Seguidores

Cinema Latino

terça-feira, 15 de junho de 2010

Blanca Portillo




Blanca Portillo nasceu em Madrid no dia 15 de junho de 1963. Começou a trabalhar como atriz em pequenas produções de teatro antes de graduar-se na Real Escuela Superior de Arte Dramático. Uma de suas performances mais importantes foi a personagem Carol em Oleanna de David Mamet, dirigido por Joaquín Kremel em 1994. Ela fez sua estréia no cinema em Entre rojas (1995). Em 1996, Luis San Narciso colocou-a no elenco para a série de TV 7 Vidas da Telecinco, onde desempenhou o papel de Carlota. A série durou dez anos. Portillo foi nomeada para os Prêmios Goya Awards e Unión de Actores para seu papel em El color de las nubes (1997).
Ela também participou da dublagem castelhana de Procurando Nemo. Apesar de seu sucesso na TV e no cinema, ela nunca abandonou o teatro e tem participado em diversas peças, tanto como atriz e como diretora.
Em 2003, ela participou dos protestos na Espanha contra a Guerra do Iraque (¡no a la guerra!).
Em 2004, ela deixou 7 Vidas para realizar o projeto teatral argentino La hija del aire (Filha do Ar), baseado em um livro de Calderón de la Barca. Ela conseguiu conciliar esta peça com o filme Elsa y Fred (2005).
Ela desempenhou um papel masculino no filme Alatriste 2005, baseado num livro de Arturo Pérez Reverte.
Depois disso, Pedro Almodóvar chamou para desempenhar o papel de Agustina em seu filme Volver 2006, no qual recebeu o prêmio de Melhor Atriz no Festival de Cannes. Ela participou de Sobras de Goya por Milos Forman e o filme Siete Mesas de Billar Francés. Em 2009, ela aparece novamente em um filme de Pedro Almodóvar, Los Abrazos Rotos.

Um comentário:

  1. Oi, M.

    Bem interessante este post sobre a Bianca. Não conheço muito do trabalho dela e está bastante convidativo, até mesmo porque tenho visto alguns trabalhos do Almodovar por essas semanas, tem vários que quero ver!

    Ótima semana prá ti, beijos.

    ResponderExcluir

LinkWithin

Blog Widget by LinkWithin