Seguidores

Cinema Latino

quinta-feira, 17 de abril de 2014

O Filho de Deus

Ficha Técnica:
Título original: Son of God
País: Estados Unidos
Idioma: Inglês
Ano: 2014
Duração: 138 min
Direção: Christopher Spencer
Produção: Roma Downey e Mark Burnett
Roteiro: Richard Bedser, Christopher Spencer, Colin Swash e Nic Young
Baseado na série: The Bible
Narração: Keith David
Gênero: Épico/ Bíblico/ Drama
Música: Hans Zimmer, Lorne Balfe e Lisa Gerrard
Fotografia: Rob Goldie
Edição: Robert Hall
Estúdio: Lightworkers Media
Distribuição: 20th Century Fox
Lançamento: Estados Unidos 28 de fevereiro de 2014/ Portugal: 27 de março de 2014/ Brasil:17 de abril de 2014.
Orçamento: US$ 22 milhões



Elenco:
Diogo Morgado (Jesus Cristo)
Darwin Shaw (Simão Pedro)
Roma Downey (Maria)
Greg Hicks (Pôncio Pilatos)
Sebastian Knapp (João)
Amber Rose Revah (Maria Madalena)
Adrian Schiller (Caifás)
Andrew Brooke (Antonius)
Louise Delamere (Claudia)
Said Bey (Matheus)
Matthew Gravelle (Tomé)
Simon Kunz (Nicodemos)
Joe Wredden (Judas)
Daniel Percival (João Batista)
Fraser Ayres (Barrabás)
Paul Marc Davis (Simão de Cirene)
Joe Coen (José)
Leila Mimmack (Jovem Maria)
Rick Bacon (Herodes)
Anas Cherin (Lázaro)


Sinopse: O Filho de Deus (no original em inglês Son of God) é um filme épico bíblico dramático dirigido por Christopher Spencer, produzido pela 20th Century Fox e baseado na minissérie The Bible — produzida por Mark Burnett e Roma Downey —. Sendo um filme independente, o filme explora a vida de Jesus Cristo do Nascimento passando por uma origem humilde através de seus ensinamentos, a Crucificação e por fim a Ressureição final.




Curiosidades: O filme foi extraído da série The Bible, que fez bastante sucesso ano passado nos Estados Unidos. Apesar de Jesus ter aparecido em cinco dos dez episódios, o filme conta também com cenas que foram excluídas da série. Sendo lançado nos EUA no dia 28 de fevereiro de 2014, o filme Son of God, segundo fontes, foi o segundo mais visto no ínício do ano. Foi lançado em Portugal mês passado, também com grande sucesso de bilheteria, principalmente por ter no papel título, o ator Português, Diogo Morgado.





Meu comentário: A história de Jesus Cristo sempre emociona quando contada sob o ponto de vista dos Evangelhos, não importa a época ou atores envolvidos no projeto, daí cito a produção de Franco Zeffirelli, Jesus de Nazaré (1977). Sempre tenho que lembrar que nem todos cineastas exibiram a mesma história tão mundialmente conhecida sob a mesma ótica. Sempre há diferenças e também muita, mas muita polêmica dependendo do material exibido, lembrando aqui A Última Tentação de Cristo (1988). O que não é o caso de O Filho de Deus (2014), cuja produção fez parte de uma série épica, A Bíblia, que contou com a consultoria de pastores evangélicos e padres, religiosos com estudos em teologia e peritos na Bíblia. Na verdade, os diretores e produtores do filme tinham toda a intenção de exibir uma história com um conteúdo realmente cristão, o que agradou a comunidade cristã americana e um público não cristão. Que traz de novo? Um Jesus com a aparência em que todos o conhecem: barba e cabelos longos, o que não é novo, realmente, mas a beleza desse Jesus. Um homem belo em todos os seus aspectos. O que fez Diogo Morgado, ator que o interpreta, aguentar a idiotice da mídia repetindo o tempo todo nas entrevistas para canais de TV mundo afora por ele ter feito um "hot" ou "sexy" Jesus, adjetivos que o desagradaram, mas que ele soube levar "de boa". O ator português, que por sinal tem um inglês fluente muito bonito de ouvir, não foi escolhido por acaso, segundo os produtores, eles queriam um Jesus que transmitisse bondade e carisma. Mark Burnett e Roma Downey realmente conseguiram. As cenas são plasticamente perfeitas, fotografia impecável, interpretação emocionante, sem contar com os efeitos especiais. Claro, que não foi 100% de aprovação, tem sempre algum inconformado que publica algum vídeo no Youtube dizendo "este não é o Jesus" ou alguma comunidade negra aos brados de "viva a supremacia branca", só porque o Jesus é sempre um homem branco. O mais legal fora das telas é a projeção extremamente positiva em relação a Diogo Morgado, que foi também entrevistado no programa da Oprah e fez Portugal se orgulhar de seu jovem ator de 33 anos, que ao que parece tem tudo para ser uma estrela do cinema mundial. Vale muito à pena acompanhar no youtube as entrevistas de Morgado, um ator que tem humildade em sua maneira de se expor e ao que parece demonstra tamanha vontade de aprender e alcançar sua estrela. O filme em si tem emoção.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Blog Widget by LinkWithin