Seguidores

Cinema Latino

sábado, 24 de dezembro de 2011

Tita Merello



Laura Ana Merello, ou simplesmente Tita Merello, nasceu no dia 11 de outubro de 1904 em Buenos Aires, Argentina. Foi uma das primeiras e principais vedettes argentinas . Nasceu no mítico bairro de San Telmo . Teve uma infância muito dura , vivendo em um abrigo , já que sua mãe a abandonou e seu pai morreu muito jovem. Começou a atuar em teatro nas imediações do porto de Buenos Aires, como corista de uma companhia chamada ba ta clan , que alguns jornalistas do período diziam ser quase pornográfica.
Em 1927 começou a gravar discos na companhia Odeon, cumprindo uma trajetória de mais de cinco décadas na indústria fonográfica argentina, tendo o seu auge na década de 50, quando gravou muitos êxitos com a orquestra de Francisco Canaro entre eles os inesquecíveis registros dos tangos Niño Bien, El Choclo, Pipistrela e da milonga Se dice de mí, e mesmo gravando relativamente pouco tendo em vista a sua longa atividade é considerada como uma das mais significativas cantoras do tango, ainda que não tivesse propriamente uma grande voz, mas dona de um estilo personalíssimo de cantar que lhe rendeu muitos elogios dos aficionados da música portenha. Gravou pela última vez em 1979, quando fez um disco com o famoso bandoneonista Héctor Varela.
Em 1933 iniciou a sua carreira no cinema, quando participa do primeiro longa-metragem falado do cinema argentino: Tango!, tendo sido uma das mais importantes atrizes da história da Argentina. Sua revelação como atriz dramática se deu em 1937, quando protagonizou o filme La Fuga. O ápice de sua carreira como atriz foi como a de cantora, verificando-se na década de 1950, quando roda filmes como Filomena Marturano, Arrabalera, Los Isleros, Mercado del Abasto entre outros. Atuou nas telas até 1985. Também participou em muitos seriados da televisão de seu país. Foi muito estimada pelo grande público que a chamou de la morocha argentina (A morena argentina) e também de Tita de Buenos Aires.
O tema da versão original da famosa telenovela colombiana Betty la fea, a milonga Se Dice de Mí foi popularizada por Tita Merello. Essa milonga tem uma rica história.Quando filmou Mercado del Abasto, um filme de Lucas Demare, Tita Merello interpretou a famosa milonga de Francisco Canaro e Ivo Pelay: Se dice de mí, que foi originalmente feita para ser cantada por um homem e assim foi gravada pela orquestra de Canaro com seu cantor Carlos Roldán em 1943. Mas foi adaptada para ser interpretada por Tita Merello e foi gravada por ela ainda com a orquestra de Francisco Canaro em 1954, e a marcou para sempre. A gravação feita para a telenovela foi feita pela cantora colombiana Yolanda Rayo.
No final da vida, quando sentiu o debilitar de sua saúde, decidiu internar-se voluntariamente na Fundación Favaloro, do renomado médico René Favaloro, que passou a ser seu protetor. Com o suicídio do cirurgião em 2000, Tita ficou muito abalada.
Faleceu aos 98 anos na véspera do Natal de 2002, na sua querida Buenos Aires.

Um comentário:

  1. Seu blog é incrível!
    Essa foi mais uma das muitas personalidades que tive a oportunidade de conhecer através do seu blog.

    Feliz Natal!

    ResponderExcluir

LinkWithin

Blog Widget by LinkWithin