Seguidores

Cinema Latino

segunda-feira, 2 de fevereiro de 2009

Má Educação (2004)

Inicialmente gostaria de começar como quem está vendo pela primeira vez. Antes de tudo é um filme que consegue prender o telespectador até o fim, porque esse é o objetivo de Almodóvar ao trazer para a telona um personagem enigmático como o Ignácio ou “Angel” de Gael García Bernal e temas polêmicos, como o abuso sexual. Afinal, é uma história intrigante, com ares de suspense e uma certa atmosfera noir.
É sem dúvida um filme autobiográfico, mas com doses de ficção. De cara, o espectador conecta Enrique Goded a Almodóvar, pois a história se desenvolve a partir da visita do ator desempregado Ignácio Rodriguez/ Angel (Gael) à produtora de filmes de Enrique Goded (Fele Martinez), que naquele momento está passando por uma crise de criação. Enrique não consegue perceber inicialmente, mas o estranho se apresenta como Ignácio, um ex colega de escola e seu primeiro amor. Mas o “Ignácio” está ali apenas para lhe mostrar um roteiro de um filme que ele próprio escreveu, cujo título é “A visita”, onde relata todo o passado em que estudaram juntos em um colégio católico de regime internato e também o abuso sexual que sofreu por parte de seu professor de literatura, o padre Manolo.


Enrique lê os escritos deixados por “Ignácio”, que já não desejava mais ser chamado por seu verdadeiro nome, mas por Angel seu nome artístico. Como recurso para contar essa história do passado Almodóvar utiliza o flashback do reencontro de Ignácio, cujo nome artístico é Zahara e Enrique. Neste trecho se percebe a forte ligação entre os dois, assim como os momentos em que se conheceram na infância e de como foram afastados um do outro pelo padre Manolo (Daniel Giménez Cacho). No filme a volta no tempo serve para desvendar e contar toda a história dessas personagens.
Elementos da cultura espanhola em cena, "Os cabeçudos", bonecos gigantes do carnaval espanhol, servem como cenário para a trama do ambicioso Juan/ Angel e o péssimo Sr. Berenguer (ex padre Manolo).

Depois daquela visita inicial, Angel decide voltar a ver Enrique e insiste no papel principal, mas Enrique nota que há algo de estranho com esse novo Ignácio que ele reencontrara. Na saída da casa de Goded, Angel esquece o isqueiro, motivo que leva Enrique à Galícia investigar algo sobre ele. É quando acaba descobrindo que o verdadeiro Ignácio já havia falecido, e aquele que se passava por ele na verdade era o seu irmão, Juan, que ao ingressar em uma companhia de teatro mudou seu nome para Angel.
Mas o mistério de Angel não está desvendado totalmente, e mesmo sabendo que ele mentiu, Enrique lhe concede o papel título tão almejado. Mas Enrique tem uma outra surpresa, é que durante as filmagens de “A visita” ele recebe a visita do verdadeiro vilão do filme, Padre Manolo, agora Sr. Berenguer (Lluís Homar). Este relata que depois que Inácio deixou o colégio, largou a batina, se casou e se tornou dono de uma Editora. Porém ele já havia recebido o relato do verdadeiro Ignácio Rodríguez sobre o abuso sexual, que poderia se tornar a vir público através da imprensa, caso ele não enviasse uma determinada quantia de dinheiro. Na verdade, o verdadeiro Ignácio havia se tornado um travesti e um dependente de drogas. O dinheiro tinha destino certo: bancar-lhe reparos estéticos do seu corpo feminino e também para internar-se em uma clínica de desintoxicação, ele próprio reconhecia que precisava curar-se do vício. Um dia ele marca com Sr. Berenguer, ex padre Manolo, para que este lhe pague certa quantia de dinheiro justamente pelos tais textos, o roteiro de “A visita”. Mas a partir desse encontro o Sr. Berenguer acaba se envolvendo com Juan, e este mostra a sua verdadeira face, a de uma pessoa egoísta, insensível e muito ambiciosa. Principalmente porque foi o próprio Juan capaz de tramar a morte do próprio irmão comprando uma heroína de “pureza mortal”, Ignácio sem saber anunciava que aquele era seu último consumo e que a partir dali iria em busca do tratamento. Mas era tarde demais. É uma das cenas mais tristes do filme, quando ele mergulha o rosto nos teclados da máquina de escrever, lembrando que a história se passa nos anos 80. Todo trabalho de caracterização está realmente impecável.


Almodóvar dirigindo uma cena de Gael García Bernal como Zahara.
No final Almodóvar revela o destino dos envolvidos, a de que Angel após o filme “A visita” se tornara um ator de sucesso e que seu reinado durou dez anos, após um período de derrocada ele próprio mata atropelado o Sr. Berenguer. Trazendo-nos a certeza de que Angel é um ser doentio, por sua sede de ter, não importando a quem está em sua frente, atropelando a todos metaforicamente falando, pois não demonstra arrependimento. E Enrique Goded continua fazendo filmes com “paixão”. E de quem Almodóvar está falando afinal? Dele mesmo.

Algumas curiosidades: A atriz Leonor Watling de “Hable con ella” (2002), aparece em um papel muito pequeno, uma curta participação. É o segundo filme dela com Almodóvar. Em “Má Educação” ela faz o papel de assistente de direção e acaba se tornando esposa de Angel. “Má educação” recebeu indicações de alguns principais prêmios do cinema europeu como o César e o Goya; Recebeu também uma indicação ao BAFTA de melhor filme estrangeiro; Além disso indicações também ao European Film Awards, nas seguintes categorias: Melhor Filme, Melhor Diretor, Melhor Roteiro, Melhor Fotografia, Melhor Trilha Sonora, Melhor Diretor – Júri Popular e Melhor Ator – Júri Popular (Fele Martinez). E foi o filme de abertura do festival de Cannes.

Ficha técnica:

Título Original: La Mala Educación
Gênero: Drama
Tempo de Duração: 105 minutos
Ano de Lançamento (Espanha): 2004
Site Oficial: www.lamalaeducacion.com
Estúdio: El Deseo S.A. / Canal+ España / TVE
Distribuição: Sony Pictures Classics / 20th Century Fox
Direção: Pedro Almodóvar
Roteiro: Pedro Almodóvar
Produção: Pedro Almodóvar e Agustín Almodóvar
Música: Alberto Iglesias
Fotografia: José Luis Alcaine
Direção de Arte: Antxón Gómez
Figurino: Paco Delgado e Jean-Paul Gaultier
Edição: José Salcedo


Elenco:
Fele Martínez (Enrique Goded)
Gael Garcia Bernal (Ignacio Rodriguez / Zahara)
Daniel Giménez Cacho (Padre Manolo)
Lluís Homar (Sr. Berenguer)
Javier Cámara (Paca / Paquito)
Petra Martínez (Madre)
Juan Fernandez (Martin)
Alberto Ferreiro (Enrique Serrano)
Francisco Maestre (Padre José)
Leonor Watling (Mônica)
Nacho Pérez (Ignacio - jovem)Raul Garcia Forneiro (Enrique - jovem)






Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Blog Widget by LinkWithin