Seguidores

Cinema Latino

terça-feira, 24 de fevereiro de 2009

Matador (1986)

O início do filme é chocante, pois mostra o toureiro Diego Montes (Nacho Martinez) se masturbando diante da TV enquanto vê cenas violentas de filmes em que mulheres são violentadas, torturadas, degoladas e mortas. Diego longe de sua mente doente é um toureiro aposentado que faz de sua residência o local perfeito para as aulas de Tauromaquia (a arte de tourear). Entre os seus alunos está o ingênuo Angel (Antonio Banderas), este toma algumas lições iniciais e Diego comenta que ele não tem vocação para toureiro, mas ele decide mostrar de forma distorcida o que aprendeu, pois vai violar uma moça de nome Eva Soler (Eva Cobo) sua vizinha que ele apenas a observa nua. Sozinha na rua à noite ela caminha enquanto é seguida por Angel que de tão inexperiente acredita de fato que a tenha estuprado, mas só ejacula entre as pernas da garota. Fato que a moça confirma aos policiais. Antes disso, ele havia pedido à mãe para levá-lo a um psiquiatra, mas à mãe uma típica beata da igreja e membro da Opus Dei, lhe diz que o que ele mesmo necessita é de um mentor espiritual. Angel não dá a mínima, e resolve ir à delegacia denunciar seu delito.

A atriz Assumpta Serna (a perigosa advogada María Cardenal) e Antonio Banderas (como o paranormal, Ángel).

Curioso é que em tempos que ninguém falava da Opus Dei, vide época de “O Código da Vinci”, Pedro Almodóvar já mostrava. Inclusive a mãe de Angel se auto flagela com silício (aquela mesma tirinha usada por Silas em “O Código...”) apertando a perna.
No início do filme após a incômoda cena de Diego, exatamente na parte em que ele ensina como se deve matar um touro, um homem é morto por uma mulher após fazer amor com ela. Uma mulher misteriosa, de boa estatura e corpo escultural que após o momento final do coito o perfura com um prendedor de cabelo altamente pontiagudo, coisa semelhante ao que usava Sharon Stone em “Instinto Selvagem”.
No momento em que Angel denuncia o delito e é comprovada a sua inexperiência em atos de violência sexual, mesmo com Eva Soler (a quase estuprada) detalhando toda a situação, Angel estranhamente se diz autor de diversos crimes em série (quatro no total), entre eles os dois assassinatos de dois homens que morreram nas mãos da mulher do alfinetão de cabelo.
Para defender Angel é contratado os serviços da misteriosa advogada María Cardenal (Assumpta Serna), que pretende provar a inocência do réu. Mas durante a prisão de Angel, muitas coisas acontecem lá fora, até mesmo sua mãe o condena e o entrega aos juízos de um Deus que castiga. A modelo Eva Soler (a do estupro) vai viver junto com o ex toureiro Diego Montes. Mas ele se sente atraído por María, a advogada. Há cenas interessantíssimas de suspense em que ele a segue pelas ruas e a encontra no cinema, nesta cena ela vai ao banheiro tirar a mancha de batom da saia e coloca aquele alfinetão esquisito em forma de nota musical no cabelo. Sim, semelhante ao da mulher assassina. Será a advogada María Cardenal a femme fatale, a tal assassina em série? É ela sim. Mas Diego descobre algo ao rever alguns dos seus vídeos antigos das corridas de touros que participava: na platéia da arena estava María Cardenal torcendo por ele. O que lhe faz confirmar a sua total paixão por aquela misteriosa mulher.
No desenrolar do filme tudo vai se confirmando: Diego Montes foi o assassino de duas ex-alunas e Maria Cardenal, a tal mulher fatal do alfinetão de cabelo que matava os homens após o coito como quem mata touro. Aliás dois serial killers (ou psicopatas) que se apaixonam mutuamente em uma relação de alto perigo.
Mas algo surpreendente também é revelado: Angel é um paranormal e descreve para a advogada, sua psicóloga Júlia (Carmen Maura) da casa psiquiátrica e o delegado, o local onde estavam enterrados os cadáveres das alunas de Diego. A equipe consegue encontrar as moças mortas no jardim, graças às pistas da mente de Angel. O delegado conclui que quanto mais Ángel confessa detalhes dos crimes, menos parece culpado de todos a que foi condenado. Mas a polícia começa a ter provas mais consistentes do envolvimento de Diego com María Cardenal: a ex de Diego, Eva ouve toda a sua conversa com Maria, um diálogo de assassinos que vivem sem culpa de seus assassinatos. E cada um explica o porquê de suas ações assassinas: Diego diz que mesmo tendo deixado de tourear não deixou de matar. Pois matar para ele é o que dá sentido à vida. Já para a mulher do alfinetão (a advogada María Cardenal) ela se tornou uma obsessiva pelo toureiro desde sua carreira, pois colecionava tudo dele até mesmo o seu “traje de luces”, como não o conseguia na época em tê-lo, se limitava a imitá-lo matando touros, só que ao invés de touros, eram homens. Homens que lhes dava o prazer necessário e que eram mortalmente alfinetados por ela após a conclusão do ato sexual.
Angel consegue prever algo muito pior para o casal de psicopatas e alerta a Polícia que chega ao esconderijo. Antes a vendedora de flores também conseguiu ver a morte nas linhas das mãos de Diego, que parece não se importar com seu trágico destino.
Mas em alguns instantes de admiração de um eclipse por parte de Angel, Julia e o delegado foi o suficiente para “não salvar” aos dois. Naquele dia, Diego e María prometeram dar prazer total um ao outro e matarem-se como costumavam fazer com suas vítimas. O ato é realizado e a Polícia chega tarde.

Curiosidades: Pedro Almodóvar atua nesse filme, não é apenas uma simples aparição, mas tem diálogos. Ele faz o papel do estilista que lança uma coleção sobre o horror, nela desfila a Eva Soler.


Ficha Técnica:
Título Original: Matador
Gênero: Drama/Suspense
Tempo de Duração: 110 minutos
Ano de Lançamento (Espanha): 1986
Estúdio: Companhia Iberoamericana de TV S.A
Distribuição: Em colaboração com TVE
Direção: Pedro Almodóvar
Roteiro: Pedro Almodóvar e Jesús Ferrero
Produção: Andrés Vicente Gómez
Música: Bernardo Bonezzi
Fotografia: Ángel Luis Fernández
Direção de Arte: Román Arango, José Morales, J. Mordes, Josep Rosell
Montagem: José Salcedo


Elenco:
Assumpta Serna (María Cardenal)
Antonio Banderas (Ángel Gímenez)
Nacho Martínez (Diego Montes)
Eva Cobo (Eva Soler)
Julieta Serrano (Berta Gímenez)
Chus Lampreave (Pilar Soler)
Carmen Maura (Julia)
Eusebio Poncela (Comisario Del Valle)
Bibí Andersen (Vendedora de flores)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Blog Widget by LinkWithin