Seguidores

Cinema Latino

terça-feira, 6 de dezembro de 2011

Pablito Calvo



Pablo Calvo Hidalgo, o Pablito Calvo, foi ator e engenheiro industrial. Nascido em Madrid, em 1948, faleceu em Torrevieja (Alicante), em 02 de fevereiro de 2000.
Aos oito anos de idade, Pablito Calvo, como ficou mundialmente conhecido, tornou-se uma das figuras mais importantes do cinema espanhol. O sucesso de Marcelino - Pão e Vinho (1954) foi um marco na cinematografia melodramática da Europa, que se manteve até a década de 1970.
Pablito Calvo, segundo alguns contam, sempre esposava o pensamento de que o cinema fora uma fase da sua vida na qual ele sentia orgulho, mas que não sentia falta. Por isso se afastou, evitando, inclusive, o aparecimento em público.
Pablo chegou ao cinema através de um concurso feito pelo Estudio Chamartín, para a escolha de uma criança que pudesse interpretar o menino Marcelino, da história de José María Sánchez Silva. Sua avó o levou para a realização das provas, onde acabou conquistando o papel de Marcelino, que seria filmado pelo diretor húngaro, Ladislao Vajda.
Ao traduzir para o cinema a história de Marcelino, Vajda eleva a ternura e o sentimento de uma gama de frades que transmitem o zelo de verdadeiras mães para uma criança.
Pablo Calvo, por sua vez, ao interpretar Marcelino fez com que a religiosidade fosse superada pela compaixão, cumplicidade, inocência e poesia dos seus olhos.
O afastamento do mundo do cinema fez com que a biografia de Pablo Calvo se mantive-se em padrões normais do homem mediano, por isso não se encontra muito sobre a sua pessoa.
A película Marcelino - Pan y Vino (gravada em 1954), fez de Pablo Calvo uma criança conhecida por todo o mundo, após 1955, ano da premier, após ter recebido menção honrosa em Cannes.



Fonte: Wikipédia


2 comentários:

  1. <<<<<<<<<<<<>>>>>>>>>>>>>
    Um filme que recheou minha alma da mais pura divindade de quando ainda era uma criança, hoje mesmo adulta carrego dentro de mim, toda a pureza de uma época que se transformou em ouro em minha vida!
    Ficará eternamente guardado em meu coração!
    Que Deus receba aos céus esse ator que mudou a História de minha existência nessa terra.

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir

LinkWithin

Blog Widget by LinkWithin