Seguidores

Cinema Latino

terça-feira, 29 de abril de 2014

"Do começo ao Fim", Brasil, 2009


Ficha Técnica:
Título original: Do começo ao fim
Países: Brasil / Argentina
Ano: 2009
Duração: 90 min
Direção: Aluizio Abranches
Codireção: Roberto Rais
Produção: Fernando Libonati, Aluizio Abranches e Marco Nanini
Produção executiva: Olívia Guimarães
Roteiro: Aluizio Abranches
Gênero: Drama/ Romance
Idioma: Português
Música: André Abujamra
Direção de arte: Bruno Schmidt e Lulu Continentino
Direção de fotografia: Ueli Steiger
Estúdio: Pequena Central
Distribuição: Downtown Filmes e Riofilme
Lançamento: 27 de novembro de 2009
Orçamento: R$ 2.061.696,641
Receita: R$ 775.401,232


Elenco: 
Júlia Lemmertz (Julieta)
Fábio Assunção (Alexandre)
Jean Pierre Noher (Pedro)
Louise Cardoso (Rosa)
Lucas Cotrin (Francisco quando criança)
Gabriel Kaufmann (Thomás quando criança)
Rafael Cardoso Rafael Cardoso (Thomás)
João Gabriel Vasconcellos (Francisco)
Fernanda Félix (Bianca)
Eduardo Coutinho (Fabio)



Sinopse: 
1986 - Tomaz nasce com os olhos fechados e assim permanece durante várias semanas. Julieta, sua mãe, não se preocupa e diz que quando o filho estiver pronto, que quando ele quiser, ele abrirá os olhos. Foi assim, nos primeiros dias de vida que Tomaz aprendeu o que era livre arbítrio. Um dia, sem mais nem menos, Tomaz abre os olhos e olha direto para Francisco, seu irmão de 5 anos.
1992 - Julieta é uma mulher e uma mãe amorosa. É médica de um hospital e trabalha no setor de emergência. É casada pela segunda vez com Alexandre, pai de Tomaz. Pedro, seu primeiro marido e pai de Francisco, mora na Argentina. Julieta e ele continuam bons amigos. Durante a infância, os irmãos são muito próximos, talvez próximos demais, segundo Pedro, que passa uma temporada com eles em Buenos Aires.
2008 - Anos mais tarde, quando Francisco tem 27 anos e Tomaz 22, Julieta morre. Os irmãos se tornam amantes e vivem uma extraordinária história de amor.

Curiosidades:
Do Começo ao Fim é um filme brasileiro de 2009 dirigido por Aluizio Abranches. É estrelado por Fábio Assunção, Júlia Lemmertz, Gabriel Kaufmann, Lucas Cotrim, João Gabriel Vasconcellos e Rafael Cardoso. Estreou nos cinemas brasileiros no dia 27 de novembro de 2009.

O filme é considerado de baixo orçamento, não devendo ultrapassar 2 milhões de reais. Aluizio Abranches, criador e diretor do filme, levou sua ideia para muitos empresários, alguns deles chegaram a sugerir que fosse uma relação entre um casal de irmãos heterossexuais ou, se tivesse que ser homossexual mesmo, que fosse uma relação entre primos, mas Abranches foi fiel à sua ideia e não desistiu de rodá-la, até que conseguiu um pequeno patrocínio da produtora de Marco Nanini.

O diretor do filme alega que não pretende, de maneira alguma, levantar bandeiras com esse filme. Apesar de o filme tratar de dois tipos de relação que costumam ser considerados tabus (homossexualidade e incesto), Abranches afirma que a única intenção dele foi mostrar uma história de amor, independente das condições.



Meu comentário: Não há como negar que é um filme polêmico, até porque a questão não é a homossexualidade, mas o incesto vivido de maneira natural pelas personagens. Claro, que foi um filme que suscitou muitas críticas devido às condições quase que irreais da história. A falta de conflito por exemplo. Após a história da infância dos dois, deixa a desejar sobre um montão de coisas, deixando aí um lugar vago no filme para que o enredo fosse melhor traduzido.

Sobre o filme há críticas até mesmo na Wikipédia, a fonte onde transcrevi ficha técnica e sinopse. Vale à pena ler:


Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Blog Widget by LinkWithin