Seguidores

Cinema Latino

quinta-feira, 16 de setembro de 2010

Rossy de Palma



A atriz espanhola (e também musa Almodóvar), Rossy de Palma, nasceu em Palma de Mallorca em 16 de Setembro de 1964. Mas seu nome de batismo é Rosa Elena García Echave. Com Pedro Almodóvar fez vários filmes, foi ganhadora de várias premiações, entre elas o "Prêmio Especial" do Festival Internacional de Filme de Locarno, na Itália, por "Hors Jeu", de 1998. A atriz tem um rosto de feições fortes e nariz adunco, o tipo de perfil que se conhece em Espanha vulgarmente como perfil picassiano, contudo afirmou que nunca pensou em se submeter a cirurgia estética porque confessa que se gosta e se aceita como é. Seu biotipo marcante a tornou presença constante em desfiles de Jean-Paul Gaultier e Thierry Mugler.
A princípios dos anos 80 fez parte de um grupo musical chamado Peor Imposible, onde mostrou seu talento como cantora e dançarina. Na época com o grupo musical fez várias tourneés e ganhava a vida como podiam como qualquer outro grupo surgido durante a época da movida madrilenha, da que Rossy foi uma de seus protagonistas. Também trabalhou durante muitos anos de garçonete em um pub e foi ali onde conheceu a Pedro Almodóvar, que começava a ser conhecido entre o público da movida graças a seus filmes Pepi, Luci, Bom...(1980) e Labirinto de Paixões (1982). Era o ano 1986 quando Pedro Almodóvar a colocou em um pequeno papel em A Lei do Desejo (1987), compartilhando uma divertida cena com o ator Eusebio Poncela.
"Chica Almodóvar"
Dali então partiu para vários trabalhos com o diretor manchego, como em Mulheres à beira de um ataque de nervos (1988), junto a competentes atores, tais como: Carmen Maura, Antonio Bandeiras e María Barranco. Durante os anos 90 foi uma das "Chicas Almodóvar" com filmes como A flor de meu segredo (1995) - no papel da irmã de Marisa Paredes - em Kika (1993), recebeu a indicação ao Prêmio Goya da academia de cinema como melhor atriz coadjuvante. Pouco depois, protagonizou filmes para diretores franceses como Karim Dridi e também realizou alguns spots ou pequenos papéis em séries televisivas. Seu talento interpretativo foi pouco reconhecido mas à margem de tudo isso desde o princípio se converteu em uma personagem absolutamente popular, sendo alvo da imprensa marrom, com a que tem mantido sempre uma tortuosa e desagradável relação. Seu último filme com Almodóvar foi o recente Os abraços Partidos (2009).
Vida Pessoal
É grande amiga da também atriz, Victoria Abril. Foi Vitória quem a conduziu para trabalhos no cinema francês. Ainda nos anos 90 época em que começou a trabalhar com Almodóvar, fez atuações para outros cineastas espanhóis. Em início deste século passou a viver em Paris com seus dois filhos depois de terminar sua relação com o modelo espanhol Santiago Lajusticia.
Rossy afastou-se nos últimos anos do cinema e da vida pública para embarcar em projetos mais relacionados com a música. Mas recentemente voltou a Espanha para rodar e promover um filme musical em que fez uma curta participação: Vinte centímetros (2009). Em seguida participou do filme Los Abrazos Rotos (Os abraços partidos, 2009) de Pedro Almodóvar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Blog Widget by LinkWithin