Seguidores

Cinema Latino

domingo, 23 de dezembro de 2012

"O anjo exterminador", México, 1962

Ficha Técnica:
Título original: El ángel exterminador
País: México
Ano: 1962
Duração: 95 min
Produção e Direção: Luis Buñuel
Roteiro: Luis Buñuel
Gênero: drama
Idioma original: Espanhol



Elenco:
Silvia Pinal
Enrique Rambal
Claudio Brook
José Baviera
Augusto Benedico
Antonio Bravo
Jacqueline Andere
César del Campo
Rosa Elena Durgel
Lucy Gallardo
Enrique García Álvarez
Ofelia Guilmáin
Nadia Haro Oliva
Tito Junco
Xavier Loya




Sinopse:  Depois de festa de gala, os ricos convidados, por uma razão inexplicável, não conseguem deixar o local. Com o passar dos dias, a situação piora. As máscaras e convenções sociais começam a ruir, revelando a falsidade e o lado obscuro de cada pessoa. Buñuel critica a burguesia expondo o lado instintivo do ser humano numa situação de crise, entre roupas caras, fome, uma mão que anda sem corpo e um urso que entra e sai da casa sem problemas, quando ninguém mais parece conseguir.


Curiosidades: O Anjo Exterminador foi considerado pelo New York Times como um dos 1000 melhores filmes do mundo. Neste filme, com influências do surrealismo, Buñuel despe a sociedade aristocrata, em que ricos personagens se vêem presos numa das salas de uma mansão após um jantar formal. Não há nada físico que os impeça de sair, porém algo os faz refém de portas e grades imaginárias.
Com o decorrer dos dias, as convenções sociais vão caindo, as barreiras imaginárias permanecem, e as máscaras desprendem-se de cada personagem, aflorando os mais primitivos instintos: o improviso de um banheiro, desejos sexuais reprimidos, a fome, a sede e até mesmo a morte.
A crítica à Igreja, como sempre em Buñuel, está presente em diversos momentos, como com os cordeiros que passeiam pela mansão e são devorados pelas pessoas presas.


Fonte: Wikipédia

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Blog Widget by LinkWithin