Seguidores

Cinema Latino

sexta-feira, 4 de junho de 2010

Cecília Roth (de A a Z)

A lmodóvar - Falar de Cecília Roth sem citar o cineasta espanhol não vale. Afinal, a parceria aconteceu em seis filmes desde a primeira vez, em Pepi, Luci, Bom Y Otras Chicas Del Montón (1982). Um de seus papéis mais marcantes foi em Tudo Sobre Minha Mãe (1999).

B ebê - Martin é seu único filho, adotado por ela e o marido, Fito Paéz, em 1999. Para a atriz, a experiência em relação à maternidade em Tudo Sobre Minha Mãe a fez crescer muito. Ela ainda diz que o filme “é uma homenagem à mãe que todos podemos ser.”

C rise - Claro que, como legítima argentina, Cecília se preocupa com a crise que tomou conta de seu país. Sobre a situação pela qual passou a Argentina, diz: Vivemos uma situação nova e dura, mas estava otimista por acreditar que poderíamos resolver tudo.”

D itadura - A ditadura que tomou conta da Argentina na década de 70 afetou a formação de Cecília. Ela teve de se exilar do país aos 17 anos, com sua família, porque o pai começou a ser perseguido pelos militares. Em Madri, viveu durante dez anos.

E spanha - Foi no país de Pedro Almodóvar que Cecília começou a atuar. Chegou na Espanha em 1976 e já fez sua estréia nas telonas no mesmo ano, na comédia No Toquen A La Nena , de Juan José Jusid.
F esta: Em 23 de dezembro de 1999, Cecília Roth e Fito Paéz resolveram oficializar a união que já durava nove anos. A comemoração foi a mais discreta possível: somente meia hora antes, avisaram aos amigos sobre a festa sem pompa alguma.

G ael - Em Vidas Privadas (2001), primeiro longa dirigido por Fito Paéz, Cecília é uma mulher sexualmente perturbada que encontra a solução no personagem de Gael Garcia Bernal.

H avana: Foi na capital cubana que Cecília recebeu o primeiro prêmio: o de Melhor Atriz por Martin Hache no Festival de Havana de 1997.

I sabel: Em 2002, concluiu Afrodita, El Sabor Del Amor , baseado no livro Afrodite , best-seller da escritora Isabel Allende. Rodado em Buenos Aires, Barcelona e Genebra, o filme é baseado no livro de Allende no qual ela mergulha no universo dos alimentos afrodisíacos.


J ornalista: O pai de Cecília, Abrasha Rotemberg, era jornalista do jornal argentino La Opinión . Durante a década de 70, por causa da ditadura instalada na Argentina, muitas pessoas passaram a ser perseguidas, inclusive Rotemberg. Por isso, a família mudou-se para a Espanha.

L ove - Uma Noite Com Sabrina Love (2001), de Alejandro Agresti, tem Cecília no papel de uma atriz pornô que povoa as fantasias de um adolescente do interior.

M éxico - O mexicano Epigmenio Ibarra, produtor do filme Aos Olhos de Uma Mulher , era todo elogios para Cecília quando ela foi ao México para as filmagens de sua película: Para nós (os mexicanos), ter trazido Cecília para o México é a realização de um sonho.”, diz.

N ovo - Depois de tanto tempo trabalhando frente às câmeras, Cecília sente vontade de fazer algo novo: “Adoraria escrever (roteiros). Sempre me identifiquei com a escrita e também com a direção de um filme. Mas, no momento, me divirto atuando.”


O scar: Protagonista de Tudo Sobre Minha Mãe (1999), Cecília ficou perto da cobiçada estatueta quando o filme ganhou na categoria de Melhor Filme Estrangeiro.

P aredes - A atriz espanhola Marisa Paredes é, ao lado de Almodóvar, uma velha companheira de tela de Cecília. Além de Tudo Sobre Minha Mãe , as duas contracenaram em Afrodita, El Sabor Del Amor e Entre Tinieblas (1983).

Q uerido - O cantor argentino Fito Paéz é o marido de Cecília há quatro anos. Juntos, adotaram o menino Martin que, inclusive, ilustrou a capa de um disco do pai, Rey Sol , de 2001.

R ock - Sobre o primeiro longa de seu marido, Cecília diz: “Você não sabe a dificuldade que teve Fito para produzir Vidas Privadas . Se tivesse escolhido fazer um filme sobre rock, teria todos os empresários argentinos lhe dando dinheiro.

S exilia - Na comédia Labirinto de Paixões , de 1982, Cecília viveu a personagem Sexilia, uma ninfomaníaca que vira alvo da paixão de Riza Niro (Imanol Arias), filho de um imperador. O filme traz Antonio Banderas em início de carreira.

T V - Apesar de ter feito filmes com diretores como Pedro Almodóvar, ela também se aventurou na TV. A primeira foi Extraños y Amantes , de 1985. Dez anos depois, estrelou Nueve Lunas e, em 1998, protagonizou Laura y Zoe , minissérie com 13 capítulos.

U niversidade - Antes de partir para Madri, ainda na juventude, Cecília começou seus estudos universitários em dois cursos: Psicologia e Fonoaudiologia.

V ioleta - Em Antigua Vida Mia (2001), Cecília faz o papel de Violeta Dasinski, uma arquiteta com dificuldades no casamento que, ao reencontrar uma amiga também em crise, começa a descobrir alguns valores em sua vida. Quando li o romance , encantei-me com os personagens.

X arope - Enquanto morava em Madri, Cecília conheceu o primeiro grande amor, e também a primeira decepção amorosa. Ela era apaixonada por um fotógrafo, mas o relacionamento não deu certo. Com hepatite e totalmente desequilibrada emocionalmente, Cecília resolveu voltar à terra natal.
Z odíaco - Cecília Roth, batizada como Cecília Rothemberg, é leonina nascida em 8 de agosto de 1958. O leonino é conhecido pelo egocentrismo e pela generosidade, além de ser orgulhoso.


2 comentários:

  1. Nossa M. lindo esse acróstico que você fez, conhecia ela de nome, mas nuca vi um filme com ela. Quero muito ver 'Tudo sobre a minha mãe' faz tempo que ouço falar muito bem deste filme, mas não acho para locação =(
    Belo post!
    Abs.

    ResponderExcluir
  2. Infelizmente, só tenho conhecimentos sobre a Sétima Arte americana; já sobre o cinema latino, bem pouco. Seu blogue tem informações bem valiosas sobre este tema. Parabéns.

    ResponderExcluir

LinkWithin

Blog Widget by LinkWithin