Seguidores

Cinema Latino

segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

"Las horas del día", Espanha, 2003

Para quem gosta de cinema latino, o Canal Brasil está com uma seleção de filmes interessantes esta semana. É o Festival Ibermedia. Amanhã será a vez de "En la Puta Vida" e quarta-feira será "Las horas del día" e com direito a legenda. Vale muito à pena! Abaixo, ficha técnica e sinopse:
O filme espanhol Las Horas del Dia é a atração do Festival Ibermedia desta quarta (2), à meia noite. Primeiro longa do diretor Jaime Rosales e considerado pela crítica o mais inquietante filme espanhol dos últimos tempos, Las Horas é um retrato do comportamento de um homem medíocre, cuja única particularidade é matar.
Sinopse: Abel é um jovem comum, bem integrado na sociedade, que vive uma rotina entediante em uma pequena cidade nos arredores de Barcelona. Sua vida gira em torno de seu pequeno negócio de família, da casa de sua mãe à casa da namorada e da banca de jornal da esquina aos bares e cafés da vizinhança. É sempre os mesmos problemas, os mesmos rostos e as mesmas conversas. No entanto, em sua calma exterior, algo inexplicavelmente muda e ele se transforma em um assassino serial.


Ficha técnica:
Título original: Las Horas del Dia.
País: Espanha, 2003.
Gênero: Drama.
Direção: Jaime Rosales

Elenco:
Alex Brendemühl… Abel
Àgata Roca… Tere
María Antonia Martínez… Madre
Pape Monsoriu… Trini
Vicente Romero… Marcos
Irene Belza… Carmen
Anna Sahun… María
Isabel Rocatti… Taxista
Armando Aguirre… Señor mayo



Curiosidades:
No ano de seu lançamento, Las Horas del Dia recebeu o prêmio Fipresci, concedido pelo Sindicato Francês da Crítica de Cinema, paralelamente ao Festival de Cannes. A partir de então o filme de Rosales foi indicado a Melhor Filme Europeu Discovery, na Academia Europeia de Cinema; recebeu o prêmio de melhor diretor no Festival Opera Prima de Tudela, na Espanha; além de duas nomeações para os Prêmios Goya de Melhor Diretor e Roteiro Original.
Quatro anos depois o diretor regressa às telas com o filme La Soledad, recebendo o Prêmio Goya de Melhor Filme, em seu segundo longa metragem.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Blog Widget by LinkWithin