Seguidores

Cinema Latino

quinta-feira, 28 de outubro de 2010

"Machuca", Chile, 2004

Ficha técnica:
título original: Machuca
gênero: Drama
duração: 02 hs 00 min
ano de lançamento: 2004
site oficial:
http://www.machucacine.cl
estúdio: Wood Producciones / Tornasol Films
distribuidora: Mais Filmes
direção: Andrés Wood
roteiro: Andrés Wood e Mamoun Hassan
produção: Mamoun Hassan, Gerardo Herrero e Andrés Wood
música: Miguel Miranda e José Miguel Tobar
fotografia: Miguel Joan Littin M.
figurino: Maya Mora
edição: Fernando Pardo

Sinopse: Chile, 1973. Gonzalo Infante (Matías Quer) é um garoto que estuda no Colégio Saint Patrick, o mais conceituado de Santiago. Gonzalo é de uma família de classe alta, morando em um bairro na área nobre da cidade com seus pais e sua irmã. O padre McEnroe (Ernesto Malbran), o diretor do colégio, inspirado no governo de Salvador Allende decide implementar uma política que faça com que alunos pobres também estudem no Saint Patrick. Um deles é Pedro Machuca (Ariel Mateluna) que, assim como os demais, fica deslocado em meio aos antigos alunos da escola. Provocado, Pedro é seguro por trás e um deles manda que Gonzalo o bata, que se recusa a fazer isto e ainda o ajuda a fugir. A partir de então nasce uma amizade entre os dois garotos, apesar do abismo de classe existente entre eles.



Elenco:
Matías Quer (Gonzalo Infante)
Ariel Mateluna (Pedro Machuca)
Manuela Martelli (Silvana)
Aline Küppenheim (Maria Luísa)
Ernesto Malbran (Padre McEnroe)
Tamara Acosta (Juana)
Francisco Reyes (Patricio Infante)
Alejandro Trejo (Willi)
Tiago Correa (Pablo)
Luis Dubó (Ismael)
Andrea García-Huidobro (Isabel)
Pablo Krögh (Coronel Sotomayor)
Federico Luppi (Roberto Ochagavía)
Gabriela Medina (Lucy)

Curiosidades:
- O roteiro foi baseado na história de infância do próprio diretor, Andrés Wood, daí um dos pontos responsáveis pelo teor de verdade que a película quis passar.
- Foi o representante do Chile ao Oscar de melhor filme estrangeiro daquele ano.
- O orçamento de Machuca foi de US$ 1,5 milhão.




Meu comentário: Trata-se de um filme competente em todos os aspectos e faz o telespectador enxergar que o Chile tem uma história política marcante e que também faz cinema de qualidade. Aliás, diga-se de passagem, "Machuca" foi um dos filmes latinos mais elogiados daquele ano. Tudo foi abordado com bastante seriedade, não se tratava apenas de uma história de amizade entre duas crianças de classes sociais distintas, mas de se mergulhar no universo da transição Allende/Pinochet, com toda objetividade e leveza que o enredo traz. A fotografia também é muito boa, assim como o figurino e cenário, impecáveis em recriar o período entre anos 60 e 70. O filme traz ainda alguns elementos de humor, aborda sutilmente a inocência perdida, traz o retrato das injustiças sociais a que muitos estavam submetidos, sem contar que em muitos aspectos há poesia em contar histórias de vidas tão diversas. As atuações dos meninos Gonzalo Infante (Matías Quer) e Pedro Machuca (Ariel Mateluna) são surpreendentes. Quem não assistiu ainda vale à pena conferir.

Um comentário:

  1. ótimo comentário. eu, claro, ainda não o vi ... mas fiquei super curioso!

    Abs. =)

    ResponderExcluir

LinkWithin

Blog Widget by LinkWithin