Seguidores

Cinema Latino

sábado, 7 de fevereiro de 2009

Fale com ela (2002)

É sem dúvida um dos filmes mais sensíveis do cineasta espanhol, Pedro Almodóvar, se não for realmente o mais sensível. Podemos dizer sim, sem medo, é um filme de sensações e de sensibilidade à flor da pele. Amor e ressurreição fazem deste filme, o mais humano dentre as demais produções almodovarianas.


Em cena Leonor Watling (Alicia Rocero) e Geraldine Chaplin (Katerina)

É o drama de duas mulheres em estado de coma: a toureira, Lydia González (Rosario Flores) e a bailarina, Alicia Roncero (Leonor Watling). Traz também histórias de amor convencionais como a da toureira Lydia com o seu colega de profissão, El Niño de Valencia, mais a seguir, a dela com o jornalista Marco Zulonga (Darío Grandinetti) e uma história de amor nada convencional, a do enfermeiro Benigno (Javier Cámara) pela jovem em coma, Alicia. Mas, Fale com ela de Almodóvar vai muito mais além do drama das personagens, é todo um significado, complexo, amplo e rico. É como ler um livro e se impregnar de sua mensagem. E claro, tantos elementos interessantíssimos compondo esse que é um filme de arte. E que arte! E funcionando dentro do filme como elementos premonitórios do que vai acontecer as personagens vemos um trecho do espetáculo Caffe Müller da coreógrafa alemã Pina Bausch, “Cucurucucu Paloma” com Caetano Veloso (e com direito à platéia), “El amante Menguante” (cinema mudo) e "Fogo" (espetáculo que encerra o filme).





Tudo começa com o abrir das cortinas de um espetáculo, o já mencionado Caffe Müller, com a bailarina Pina Bausch também em cena (ela é a mulher mais magra). Na platéia estão dois homens e suas diferentes emoções: um é o enfermeiro Benigno e o outro o jornalista Marco, que chora durante a apresentação. No palco duas bailarinas vestindo camisola impressionam ao dançarem de olhos fechados como se estivessem dormindo, mas há obstáculos para elas: as diversas cadeiras que estão espalhadas, um homem vai abrindo caminho para uma delas, enquanto a outra se choca na parede. Imagens fortes que inicialmente informa o destino das duas mulheres: uma voltará do seu profundo sono e a outra não terá o mesmo destino. De quem estamos falando então? São elas: Lydia e Alicia, as personagens protagonistas.



Alicia já aparece no hospital onde permanece em coma por quatro anos, onde é cuidada por uma equipe de enfermeiros, entre eles o mais devotado é Benigno, que antes de exercer o cargo no hospital já a conhecia de longe. Alicia antes do acidente que a levara em coma, era bailarina e a academia que freqüentava era próxima à janela da casa de Benigno, que a observava constantemente. Benigno mora com sua mãe enferma e tem por Alicia um amor platônico. Quando um belo dia ele tem a oportunidade de trocar umas poucas palavras com a moça no momento em que ela sai da academia e deixa cair sua carteira, ele a devolve e insiste em acompanhá-la até sua casa. Daí ele fica conhecendo um pouco sobre os gostos da moça, a mesma diz que entre os seus preferidos está o cinema mudo e as viagens.
Em um dia de chuva Benigno nota que algo errado aconteceu para Alicia não comparecer à sua academia de dança, ela havia sofrido um acidente grave que a levou ao coma. No hospital, o pai de Alicia que é psiquiatra a confia aos cuidados de Benigno, claro com um médico e um grupo de enfermeiros para cuidá-la. Mas Benigno tem pela moça um amor incondicional e lhe dedica total assistência, ajudando na assepsia do seu corpo, maquiando-a, decorando o quarto com tudo que é do gosto dela, massageando-a para não entrevar ou perder a forma e sobretudo, falando com ela, contando-lhe tudo que lhe acontece à sua volta. O rapaz se esforça por tentar viver o universo de Alicia ao ver espetáculos de dança e filmes que sempre são relatados à jovem morta/viva.




Do outro lado do hospital há uma toureira que tenta curar sua dor de amor e acaba se envolvendo com o jornalista Marco Zulonga, durante a aparição de uma cobra em sua casa. Uma mulher que enfrenta touros tem fobia de cobras. Eles têm uma bela história de amor, quando Lydia é vitimada por um touro durante “uma tourada”, mas aqui corrijo que o nome do espetáculo brutal é corrida de toros. Ela também fica em coma, e por coincidência no mesmo hospital que a bailarina Alicia. Marco se vê impotente diante da convalescença da amada, mas Benigno aconselha: “Fale com ela”. Óbvio que ele não consegue, mas acaba por conhecer Alicia ainda em coma no hospital e o excessivo cuidado de Benigno por ela.



