Seguidores

Cinema Latino

quarta-feira, 20 de outubro de 2010

"A cura", Brasil, 2010

A Rede Globo este ano resolveu exibir séries em um único dia da semana, neste caso, nas terças-feiras. Foi assim com a anterior "Sob a forma da lei" com Ana Paula Arósio e companhia em um gênero policial. Mas "A cura" assumiu ares de thriller e suspense ao contar a história do dom de cura do médico Dimas (Selton Mello).



No primeiro capítulo da série se vê um Dimas atormentado por um fato violento que aconteceu no seu passado que nem mesmo ele entende. Para algumas pessoas da cidade ele teria matado um amiguinho seu quando era criança. Logo a primeira cena de sua chegada à Diamantina ocorre no dia de uma importante festa religiosa na cidade. Durante uma procissão uma senhora o acusa de "assassino", deixando-o atordoado. A partir daí muitos fatos acontecem sem que ele nada possa entender: como por exemplo, o porque de ser hostilizado por tantas pessoas e o fato de ter realizado uma cura espitual na misteriosa Ethelveiss, tal acontecimento deixa-o perplexo. Mas a Etheilveiss é assassinada misteriosamente. E mais uma vez as pessoas do lugar desconfiam de Dimas, até a fofoqueira mor da cidade, uma senhora dona de uma loja de artesanato (e que vive de celular grudado no ouvido o dia todo) espalha para todos os seus contatos.
Paralelo à história de Dimas há a história do fundador da cidade, José Silvério de Andrade, um rico explorador de minério do século XVIII, um homem violento e sanguinário. Muito temido na região. Um dia é acometido por uma moléstia e depois de muitos tratamentos não consegue curar-se. Até que ele descobre o menino Ezequiel que tem o verdadeiro dom da cura. Ele pede ao menino para ser curado, mas este recusa a realizar-se tal tratamento. Diante da recusa da criança, Silvério passa a torturá-lo, assassinando pessoas a sua volta para que o menino se sinta culpado pelas mortes.
Tal coincidência evidencia-se no fim da minissérie, Dimas na da mais é que a reencarnação do menino e o misterioso Oto (seu pai) é a reencarnação de Silvério. O seu karma é assassinar todas as pessoas que Dimas cura fazendo-o sofrer, tal intenção é a de que ele obtenha a cura de Dimas.
Depois de esclarecido o mistério, o final bem que poderia ser melhor. Ficou algo suspenso no ar. Algo inacabado. Dimas Vai para a cadeia por não ter matado Oto e ser acusado de tentativa de assassinato de Rosângela. Na cadeia recebe a visita Luiz Camilo que lhe implora a morte de Oto e a cura de Rosângela.

2 comentários:

  1. Acredita que não vi?
    Com essa história de dar aula a noite acabo perdendo tudo.
    Vou esperar sair em DVD pra baixar...
    =(

    ResponderExcluir
  2. Como a programação da Globo não me agrada, acabo passando longe do canal e descobri essa série apenas depois de alguns capítulos. Por este motivo não acompanhei.

    Até mais

    ResponderExcluir

LinkWithin

Blog Widget by LinkWithin