Seguidores

Cinema Latino

sábado, 17 de dezembro de 2011

Eva Nil




Desde a época muda que o cinema nacional vem construindo mitos. E com certeza, Eva Nil é uma das maiores musas dessa fase do cinema brasileiro. Belíssima, a atriz foi uma das estrelas do ciclo Cataguases, pequena cidade mineira e importante pólo de cinema na década de 20, cujo astro maior é o genial cineasta Humberto Mauro.
Eva Nil nasceu no Cairo, Egito, mas veio com seus pais com apenas seis anos de idade para o Brasil e adotou a aconchegante Cataguases como seu porto. Filha do diretor e fotógrafo Pedro Comello, é nessa cidade que a atriz se ingressa no cinema em `Valadião, o Cratera´, curta realizado pelo pai e por seu sócio, Humberto Mauro, em 1925. No ano seguinte estrela seu primeiro longa-metragem, o clássico `Na Primavera da Vida`, dirigido por Humberto Mauro.
Eva Nil foi uma presença marcante e inesquecível no cinema nacional, mesmo atuando em poucos filmes. Estrela amada da revista Cinearte, do jornalista e diretor Adhemar Gonzaga, que ajudou a eterniza-la, foi musa primeira da “Phebo Sul América Film”, em Cataguases, e depois da “Cinédia”, no Rio de Janeiro. Após desentendimentos com Humberto Mauro, realiza seu último trabalho nas telas em `Barro Humano´, a obra-prima de Adhemar Gonzaga, realizada no Rio de Janeiro em 1928. No mesmo ano abandona o cinema e volta a se dedicar a fotografia, arte que aprendeu com o pai. Morre aos 81 anos, em Cataguases.
 
Filmografia:
- `Valadião, o Cratera` (1925)- Curta, de Humberto Mauro e Pedro Comello;
- `Na Primavera da Vida`(1926), de Humberto Mauro;
- `Senhorita Agora Mesmo`(1928), curta de Pedro Comello;
- `Barro Humano`(1929), de Adhemar Gonzaga 

Um comentário:

  1. Acredita que eu ainda não a conhecia? Quanta elegância nessa última imagem! Incrível como aprendo a cada dia no seu blog.

    ResponderExcluir

LinkWithin

Blog Widget by LinkWithin