Seguidores

Cinema Latino

sexta-feira, 13 de fevereiro de 2009

Tudo sobre minha mãe (1999)

Lola (Toni Cantó), Manuela(Cecilia Roth) e o pequeno Esteban.
O filme conta o drama de Manuela (Cecília Roth), que vê seu único filho Esteban (Eloy Azorín) morrer atropelado enquanto corria atrás do carro da atriz Huma Rojo (Marisa Paredes) para pegar um autógrafo. O rapaz estava com 17 anos, na flor da idade e tinha um bom relacionamento de filho com sua mãe.
Almodóvar e o elenco de "Todo sobre mi madre"
Manuela, já trabalhava em uma central de transplantes antes da morte de Esteban, e mesmo diante da pior dor, ela resolve doar os órgãos do seu filho. O endereço do primeiro receptor do órgão transplantado ela consegue descobrir e vai a La Coruña, lá ela vê o homem que recebeu o órgão e se emociona. Diante de tanto sofrimento ela decide abandonar o trabalho do setor de doação de órgãos e ir atrás do pai do seu filho, o travesti Lola (Toni Cantó), que sequer sabe da existência do filho. Ela chega à cidade de Barcelona e encontra Agrado (Antonia San Juan), um travesti que no passado foi sua grande amiga. Ela salva Agrado da surra de um cliente e as duas decidem partir em busca de um novo trabalho. É quando conhecem a jovem missionária Rosa (Penélope Cruz), que está de partida para El Salvador e que pode ajudá-las nessa missão. Inicialmente a jovem tenta empregar Manuela na casa de seus pais, mas não consegue. Mais adiante, Manuela terá novas revelações, a de que a irmã Rosa está grávida, e que o filho que ela espera é de “Lola”, o pai de Esteban. Lola também se envolveu com Rosa na época em que estava sob os cuidados da Missionária para desintoxicar-se (curar-se do vício das drogas) e naquele período roubou a sua companheira de rua, Agrado. Mas Rosa contraiu a enfermidade de Lola, tornando-se soropositiva.

Coisas interessantes acontecem na vida de Manuela, pois casualmente torna-se assistente de Huma Rojo. Revelando-lhe inclusive sobre a morte de Esteban, deixando a atriz arrasada e pensativa. Manuela com o tempo ganha total confiança de Huma Rojo, que em um dia da peça “Um bonde chamado desejo” substitui até a companheira de Huma, Nina, deixando esta furiosa ao saber que ela fez o papel de Stella. A peça é de Tenesee Williams.
Rosa morre, e no dia do funeral Lola aparece para Manuela, a quem lhe revela a existência do outro Esteban (Rosa também dá o nome de “Esteban” a seu bebê), o seu filho que morreu no seu 17° aniversário. É realmente um diálogo de grandes emoções entre o pai e a mãe depois de anos de ausência. Manuela dá uma foto de Esteban à Lola e marca uma visita para apresentar o bebezinho Esteban, filho de Rosa. A mãe de Rosa (Rosa Maria Sardá) não gosta do que vê e ela pede explicações, Manuela revela que “a tal mulher” que ela viu em um bar é o pai do bebê de Rosa e que também está muito doente. Depois de ser hostilizada pela família de Rosa ela decide fugir com o bebê, só retornando dois anos depois. Almodóvar dedica o filme à sua mãe, que havia morrido naquele ano, e também às grandes atrizes do cinema, entre elas Bette Davis, a todos os homens que representam mulheres, a todas as mulheres que são mães, etc. O mais bonito neste filme é a garra e a fortaleza que é Manuela diante da tragédia que marcou a sua vida. Sem dúvida é um excelente filme.


Ficha Técnica:
Tudo Sobre Minha Mãe (Todo Sobre Mi Madre)
Ano de Produção: 1998
Ano de Lançamento: 1999
Duração: 105 minutos

Elenco:
Cecília Roth (Manuela)
Marisa Paredes (Huma Rojo)
Penélope Cruz (Irmã Rosa)
Antonia San Juan (Agrado)
Eloy Azorín (Esteban)
Candela Peña (Nina)
Rosa María Sardá (Mãe de Rosa)
Toni Cantó (Lola)
Agustín Almodóvar (Taxista)

Edição: José Salcedo
Fotografia: Alfonso Beato
Música: Alberto Iglesias
Roteiro: Pedro Almodóvar
Produção: Agustín Almodóvar
Direção: Pedro Almodóvar



Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Blog Widget by LinkWithin