Seguidores

Cinema Latino

domingo, 11 de dezembro de 2011

Filme sobre Luiz Gonzaga


Luiz Gonzaga no cinema
Breno Silvera dirige obra sobre a relação de Luiz Gonzaga e o filho. Primeira cena é gravada hoje no Marco Zero
Publicado em 11/12/2011, às 06h03
Do JC Online

Em 2005, a história da dupla sertaneja Zezé de Camargo e Luciano foi responsável por levar aos cinemas mais de 5 milhões de espectadores. Graças ao apelo popular dos irmãos, o primeiro filme de Breno Silveira, um dos sócios da produtora carioca Conspiração Filmes, faturou milhões, muito embora os críticos não fossem muitos simpáticos à obra. Agora, Breno está diante de um novo projeto musical: a produção do longa-metragem Gonzaga: de pai para filho, com lançamento previsto para 2012, ano do centenário de nascimento de Luiz Gonzaga. A primeira sequência é filmada hoje, no Marco Zero, a partir das 18h.

Como em 2 filhos de Francisco, Breno Silvera pretende dar um recorte mais familiar à obra sobre Gonzaga. A produção se debruça, sobretudo, na relação entre Gonzagão e o filho, Gonzaguinha. “Desde 2 filhos de Francisco, vinha procurando uma história tão forte para rodar. Há cerca de seis anos recebi algumas fitas de Gonzaguinha e Gonzagão juntos na turnê Vidas viajantes e aquilo me inspirou, mas agora o filme tomou forma, fala da biografia de Luiz Gonzaga vista pelo seu filho. É uma história que tem a mesma força do meu primeiro filme”.

Embora a relação entre pai e filho não fosse das mais tranquilas, Breno enfatiza o interesse de Gonzaguinha em se reconhecer através da história do pai. “Encontrei nessas fitas uma excelente história e um grande material para trabalhar a parte dramática e também a questão biográfica. Luiz Gonzaga é um personagem maravilhoso, é a raiz da cultura nordestina e ainda não havia nenhuma ficção sobre ele”, analisou Breno. “O Gonzaguinha quis entender a história do pai e além disso entender a sua história. É a partir delas que faço uma volta ao passado”, concluiu o cineasta de Brasília.

Na cena gravada no Bairro do Recife hoje, Breno Silveira pretende filmar um dos primeiros grandes shows de Luiz Gonzaga, na década de 1950. Para isso, a Prefeitura do Recife vai mudar a posição habitual do palco, para o pano de fundo de Breno ser os prédios antigos do bairro. “Precisava de uma cena de um show de Gonzaga com um fundo de época e a Prefeitura me ajudou bastante. O show se passa em 1950, ou seja, preciso também de um palco limpo, sem tantos materiais eletrônicos, basicamente só é o personagem de Luiz Gonzaga e os músicos em cena. Era como se eles estivessem na década de 1950, quando ele tinha 35 anos”.

Fonte: JC Online

2 comentários:

  1. Mas veja só! Ainda não estava sabendo dessa produção. Pelo que li, tem tudo pra ser um bom filme.

    - Quero agradecer por ter acompanhado o especial sobre cinema! Seus comentários sempre me motivam.

    ResponderExcluir

LinkWithin

Blog Widget by LinkWithin