ator coadjuvante, pelo seu papel no filme No Country for Old Men, tornando-se no primeiro ator espanhol a receber este prêmio. Em 2010, venceu o prêmio de melhor actor no Festival de Cannes por sua atuação no filme mexicano Biutiful. O prêmio foi dividido com o acor italiano Elio Germano, que atuou em La Nuostra Vita.
Em julho de 2010, Bardem casou-se nas Bahamas com a atriz Penélope Cruz, com quem namorava havia três anos.
Fonte: Wikipédia

Um comentário:

  1. M.,o FALCÃO está comemorando cinco meses de vida. Apareça por lá!
    Abraço bom,

    www.ofalcaomaltes.blogspot.com

    ResponderExcluir

LinkWithin

Blog Widget by LinkWithin