Seguidores

Cinema Latino

domingo, 15 de fevereiro de 2009

Carne Trêmula (1997)

Em 1970 uma jovem de nome Isabel Plaza Caballero (Penélope Cruz) começa a sentir as dores do parto na casa de uma senhora que trabalha com as mulheres da noite, é a D. Centro (Pilar Bardem). A senhora Centro decide levar Isabel ao hospital, mas aquela altura da noite os ônibus já estavam recolhendo, quando passa o último da noite que, sequer ia mais circular e elas insistem em ficar nele, contrariando o motorista que acaba testemunhando o nascimento de um menino que nasce justamente no caminho do hospital no coração de Madrid. Isabel dá o nome de Victor a seu filho.
Como o acontecimento foi noticiado pela imprensa da época, algumas pessoas se propuseram a ajudar a jovem mãe, entre elas, o prefeito da cidade que lhe presenteou um berço e o dono da empresa de transportes, que concedeu ao menino uma carteira especial para ele andar de graça no ônibus por toda sua vida. Essa é a Madrid do General Franco.


Mas 20 anos transcorrem e o bebezinho já é um jovem e belo rapaz. E numa dessas saídas noturnas ele conhece a Elena Benedetti (Francesca Neri) e transam dentro de um banheiro de uma casa noturna. Elena drogada não se dá conta, para ela é só uma transa, mas para Victor Plaza (Liberto Rabal) é muito importante, pois é sua primeira vez. Apaixonado pela moça, ele decide ir ao seu encontro, tendo como pista um rótulo de bebida com telefone e endereço que ela própria escreveu e nele, uma marca de batom. Ele liga para a casa dela à noite, Victor lhe faz lembrar que é o rapaz com quem ela transou na semana passada, e que haviam de marcar para sair. Mas ela, Elena não esperava a ligação de Victor e lhe dá um fora. Mesmo assim, ele decide ir ao endereço escrito no rótulo de uma bebida alemã. Elena naquela noite esperava alguém, possivelmente um traficante para lhe vender drogas. E ao receber um recado pelo interfone, deixa subir à sua residência a pessoa que esperava, mas era um equívoco, ao chegar à sala, se depara com Victor. Que surpreso e apaixonado lhe confessa o motivo que o levara ali, confessando inclusive que a transa que tiveram foi a sua primeira vez e que roubou uma pizza naquele dia só por causa dela. Elena desdenha de Victor e lhe diz que sequer ele sabia transar. Aborrecida, o ameaça com uma arma, mas ele não sai de sua casa, ao tomar-lhe o revólver, um tiro é disparado, mas é acidental e não atinge ninguém. Uma das vizinhas ao ouvir o disparo chama a polícia até o prédio, que alerta os policiais David Paz (Javier Bardem) e Sancho (José Sancho). Ao ver os dois policiais, Victor se apavora e chega a ameaçar Elena, colocando o revólver em sua cabeça. Enquanto David tenta acalmar a situação, Sancho está exaltado e faz ameaças. Quando Victor solta Helena, parece, que tudo vai ficar sob controle, mas Sancho pula em cima dele e os dois começam a brigar e novamente a arma dispara, mas desta vez a bala atinge David, que fica paralítico. Interessante nesta cena da tentativa do policial David em desarmar Victor, é o olhar de sedução que Elena troca com o policial, claro, mais sedutor vindo da parte dela. Victor é condenado a seis anos de prisão por ter deixado o David aleijado, invasão de domicílio,etc. David e Elena se casam, Sancho e Clara (Ángela Molina) voltam às boas no casamento. Lembrando que na cena do ocorrido na casa de Elena, Sancho além de ter batido na própria esposa, estava altamente alcoolizado e tendo crises compulsivas de ciúmes da mulher dentro do carro da polícia ao lado de seu companheiro de trabalho David, que tentava em vão mantê-lo calmo.

