Seguidores

Cinema Latino

domingo, 22 de fevereiro de 2009

Mulheres à Beira de um Ataque de Nervos (1988)

Em Madrid, a atriz e dubladora Pepa Marcos (Carmen Maura) está enfrentando problemas afetivos após ter sido abandonada pelo seu amante Iván (Fernando Guillén). Mas tudo o que ela quer saber mesmo é o porquê de ter sido abandonada, e é algo que não está sendo fácil para ela. Realmente o título do filme se justifica pelas atitudes de Pepa diante da desilusão amorosa e também outras personagens que participam da trama.

Pepa começa então a entrar em desespero e coloca todos os presentes e pertences de seu ex em uma mala. Distraída, deixa cair um palito de fósforo aceso em sua cama e se inicia um pequeno incêndio, que logo é apagado por ela mesma. Mas Pepa anda tão atarantada com suas dores que se esquece de ouvir a outra desesperada, sua amiga Candela (Maria Barranco), que tenta lhe contar um problema que a aflige. Mas ela pretende se jogar do prédio onde mora Pepa, mas é observada por Marisa (Rossy de Palma) que adverte a todos da casa sobre o ato louco da moça, então todos a resgatam da sacada do prédio e ela tem a oportunidade de contar a Pepa que se envolveu emocionalmente com um terrorista xiita sem saber quem ele era na verdade, e sem querer descobriu um plano de um atentado terrorista no aeroporto de Madrid por um grupo de xiitas, pelo qual ele também fazia parte. O desespero de Candela é o medo da polícia, medo das autoridades em acusá-la de cumplicidade. E então Pepa e Marcos pensam em contratar os serviços de uma advogada feminista chamada Paulina Morales (Kiti Manver) para tirar Candela da enrascada, mas a mulher se recusa a aceitar o trabalho porque tem viagem marcada para Estolcomo.

Antes de tudo acontecer, Pepa havia preparado um Gazpacho (uma típica sopa espanhola que se serve gelada) e a encheu de soníferos. À primeira vista se pensa que é ela quem vai tomar a bebida, mas o preparado é para Iván. Ela esquece a bebida na geladeira e sai de casa, quando descobre que Iván tem um filho de nome Carlos (Antonio Banderas). Coincidentemente é ele que vai ao seu apartamento para alugá-lo já que está noivo de Marisa. É a noiva de Carlos que vê o colchão queimado, e Candela que tenta suicídio, mas a moça acaba abrindo a geladeira e bebe um pouco do Gazpacho de soníferos e acaba dormindo. Confusões à parte a polícia vai até a casa de Pepa para investigar uma chamada que informava de um possível atentado terrorista por parte de xiitas no aeroporto de Madrid. O fato é verdadeiro, mas a polícia quer saber como ela ficou tão bem informada. Com a polícia chega a mulher de Iván, uma maluca de pedra e também o funcionário da telefônica. Na confusão todos bebem o Gazpacho e adormecem, exceto Lucia (Julieta Serrano), a mulher de Iván e Pepa. Lucia ameaça Pepa com dois revólveres e diz que seu objetivo é matar Iván. Ela tem muito mais raiva de Ivan que Pepa, pois fora enganada por anos e mantida em um hospício logo após o nascimento do filho. Pepa já havia descoberto então que Iván estava mantendo um caso justamente com a advogada de Lucia, a Paulina Morales. Ela sabe disso quando precisou dela para tentar salvar Candela, pois viu os bilhetes da viagem na mesa e ouviu uma ligação de Iván. Ao saber de toda a história Lúcia parte para o aeroporto na moto do namorado de uma moradora do prédio de Pepa, outra desesperada. Lá ela tenta dar o tiro fatal, mas Ivan é salvo por Pepa, que enfim lhe diz não mais precisar dele.


Realmente é um filme muito interessante, pois há cenas divertidíssimas do descontrole de Pepa onde ela arremessa o telefone, um disco que toca música de dor de cotovelo e a secretária eletrônica. Tanto descontrole que lhe trouxe o benefício de tomar uma decisão segura quanto aquele relacionamento, quanto aquele homem que é um D. Juan nato. As personagens estão mesmo à beira de um colapso nervoso, como se estivessem em uma constante TPM, todas por um motivo, por uma razão. Sem dúvida é uma comédia bacana de se ver. Carmen Maura é sem dúvida do time de atrizes preferidas de Almodóvar, a melhor. O filme é antigo, mas se vê que ela estava em muito boa forma física e que a atuação de Antonio Banderas não é a das melhores.


Ficha Técnica:
Título Original: Mujeres al Borde de un Ataque de Nervios
Gênero: Comédia
Tempo de Duração: 89 minutos
Ano de Lançamento (Espanha): 1988
Estúdio: El Deseo S.A. / Lauren Film
Distribuição: Lauren Film / Orion Classics
Direção: Pedro Almodóvar
Roteiro: Pedro Almodóvar
Produção: Pedro Almodóvar
Música: Bernardo Bonezzi
Fotografia: José Luis Alcaine
Figurino: Humberto Cornejo, José María de Cossio e Peris
Edição: José Salcedo


Elenco:
Carmen Maura (Pepa Marcos)
Antonio Banderas (Carlos)
Julieta Serrano (Lucia)
Rossy de Palma (Marisa)
María Barranco (Candela)
Kiti Manver (Paulina Morales)
Fernando Guillén (Iván)
Guillermo Montesinos

Curiosidades: Foi indicado ao Oscar e ao Globo de Ouro na categoria de Melhor Filme Estrangeiro; Ganhou 5 prêmios Goya, nas seguintes categorias: Melhor Filme, Melhor Atriz (Carmen Maura), Melhor Atriz Coadjuvante (Maria Barranco), Melhor Roteiro Original e Melhor Edição. Recebeu ainda outras 11 indicações, nas seguintes categorias: Melhor Diretor, Melhor Ator Coadjuvante (Guillermo Montesinos), Melhor Atriz Coadjuvante (Julieta Serrano), Melhor Fotografia, Melhor Desenho de Produção, Melhor Maquiagem, Melhor Trilha Sonora, Melhor Figurino, Melhor Som, Melhor Direção de Produção e Melhores Efeitos Especiais.


2 comentários:

  1. uma das mais engraçadas comédias sobre a guerra dos sexos que eu já vi! aliás, compeltou 20 anos!

    ResponderExcluir
  2. É verdade! "2o de mulheres à beira de um ataque de nervos"

    ResponderExcluir

LinkWithin

Blog Widget by LinkWithin