Seguidores

Cinema Latino

domingo, 16 de dezembro de 2012

O fim do mundo no cinema


Recentemente recebi por e-mail  a informação do lançamento de um livro muito interessante. Deve interessar aos cinéfilos de plantão!


Fim do Mundo: Guerras, Destruição e Apocalipse na História e no Cinema
Cesar Augusto Barcellos Guazzelli;
Charles Sidarta Machado Domingos;
José Orestes Beck;
Rafael Hansen Quinsani
Editora Argonautas
Porto Alegre 2012
Preço R$ 20,00

Este livro é resultado do sexto Ciclo de Cinema, História e Educação realizado pelo Departamento de História da UFRGS em parceria com a Sala Redenção- Cinema Universitário. A obra aborda a temática do fim do mundo explorada com diferentes enfoques em treze filmes de diversos gêneros.
A ideia da morte, individual ou coletiva, da extinção do homem ou de todas as espécies e do fim do plano material em que vivemos remonta desde os primórdios da existência do homem. O medo e a angústia presente em diversas culturas, transmitidos de geração após geração de diferentes formas é explorado e amplificado a partir do século XX pelo meio cinematográfico. Por meios religiosos, míticos, belicosos, sobre-humanos ou por desastres naturais a presença do fim é ressuscitada de tempos em tempos coadunando angústias de tempos passados, presente e expectativas de futuro. No nosso presente isto é sintetizado no ano 2012, possível data do fim do mundo identificada pela civilização Maia.
Os filmes analisados são: Apocalypto de Mel Gibson; Dr. Fantástico de Stanley Kubrick; Contágio de Steven Soderbergh; Terra dos mortos de George Romero; A última esperança da terra de Boris Sagal; O Advogado do diabo de Taylor Hackford; Armagedon de Michael Bay; Guerra dos mundos de Steven Spielberg; Conquista sangrenta de Paul Verhoeven; Ensaio sobre a cegueira de Fernando Meirelles; O sacrifício de Andrei Tarkoviski; 2012 de Roland Emmerich; As invasões bárbaras de Denys Arcand
Os treze filmes selecionados buscam contemplar estas temáticas e servir de escopo para a produção de um debate de interesse acadêmico, científico e social divulgando a rica produção e reflexão realizadas no meio universitário do Rio Grande do Sul.

Lançamento
Dia 21 de Dezembro 18h30min
Sala Redenção
Campus Central da UFRGS

Contatos:
Editora Argonautas: E-mail: argonautaseditora@gmail.com
Rafael Hansen Quinsani E-mail: rafarhq@yahoo.com.br
3337 9228 / 8251 2617

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Blog Widget by LinkWithin