Seguidores

Cinema Latino

sexta-feira, 21 de dezembro de 2012

Thelma Reston





Thelma Salim Reston nasceu em Piracanjuba (Goiás) no dia 3 de julho de 1937. Com uma carreira marcada por mais de 40 filmes, Telma Reston foi presença marcante no cinema brasileiro, com participação em seus diferentes momentos: Cinema Novo; Cinema Marginal; Pornochanchadas, Ciclo Trapalhões, entre outros. Atriz emblemática do universo de Nelson Rodrigues, deu voz a personagens rodrigueanos nos três veículos.
Telma Reston começou seu trabalho de atriz no teatro, quando muda-se de Goiás para o Rio de Janeiro na década de 50. Tem uma formação sólida, com nomes como Adolfo Celi, Dulcina de Morais, Henriette Morineau, Maria Clara Machado. Seu primeiro trabalho profissional foi pelas mãos de mais dois mestres, Rubens Corrêa e Ivan de Albuquerque, em 1959. Sua estreia no cinema se dá alguns anos depois, em Asfalto Selvagem, de J.B. Tanko, em 1964, e daí não para mais. A atriz, com sua forte presença dramática, foi capaz de chamar atenção tanto em pontas, como na obra-prima Terra em Transe, de Glauber Rocha, como em papel de destaque, caso de Os Sete Gatinhos, de Neville de Almeida - quando recebe o prêmio de Melhor Atriz no Festival de Gramado, em 1980, no papel da Gorda.
A atriz estreou em novelas por último, no marco Gabriela, em 1975. Mas é no cinema que Telma Reston vem mostrando todo o seu talento, e, prova de sua versatilidade, foi e foi requisitada tanto pelos cinemanovistas, como Nelson Pereira dos Santos, Roberto Santos e o citado Glauber Rocha, os marginais Rogério Sganzerla e Júlio Bressane, como também para os filmes dos Trapalhões. Faleceu no dia 20 de Dezembro de 2012 após perder a luta contra um câncer, estava internada no Hospital São Lucas em Copacabana.

Fontes: Mulheres do Cinema Brasileiro

Um comentário:

  1. Mamãe era um espetáculo. Uma mulher necessariamente do palco. Hoje (2020) muito feliz por ter essa ótima matéria.

    ResponderExcluir

LinkWithin

Blog Widget by LinkWithin