Título Original: Goya's Ghosts
Gênero: Drama
Tempo de Duração: 113 minutos
Ano de Lançamento (EUA / Espanha): 2006
Site Oficial: www.goyasghoststhefilm.com
Estúdio: Antena 3 Television / Kanzaman S.A. / The Saul Zaentz Company / Xuxa Producciones
Distribuição: The Samuel Goldwyn Company / Downtown Filmes
Direção: Milos Forman
Roteiro: Milos Forman e Jean-Claude Carrière
Produção: Saul Zaentz
Música: José Nieto e Varhan Orchestrovich Bauer
Fotografia: Javier Aguirresarobe
Desenho de Produção: Patrizia von Brandenstein
Direção de Arte: Eduardo Hidalgo e Ana Viana
Figurino: Yvonne Blake
Edição: Adam Boome
Efeitos Especiais: El Ranchito / Kinema Digital
Elenco:
Javier Bardem (Irmão Lorenzo)
Natalie Portman (Inés / Alicia)
Stellan Skarsgard (Francisco Goya)
Randy Quaid (Rei Carlos IV)
Blanca Portillo (Rainha Maria Luísa)
Michael Lonsdale (Padre Gregorio)
José Luís Gómez (Tomás Bilbatúa)
Mabel Rivera (Maria Isabel Bilbatúa)
Mercedes Castro (D. Julia)
Cayetano Martínez de Irujo (Wellington)
Craig Stevenson (Napoleão Bonaparte)
Jack Taylor (Chamberlain)
Aurélia Thiérrée (Henrietta)
Fernando Tielve (Álvaro Bilbatúa)
Unax Ugalde (Ángel Bilbatúa)
Julian Wadham (Joseph Bonaparte)
Simón Andreu (Diretor do asilo)
Carlos Bardem (Oficial francês)
Antonio Bellido (Juiz)
Sinopse:
A ação se passa na Espanha, entre 1792 e 1809, durante a Inquisição Espanhola e as Guerras Napoleônicas.
Francisco Goya (Stellan Skarsgard) é um renomado pintor, que fica conhecido pela forma com que pinta as pessoas e as situações. A jovem e bela Inês Bilbatua (Natalie Portman) é filha de um dos seus abastados amigos e modelo de um quadro que fascina o maquiavélico Irmão Lorenzo (Javier Bardem), que é um padre membro da Inquisição. A partir daí começam as desgraças na vida da bela Inês. Fascinado por ela, Irmão Lorenzo a acusa de heresia e faz com que ela seja presa nos calabouços da inquisição, a fim de atender aos seus caprichos. E sabendo disso, Francisco Goya tenta ajudá-la, mas não consegue a tempo.
Com a Revolução Francesa tudo muda, principalmente para Irmão Lorenzo, que se sente obrigado a fugir para não ser preso por causa de seus crimes. A Inquisição está no fim e agora ele tem que pagar o preço de sua insanidade.
Meu comentário:
Talvez se houvesse outro ator com mais interessante para o papel de Goya e pelo menos uns retoques no roteiro, o filme mereceria o selo de excelência. Claro, que a história não é a de retratar a vida do famoso pintor espanhol, mas do conturbado período em que viveu, e as influências de tudo isso em sua obra. Esse filme veio provar mais uma vez que Natalie Portman não é só um rostinho bonito no cinema. A impressionante performance dramática para a personagem que é torturada pelos ignorantes e cruéis da Inquisição é comovente, principalmente quando ela sai da prisão após longos anos sem ver a luz do dia, adquirindo assim uma perturbação mental e uma desfiguração de tudo o que era no passado, antes dessa terrível tragédia em sua vida. Na verdade dois atores roubam as cenas: Natalie Portman e Javier Bardem. Eles realmente são as estrelas do filme. Há duas discretas participações: a de Aurélia Thiérrée, a neta de Charles Chaplin e da atriz espanhola Blanca Portillo. Milos Forman mais uma vez impressiona neste drama humano, quem não lembra de Amadeus, um de seus importantes filmes? O competente diretor checo, radicado nos Estados Unidos traz desta vez um elenco composto de uma boa parte de atores latinos e alguns de peso como Javier Bardem e uma mezcla de ficção e autenticidade a um drama histórico.
A ação se passa na Espanha, entre 1792 e 1809, durante a Inquisição Espanhola e as Guerras Napoleônicas.
Francisco Goya (Stellan Skarsgard) é um renomado pintor, que fica conhecido pela forma com que pinta as pessoas e as situações. A jovem e bela Inês Bilbatua (Natalie Portman) é filha de um dos seus abastados amigos e modelo de um quadro que fascina o maquiavélico Irmão Lorenzo (Javier Bardem), que é um padre membro da Inquisição. A partir daí começam as desgraças na vida da bela Inês. Fascinado por ela, Irmão Lorenzo a acusa de heresia e faz com que ela seja presa nos calabouços da inquisição, a fim de atender aos seus caprichos. E sabendo disso, Francisco Goya tenta ajudá-la, mas não consegue a tempo.
Com a Revolução Francesa tudo muda, principalmente para Irmão Lorenzo, que se sente obrigado a fugir para não ser preso por causa de seus crimes. A Inquisição está no fim e agora ele tem que pagar o preço de sua insanidade.
Meu comentário:
Talvez se houvesse outro ator com mais interessante para o papel de Goya e pelo menos uns retoques no roteiro, o filme mereceria o selo de excelência. Claro, que a história não é a de retratar a vida do famoso pintor espanhol, mas do conturbado período em que viveu, e as influências de tudo isso em sua obra. Esse filme veio provar mais uma vez que Natalie Portman não é só um rostinho bonito no cinema. A impressionante performance dramática para a personagem que é torturada pelos ignorantes e cruéis da Inquisição é comovente, principalmente quando ela sai da prisão após longos anos sem ver a luz do dia, adquirindo assim uma perturbação mental e uma desfiguração de tudo o que era no passado, antes dessa terrível tragédia em sua vida. Na verdade dois atores roubam as cenas: Natalie Portman e Javier Bardem. Eles realmente são as estrelas do filme. Há duas discretas participações: a de Aurélia Thiérrée, a neta de Charles Chaplin e da atriz espanhola Blanca Portillo. Milos Forman mais uma vez impressiona neste drama humano, quem não lembra de Amadeus, um de seus importantes filmes? O competente diretor checo, radicado nos Estados Unidos traz desta vez um elenco composto de uma boa parte de atores latinos e alguns de peso como Javier Bardem e uma mezcla de ficção e autenticidade a um drama histórico.
Natalie Portman e Javier Bardem estão impecáveis nesse filme.
ResponderExcluirMesmo com muitas deficiências, sombras de Goya é uma bela película.
O titulo nos induz a acreditar que o filme retratara a vida do pintor. O roteiro abrange um período extenso (cerca de 15 anos) e cheio de reviravoltas políticas que acabam sendo expostas no longa com uma rapidez que desnorteia o espectador e quebra bastante a narrativa.
Isso que você comentou é verdade! Concordo plenamente.
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