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Cinema Latino

sábado, 6 de novembro de 2010

Quase todos sabem, mas convém lembrar: Filmes da Vera Cruz ao alcance de todos na internet

Os créditos desta postagem não são para mim, e sim para o site Cenas de Cinema que divulgou esta notícia já há algum tempo. O post de hoje foi extraído de lá. Citação da fonte abaixo do texto:
Família lero-lero (1953)

Acervo da Vera Cruz é disponibilizado na internet


A ELO Company – empresa pioneira em mídias digitais e distribuição de conteúdo audiovisual – está disponibilizando, por seu canal ELO Cinema na internet, gratuitamente e com grande qualidade de som e imagem, o importante acervo da Companhia Cinematográfica Vera Cruz.

“A disponibilização de um acervo desta qualidade, gratuitamente para os internautas, presta um serviço fundamental não apenas ao cinéfilo, como também a todos que se interessam pela história e pela cultura do Brasil. A internet preenche assim uma lacuna enorme que nem o cinema nem o DVD conseguem suprir. Queremos ajudar a acabar com a ideia de que o Brasil é um país sem memória”, afirma Sabrina Nudeliman, sócia e co-fundadora da ELO Company.

Num primeiro momento, o internauta tem acesso a 13 longas de ficção e 5 documentários produzidos pela histórica Companhia de São Bernardo.




Os longas de ficção são:

Sai da Frente (1952), de Abílio Pereira de Almeida.
Estreia de Mazzaropi no cinema, mostrando as divertidas aventuras de um motorista de carreto pela cidade de São Paulo.

Nadando em Dinheiro (1952), de Abílio Pereira de Almeida.
Comédia onde Mazzaropi interpreta um motorista de caminhão que herda uma grande fortuna mas, depois de ridicularizado pela elite e abandonado pela família, acorda feliz com sua condição humilde de suburbano.

Sinhá Moça (1953), de Tom Payne.
Estrelado por Eliane Lage e Anselmo Duarte, o filme fala da bela Sinhá Moça, filha de um fazendeiro dono de vários escravos, que se rebela contra seu pai na luta a favor dos escravos.

Candinho (1953), de Abílio Pereira de Almeida.
A comédia mostra a história de Candinho (Mazzaropi), caipira que deixa o campo e viaja até São Paulo, tentar achar sua mãe.

Família Lero Lero (1953), de Alberto Pieralisi.
Com Walter D’Avila e Marina Freire, narra as confusões de um servidor público atormentado pelos infinitos desejos de sua família, onde ninguém trabalha.

O Sobrado (1956), de Walter George Durst.
Baseado em “O Tempo e o Vento”, de Érico Veríssimo, o filme mostra dois caudilhos, cercados em um sobrado, sem água e sem munições, que precisam resistir às provocações com decisão e coragem.

O Gato de Madame (1956), de Agostinho Martins Pereira.
Arlindo (Mazzaropi) ajuda sua esposa na entrega de roupas limpas para mulheres ricas. E acaba se envolvendo com a alta sociedade paulista, numa comédia hilariante.

Osso, Amor e Papagaio (1956), de Carlos Alberto de Souza Barros.
Os habitantes de Acanguera possuem o hábito de empinar pipa toda tarde. O chefe de polícia, um homem gordo e baixo, que é casado com uma bela mulher também faz isso. Toda tarde, no mesmo horário, ele vai ao campo, onde adultos e crianças estão empinando pipas. Esta é a hora que o único soldado de Acanguera, “visita” a esposa do chefe de polícia.

Paixão de Gaúcho (1957), de Walter G. Durst.
Na guerra entre Legalistas e Farroupilhas, o bravo gaúcho Chileno precisa provar a sua coragem para poder se casar com sua amada Catita.

Noite Vazia (1964), de Walther Hugo Khouri.
Com Norma Benguell e Odete Lara, o drama mostra dois amigos que contratam duas prostitutas. Mas o que era para ser uma noite de prazer acaba se transformando num conflito de angústias e ressentimentos.

Grande Sertão: Veredas (1965), de Geraldo e Renato dos Santos Pereira.
Estrelado por Tony Ramos, Bruna Lombardi e Tarcísio Meira, o filme é a adaptação cinematográfica do clássico de Guimarães Rosa.

O Corpo Ardente (1966), de Walther Hugo Khouri
Com Bárbara Lage e Mário Benvenutti. Drama sobre uma mulher em luta contra os seus sentimentos mais profundos.

As Amorosas (1967), de Walther Hugo Khouri.
Com Paulo José e Stênio Garcia, o filme conta a história de um jovem cercado por amigos e por mulheres, mas que não consegue evitar sua auto-destruição.

No canal ELO Cinema ainda é possível assistir a cinco documentários também produzidos pela Vera Cruz:

Marcelo Grassman – 25 anos de Gravura, de Silvio de Campos Silva.

São Paulo em Festa, de Luciano Salce, sobre celebração dos 400 anos de aniversário da cidade de São Paulo.

Obras Novas – A Evolução de uma Indústria, de Lima Barreto, sobre o processo de construção dos estúdios Vera Cruz.

Painel, de Lima Barreto, registrando a execução do painel Tiradentes de Candido Portinari.

Santuário, de Lima Barreto, enfocando as esculturas dos 12 profetas, feitas por Aleijadinho, em Congonhas do Campo, Minas Gerais.

Fonte: Cenas de cinema

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