Pina Bausch em Caffe Müller
Numa dessas saídas de Benigno para o cinema, ele assiste e relata para Alicia a história do Amante Menguante filme mudo atribuído a Hilario Muñoz. Que na verdade é um fotógrafo famoso da Espanha, cujo nome é emprestado para homenageá-lo. Almodóvar quem é o real autor do microfilme dentro do seu próprio filme conta uma história de uma cientista que faz uma fórmula para o namorado emagrecer, mas acaba dando errado e o homem a cada diz reduz de tamanho. Na historinha brilham a atriz Paz Vega (Amparo) e o também ator espanhol, Fele Martinez (Alfredo), que está irreconhecível com a maquiagem e o penteado de filme de época. Ao contar a tal história não se prevê exatamente se é durante o relato ou após o relato, que Benigno já não faz juz ao seu nome quando acaba por violar a amada do coma, uma mulher indefesa. E como resultado dessa violação, uma gravidez inesperada. Claro, que o devotado enfermeiro é preso. Levado a uma prisão na cidade de Segóvia, acaba por suicidar-se antes que Marco conte sobre a ressurreição de Alicia, este acaba descobrindo que o bebê que ela esperava era um menino, mas que fora abortado. A cena de Marco com os olhos arregalados vendo da janela da casa de Benigno, uma ressuscitada Alicia de muletas olhando os bailarinos dançando na academia é ótima. Comovente é a visita de Marco ao cemitério onde jaz Benigno e também o reencontro dele com Alicia que agora vive uma nova vida. Quando aparece o letreiro “Marco y Alicia” dá a entender ao espectador que uma nova história surgirá dali. A protetora professora de Balett de Alicia, Katerina (Geraldine Chaplin), fala com Marco e este informa que está morando na residência de Benigno, mas que precisava falar com ela, porque é algo simples que tem a dizer, mas ela responde “como no balé, nada é simples”. E o filme termina com uma bela coreografia do espetáculo “Fogo”. Belíssimo, principalmente nas cenas das danças dos casais de bailarinos e quando um casal se afasta do palco para começar um colóquio amoroso. Referência ao mais novo par Alicia e Marco.


Ficha Técnica:
Título Original:
Hable con Ella
Gênero: Drama
Tempo de Duração: 116 minutos
Ano de Lançamento (Espanha): 2002
Site Oficial: www.sonyclassics.com/talktoher
Estúdio: El Deseo S.A.
Distribuição: 20th Century Fox / Sony Pictures Classics / Warner Bros.
Direção: Pedro Almodóvar
Roteiro: Pedro Almodóvar
Produção: Agustín Almodóvar
Música: Alberto Iglesias
Fotografia: Javier Aguirresarobe
Desenho de Produção: Antxón Gómez
Direção de Arte: Antxón Gómez
Figurino: Sonia Grande
Edição: José Salcedo


Elenco:
Javier Cámara (Benigno Martin)
Darío Grandinetti (Marco Zulonga)
Rosario Flores (Lydia Gonzalez)
Leonor Watling (Alicia Roncero)
Geraldine Chaplin (Katerina Bilova)
Mariola Fuentes (Rosa)
Fele Martínez (Alfredo)
Paz Vega (Amparo)
Chus Lampreave (Concierge)
Elena Anaya (Angela)
Caetano Veloso (Caetano Veloso)
Marisa Paredes
Cecilia Roth



Curiosidades:

1. Na verdade é sim possível engravidar durante um coma já que muitas funções vitais são realizadas, pode-se aobservar no filme que Alicia menstrua normalmente e mecanicamente também abre os olhos. Pedro Almodóvar se inspirou em histórias da vida real para criar o drama de Alicia e Benigno. Ele teve como inspiração o caso de uma mulher que em Nova Iorque ficou grávida do enfermeiro que cuidava dela, enquanto estava em coma. Há a história também de um vigia de um necrotério na Romênia que teve relações com o cadáver fresco de uma jovem e acabou por "ressuscitá-la", mas na verdade ela sofria de catalepsia, pois é um tipo de enfermidade em que se aparenta estar morto. E claro, uma outra história de uma americana que desperta do coma por longos anos. Prato cheio de inspiração para "Hable con ella".
2. As atrizes Marisa Paredes e Cecília Roth aparecem como figurantes durante uma apresentação de Caetano Veloso, que faz o papel dele mesmo. “Fale com ela” foi o filme ganhador do Globo de Ouro de melhor filme estrangeiro, também o Oscar de Melhor Roteiro Original. Rendeu a Almodóvar uma indicação na categoria de Melhor Diretor. Ganhou também um César de Melhor Filme da União Européia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Blog Widget by LinkWithin