David está casado com Elena e é jogador de basquete de um time de paraplégicos. Em um dia assistindo pela TV da cadeia uma competição, Victor reconhece David e Elena que está na arquibancada torcendo pelo marido. Dentro da prisão, Victor, faz muitos cursos, entre eles, carpintaria, artesanato e até pedagogia. É aficionado pela bíblia e se orgulha de não ser um viciado em drogas e de nunca ter pego AIDS. Fatos que comenta em carta para sua mãe que está com câncer terminal. Isabel, a mãe de Victor morre e ele recebe como herança 150 mil pesetas. E durante uma ida ao cemitério olhando o túmulo a questiona com tristeza: “Mamãe com quantos homens a senhora transou para conseguir 150 mil pesetas? Pelo menos uns mil e eu que consegui isso sem ter dado uma única trepada. Isso não é justo! Isso não é justo!”. Casualmente naquele mesmo cemitério alguém chorava pelo falecimento de um familiar, era Elena, acabava de falecer seu pai o Sr. Benedetti, um diplomata italiano. Ao contrário de Isabel que só tinha o filho para lhe visitar o túmulo, o pai de Elena repousara no cemitério cercado de familiares e amigos que vinham dar os pêsames à filha, entre eles, Victor que ao acabar de vê-la, lhe dá um beijo na face e diz ao ouvido que tem muito carinho por ela. Elena fica surpresa e diz ao marido que Victor a cumprimentou no cemitério e que está solto. A partir daí David fica em estado total de alerta, e acaba descobrindo que Víctor tem um caso com Clara, a mulher de Sancho. Clara, conheceu Víctor no cemitério, quando viu onde ele morava, uma espécie de favela, parecia inicialmente não se importar com ele. Mas é com Clara que Victor começa a aprender mais sobre sexo e recuperar o tempo perdido; As "lições sexuais" com Clara tem um propósito, mas Clara acaba se apaixonando por Victor, que tem seu coração totalmente entregue à Elena. No dia do sepultamento do pai de Elena, ele recolhe um ramalhete que estava no túmulo e no envelope está uma mensagem de pêsames dos colegas dela e seu endereço de trabalho. Ela trabalha em El Fontanar, um lar para crianças que sofrem maus tratos e decide se candidatar a uma vaga de emprego lá. Acaba sendo admitido pelas colegas de Elena, e esta quando o vê pela primeira vez em seu local de trabalho,fica surpresa e não revela ao marido, até ele descobrir quando segue o ônibus em que Victor viajava. David fica aborrecido pela esposa ter-lhe escondido os fatos e Victor acaba revelando à ele, que quem lhe disparou o tiro que o tornou paraplégico foi Sancho. “Sancho foi quem apertou o meu dedo, não fui eu. Eu não queria lhe acertar. Ele fez isso porque você na época traçava a mulher dele”. David enfim sabe a verdade e decide contar à Elena, que se decepciona com ele.
Em uma noite no El Fontanar, Victor acaba revelando à Elena que tinha um plano de vingança quando estava na cadeia, porque a única coisa que o chateou na época é porque ela o chamou de idiota e dizia que ele não sabia transar. Ele reconhece que na época foi tudo isso, mas a vingança dele era se transformar no melhor amante do mundo e transar com ela a noite inteira, fazer ela ter inúmeros orgasmos até não agüentar mais. Dessa forma ela se apaixonaria e ele a deixaria. A ouvir isto, Elena diz que está de partida do El Fontanar e que é a última vez que o vê. Mas no dia seguinte acaba mudando de idéia, e o encontra no horário noturno no quarto dele na instituição, daí eles tem a primeira noite de amor. E realmente é uma das cenas de sexo mais belas e artísticas de todo o cinema, o unir de copos é muito bonito visualmente. A fotografia é tão impecável que em alguns momentos ninguém sabe quem é um e quem é outro. Como previu Victor, depois da insaciável noite de amor que foi até o raiar do dia, ela não tem mais dúvidas de que Victor é o homem da sua vida. Interessante também a cena em que ela cheira seu próprio corpo para sentir o cheiro de Victor que lhe entranhara na noite anterior. Em casa, exausta, ela confessa ao marido que transou com Victor. David fica revoltado, e confessa a Sancho que Clara tinha um caso com Victor, inclusive lhe mostrando fotos que ele próprio tirara. Sancho enraivecido sai atrás da mulher que está na casa de Victor, lá Clara deixa um bilhete de despedida. Nesse momento, Elena descobre fotos de Victor e Clara na gaveta de sua casa e decide ir a La Ventilla, lugar onde mora Victor. Mas quando chega, algo terrível aconteceu à Clara e ao marido: haviam disparado os revólveres um contra o outro e acabam morrendo.



Depois passam seis anos e finalmente o final feliz para Victor que se casa com Elena e esperam o primeiro filho. David está em Miami. São os anos da Movida Madrilenha. E nesse contexto político e cultural o diálogo que Victor tem com o filho é bonito. Mais uma vez a história se repete em Madrid, e com a mulher já praticamente em trabalho de parto ele diz para a barriga onde está o filho: “Sei perfeitamente como você se sente. Porque há 26 anos eu estava na mesma situação que você, a ponto de nascer... Mas você tem mais sorte que eu, olhe a calçada cheia de gente. Quando eu nasci não tinha ninguém na rua porque a Madrid daquele tempo era cheia de medo. Hoje, há pessoas nas ruas e vivemos em uma Espanha sem medo. Por sorte, para você meu filho...”


Ficha Técnica:
Título Original:
Carne Trémula
Gênero: Drama
Tempo de Duração: 147 minutos
Ano de Lançamento (Espanha): 1997
Estúdio: CiBy 2000 / El deseo S.A. / France 3 Cinéma
Distribuição: 20th Century Fox Film Corporation
Direção: Pedro Almodóvar
Roteiro: Pedro Almodóvar, Jorge Guerricaechevarría e Ray Loriga, baseado em livro de Ruth Rendell
Produção: Agustían Almodóvar
Música: Alberto Iglesias
Direção de Fotografia: Affonso Beato
Direção de Arte: Antxón Gómez
Figurino: Humberto Cornejo e José Maria De Cossio
Edição: José Salcedo
Efeitos Especiais: Molina


Elenco:
Javier Bardem (David)
Francesca Neri (Elena)
Liberto Rabal (Victor Plaza)
Ángela Molina (Clara)
José Sancho (Sancho)
Penélope Cruz (Isabel)
Pilar Bardem (Dona Centro)
Álex Angulo (Motorista de ônibus)
Mariola Fuentes
Voel Be
Curiosidades: Jorge Sanz havia sido escalado para o papel de Victor. Uma semana antes do início das filmagens o diretor Pedro Almodóvar o substituiu por Liberto Rabal. O filme tem no elenco a mãe de Javier Bardem, Pilar Bardem no papel da senhora Centro e contracenando com sua atual “nora”, Penélope Cruz.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Blog Widget by LinkWithin