Seguidores

Cinema Latino

sexta-feira, 24 de setembro de 2010

Pedro Almodóvar



Pedro Almodóvar Caballero nasceu em Calzada de Calatrava em uma data como hoje, 24 de setembro, precisamente em 1949. É o cineasta e diretor espanhol de maior prestígio em seu país e claro, fora dele é um dos mais prestigiados. Porém sua trajetória não foi fácil: amante do cinema nunca pode ter uma formação na área, pois nem ele nem sua família tinham dinheiro para pagar seus estudos. Mas assim mesmo quis se arriscar, pois na época ele era simplesmente um funcionário da companhia telefônica estatal, tinha talento para desenho, foi ator de teatro avant-garde (literatura de vanguarda) e cantor de uma banda de rock. Quando partiu para tentar a vida em Madrid em 1968, tinha apenas 19 anos e muitos planos. Naquele período ele vivia em seu país sob o domínio da ditadura franquista.

Em 1973, o diretor compra sua primeira câmera super 8mm e passa a fazer curtas metragens com a ajuda de amigos, até realizarPepi, Luci, Bom y otras chicas del montón (1980) e entrar de vez na história do cinema espanhol. No filme, não lançado no Brasil, três mulheres, Pepi (Carmen Maura – que acabou se transformando na diva do diretor), Luci e Bom tem suas vidas cruzadas quando o marido policial de Luci, estupra Pepi, que mantêm uma plantação de maconha em sua casa, enquanto que Luci, sado-masoquista, se envolve sexualmente com a lésbica Bom, tudo isso passado na era punk de Madrid.

O cinema original, extravagante e ousado de Pedro Almodóvar tem ainda forte componente autobiográfico - ''Toda minha vida está em meus filmes'', ele disse uma vez. Seu primeiro grande sucesso mundial foi em "Mulheres à beira de um ataque de nervos", indicado ao Oscar de Melhor Filme Estrangeiro, e que teve seu roteiro (escrito por ele mesmo) premiado no Festival de Veneza, projetando assim o ator Antonio Banderas. Com "Tudo sobre minha mãe" ele solidificou seu prestígio; a produção (que entre outras coisas mostra um jovem tentando descobrir a identidade de seu pai) ganhou o Oscar de Melhor Filme Estrangeiro. Seu filme seguinte, "Fale com ela" foi igualmente bem recebido. A história gira em torno da amizade de dois homens apaixonados por mulheres em coma - uma bailarina e uma toureira. Almodóvar desenvolve paralelamente ao cinema uma carreira de escritor, já tendo publicado contos, artigos e o livro ''Fuego en Las Entrañas''. Sua filmografia é repleta de filmes onde a presença feminina é o ponto principal das tramas, as cores berrantes e a política espanhola também são destaques em seus roteiros. Atualmente está rodando: "La piel que habito".

I

Um comentário:

  1. Ah, M. muito bacana essa 'biografia' de Almodóvar, tinha coisas que não sabia, grande diretor mesmo!

    ResponderExcluir

LinkWithin

Blog Widget by LinkWithin