Seguidores

Cinema Latino

domingo, 23 de maio de 2010

Um cão andaluz, 1928

Un chien andalou - “Luis Buñuel costumava dizer que, se ele tivesse mais vinte anos de vida e se lhe fosse perguntado de que forma gostaria de aproveitá-los, a sua resposta seria: “Dêe-me duas horas de atividades diárias, que as outras vinte e duas passarei tendo sonhos – desde que eu tenha a oportunidade de lembrar-me deles”. Os sonhos eram o alimento dos seus filmes, e desde os seus primeiros dias como surrealista em Paris até o seu triunfo no final da década de 1970, a lógica dos sonhos era a forma de quebrar o realismo dos seus filmes. Esta liberdade deu-lhe características tão diferenciadas que, como aquelas de Hitchcock e Felini, permitiam que os seus filmes fossem imediatamente identificados.

“Um cão andaluz”, de 1928, escrito em colaboração com o notório surrealista Salvador Dali, foi o seu primeiro. Nada neste filme, nem mesmo seu título, foi feito com a intenção de ter qualquer sentido. E continua sendo o mais famoso curta metragem jamais produzido, e qualquer um com um mínimo de interesse pelo cinema cedo ou tarde o verá, e por repetidas vezes.
O filme foi realizado com a esperança de contribuir para um revolucionário choque na sociedade. “Pela primeira vez na história do cinema”, escreveu o crítico Aldo Kyrou, “um diretor trata não de agradar, mas de alienar praticamente todos os potenciais espectadores”. Isso foi naquela época, mas não hoje. Atualmente, as suas técnicas foram tão vigorosamente absorvidas, mesmo pelas correntes dominantes, que o seu valor de choque acabou por se diluir – exceto aquela imagem do globo ocular sendo cortado, ou talvez a imagem do homem que lentamente arrasta o grande piano com os sacerdotes e os burros mortos sobre ele...

(...) Um Cão Andaluz foi um dos primeiros filmes feitos à mão – filmes realizados pelos seus criadores quase sem capital, e sem qualquer financiamento dos estúdios. È um ancestral das Obras de Cassavetes e dos atuais filmes digitais. Buñuel (1900 – 1983), um espanhol atraído a Paris com uma vaga idéia de se transformar num artista, encontrou emprego na indústria cinematográfica, aprendeu o trabalho, foi mandado embora por ter xingado o grande diretor Abel Gance, e entrou na órbita dos surrealistas.
Foi então passar alguns dias com Dalí, um conterrâneo espanhol, e falou-lhe a respeito de um sonho seu, no qual uma nuvem corta a lua no meio, “como uma navalha cortando um globo ocular”. Dalí lhe contou então seu próprio sonho, no qual uma mão brincava com as formigas. “E que tal se nós começássemos bem ali e fizéssemos um filme?”, perguntou ele a Buñuel, e assim o fizeram. Juntos, preparam o roteiro, que foi dirigido por Buñuel e que, com a ajuda orçamentária da mãe dele, precisou de poucos dias para ser realizado.



Para a montagem do roteiro, usavam o método de atirar imagens chocantes umas contras as outras, ou um evento contra o outro. Ambos tinham que concordar antes que uma imagem fosse incluída no filme: “Nenhuma idéia ou imagem que pudesse sugerir uma explicação racional, de qualquer tipo, seria aceita”, lembra Buñuel. “Tínhamos que abrir todas as portas do irracional e ficar somente com as imagens que nos surpreendiam, sem explicar a razão”.
(...) Um cão andaluz é uma peça curta: num certo sentido, nunca foi infiel conosco. Um filme deste tipo é um fortificante. Atropela velhos e inconscientes hábitos dos cinéfilos. É perturbador, frustrante e endoidante. Parece não ter qualquer objetivo (todavia, que objetivos há na verdade, em tantos filmes a que assistimos?). Há um retorcido humor e uma vontade bem clara de nos ofender. A maioria do público de hoje se ofende, o que talvez signifique que os surrealistas levaram a sua revolução à vitória: eles mostraram que a arte (e a vida) não precisa obedecer cegamente às estreitas restrições que vigoraram desde tempos imemoriais. E que num filme que está vivo e não petrificado pelas convenções, você nunca sabe o que pode ver quando for olhar pela janela”


Bibliografia:
EBERT, Roger. A Magia do Cinema. Os 100 melhores filmes de todos os tempos analisados pelo único crítico ganhador do Prêmio Pulitzer. Ediouro.

Abaixo (trechos do curta) - para vê-lo completo só no Youtube:








4 comentários:

  1. Interessantíssimo!
    Conhecia apenas o título e pela descrição, pareceu-me muito nonsense mesmo! vou procurar com certeza.

    Achei curioso quando diz que embora este titulo não tenha um objetivo em si, quais outros filmes o possuem? é algo de realmente se pensar.

    abraços

    ResponderExcluir
  2. Para quem nunca assistiu ao filme, ele está por completo no Youtube. Acho que vale muito a pena a obra tornar-se conhecida do publico jovem de hoje, pois Cão Andaluz é a assinatura do surrealismo na cinema.

    ResponderExcluir
  3. Valeu Júnia por lembrar! Inclusive eu deveria até ter postado o vídeo.

    ResponderExcluir
  4. Ain M. eu só conhecia o títutlo e essa famosa imagem da mulher com esse olho aberto! rs
    Mas até o final de semana, verei ele no youtube!
    Eu tenho que ver issso!
    UHASUHAHSUA'
    Abs =)

    ResponderExcluir

LinkWithin

Blog Widget by LinkWithin