Seguidores

Cinema Latino

quarta-feira, 25 de fevereiro de 2009

Que Fiz Eu Para Merecer Isto? (1984)

Nesse filme, Carmen Maura está em uma atuação poderosíssima. Ela faz a sofrida dona de casa Gloria, que coitada, mora com a sogra, trabalha feito burro de carga, tem um marido que é o rei dos machistas e dois filhos completamente sem noção. A vida dela justifica o título do filme.




Tudo que Gloria faz na vida é trabalhar sem descanso. Vive de ganhar trocados por alguma faxina que consegue e muitas vezes não tem comida em casa. A sua sogra mora com ela e é viciada em jogo e doces. Esconde todas as guloseimas que consegue em um armário. No início do filme, Gloria (Carmen Maura) consegue uma faxina em uma academia de artes marciais e ainda é seduzida por um policial completamente broxa. Embora seja uma cena de sexo como tantas outras, Almodóvar buscou não ser convincente. O que se vê mais tarde quando o policial busca ajuda psicológica para curar sua impotência.
Os filhos de Glória são tudo de ruim, adolescentes vazios, que não sabem se expressar e vivem de vícios. A avó (Chus Lampreave) ainda alimenta o vício de um deles. Glória tem uma vizinha prostituta chamada Cristal (Verónica Forqué) que sempre a mete em roubadas. Em um dia a tal Cristal vai lhe importunar em pedir por um pedaço de pau por exigência de um cliente, noutro dia é um cliente ridículo que precisa de um voyer. E quem ela chama? Glória! Então o cara fica se exibindo falando de seu físico e do tamanho que ele diz enormeee de seu pênis e ainda tem quer ter platéia.

O marido de Glória a humilha, e ela de tanto tomar remédios para dar conta de tantos problemas e de tanto trabalho se torna uma viciada. Em um dia em que ela não tem mais remédios e não consegue mais comprá-los, ela perde o controle e mata seu marido com uma peça de jamón, ele acaba batendo com a cabeça em algo muito mais duro na cozinha e acaba morrendo. Ela mente aos policiais sobre as circunstâncias da morte do marido, mas muito se investiga e não se chega a lugar nenhum. A sogra decide deixar a casa e o filho mais velho também. Um dia ela decide contar que matou o marido à polícia, mas ela tem uma vida tão desgraçada e é uma figura tão dotada de pena que nem o policial acredita.
Na cena final quando ela vê o cômodo em que mora sem ninguém, ela se pendura na sacada, talvez dando a impressão de que vai se jogar. Mas aí aparece o filho mais novo e eles ficam juntos. Há um fio de esperança nisso tudo.


Curiosidades: Almodóvar faz um musical no filme e Cecília Roth, uma de suas atrizes favoritas, quem diria foi a responsável pelo figurino do filme. Locações: cidade de Madrid e Berlim (Alemanha)¿Qué hecho yo para merecer esto? ganhou o Prêmio FIPRESCI, no Festival de Valencia e só em 2006 foi lançado nos cinemas brasileiros.


Ficha Técnica:
Título Original:
¿Qué He Hecho Yo Para Merecer Esto?
Gênero: Comédia
Tempo de Duração: 97 minutos
Ano de Lançamento (Espanha): 1984
Estúdio: Tesauro S.A. / Kaktus Producciones Cinematográficas S.A.
Distribuição: Cinevista / Pandora Filmes
Direção: Pedro Almodóvar
Roteiro: Pedro Almodóvar, baseado em estória de Pedro Almodóvar e Roald Dahl
Produção: Hervé Hachuel
Música: Bernardo Bonezzi
Fotografia: Ángel Luis Fernández
Desenho de Produção: Román Arango e Pin Morales
Figurino: Cecilia Roth
Edição: José Salcedo


Elenco:
Carmen Maura (Gloria)
Luis Hostalot (Polo)
Ryo Hiruma (Prof. Kendo)
Ángel de Andrés López (Antônio)
Gonzalo Suárez (Lucas Villalba)
Verónica Forqué (Cristal)
Juan Martínez (Toni)
Chus Lampreave (Avó)
Kiti Manver (Juani)
Sonia Anabela Holimann (Vanessa)
Miguel Ángel Herranz (Miguel)
Amparo Soler Leal (Patricia)
Cecilia Roth
Diego Caretti
Pedro Almodóvar
Fabio McNamara


Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Blog Widget by LinkWithin