Seguidores

Cinema Latino

terça-feira, 9 de novembro de 2010

Vicente Aranda

Vicente Aranda Ezguerra nasceu em Barcelona em 09 de novembro de 1926. Ele era o filho caçula de uma família grande e pobre que havia emigrado de Aragon a Barcelona 20 anos antes dele nascer. Seu pai, um fotógrafo, morreu quando o filho tinha apenas sete anos de idade. A Guerra Civil Espanhola, marcou sua infância. Pensando que a guerra ia ser mais suportável em uma cidade pequena do que em Barcelona, a família se mudou no início da guerra para Peñalba, aldeia natal de sua mãe. A terrível situação ali, próximo ao front de Aragón, obrigou-os a voltar ao Barcelona em 1938.
Após a guerra terminou, Aranda passou uma boa parte do seu tempo trabalhando nos cines-teatros, muito contra a vontade de sua mãe, que quando voltava para casa após o expediente, sempre sentia seu cheiro de desinfetante, substância que era usada para pulverizar as salas de cinema da época. Ele nunca terminou seus estudos. Aos treze anos de idade, ele teve que começar a trabalhar para ajudar sua família. Tinha um número de trabalhos diferentes em sua cidade natal, tentando uma infinidade de negócios antes de seguir com seu irmão Palmiro para a Venezuela em 1952. Ele emigrou por motivos econômicos e políticos. Na Venezuela, Aranda trabalhou como técnico de carga para um negócio de transporte americano e, mais tarde tornou-se responsável pelos programas na NCR. Após sete anos, ele voltou para a Espanha em 1959.


Voltou casado e com saúde. Aranda tinha o desejo inicial de se tornar um romancista, mas descobriu que ele não tinha talento suficiente como escritor. Ele sucumbiu com a elite cultural da Catalunha e foi incentivado a tentar a sua sorte no cinema, mesmo depois de ter sido negado o acesso à Escola de Cinema em Madrid, porque não possuía estudos completos (ou seja, não ter nem o ensino secundário). Em Barcelona e totalmente auto-didata, Aranda encontrou a maneira de dirigir seu primeiro longa-metragem.
Ele começou a dirigir filmes no final da vida, em quase quarenta anos e não alcançou o sucesso internacional até seus 60 anos, no entanto, ele teve uma longa e prolífica carreira fazendo 27 filmes em mais de quarenta anos como diretor. Vicente Aranda é casado com a Teresa Font, sua segunda esposa, que é 30 anos mais jovem. Ela foi editora de seus filmes desde meados dos anos 1980, eles têm duas filhas.
Aranda fez sua estréia como diretor com o orçamento reduzido para Brillante Porvenir (1964) (futuro promissor), co-diretor com o roteirista Román Gubern , o filme foi livremente adaptado do “Grande Gatsby " de Scott Fitzgerald, o filme foi ingênuo na sua apropriação da estética do neo-realismo para um retrato da classe média catalã. Brillante Porvenir, cortado pela censura, foi recebido com frieza pelo público e críticos, mas serviu para redirecionar Aranda para o âmbito mais fantástico de fazer cinema.
Seu segundo filme, Fata Morgana (1965), uma obra incomum do cinema espanhol, é um filme experimental, com base em um roteiro escrito com Gonzalo Suárez. O filme teve a inspiração para seu estilo visual dos comerciais de televisão e quadrinhos. Ignorado na ocasião do lançamento, Fata Morgana acabaria por ser reconhecido por inspiração estética kitsch particular de La Escuela de Barcelona (Barcelona na Escola de Cinema), um movimento vanguardista que procurou renovação criativa dos filmes espanhóis.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Blog Widget by LinkWithin