Título original: Las salvajes en Puente San Gil
País: Espanha
Idioma: Espanhol
Ano: 1966
Direção: Antonio Ribas
Roteiro: Miguel Sanz e Antonio Ribas; Baseado na obra teatral de José Martín Recuerda.
Música: Carmelo A. Bernaola
Fotografía: Francisco Fraile
Montagem: José Antonio Rojo
Direção Artística: Matías Montero
Gênero: Drama/Musical
Elenco:
Adolfo Marsillach
Elena María Tejeiro
María Silva
Nuria Torray
Luis Marín
Rosanna Yanni
Jesús Aristu
Trini Alonso
Carmen de Lirio
Vicky Lagos
Valentín Tornos
Charo Soriano
Marisa Paredes
Luisa Sala
Sinopse: Uma companhia de teatro de revista quer atuar em Puente San Gil a todo custo, mas os moradores conseguem a suspensão do espectáculo, o que faz desencandear a vingança.
Curiosidades: O roteiro se baseia em uma histórial real sobre as peripécias de um grupo de vedetes do Teatro de Revista recém chegadas a uma pequena cidade pronvinciana em uma obscura Espanha da época, elas são recebidas com agressividade e desprezo pela burguesia ultra conservadora e pacata, chegando a ser denunciadas e presas. Mas elas se negam à "lei do silêncio" e entonam seu protesto em forma de canção. É a história das personagens: Palmira, Rosita, Carmela, Magdalena e Arzipreste.
Como peça teatral, teve sua estreia anos antes. Aliás o filme é baseado na peça que foi encenada no Teatro Eslava em Madrid no dia 30 de maio de 1963, com direção de Luis Escobar e cenários de Manuel López e interpretando os papéis principais: Pilar Sala, María Luisa Lamata, Vicky Lagos, Maruja Recio. Foi série de TV nos anos 80, precisamente em 24 de janeiro de 1983 pelo Estúdio 1, TVE, dirigida por Sergi Schaaff e sendo interpretada pelos atores: Montserrat Carulla, Carmen Fortuny, Marta Padovan, Anna Lizaran e Luis Fenton. Retomou aos palcos de Madrid em 1988 noTeatro Espronceda, sendo dirigida desta vez por Ángel Cobo e sendo interpretada pelo elenco: Beatriz Carvajal, Josefina Calatayud, Francisca Núñez, Salomé Guerrero e Karmele Aramburu.
Graças ao seu blog e suas indicações, estou conseguindo me aprofundar no cinema latino-americano, que até então era muito novo pra mim. Sou grata por isso!
ResponderExcluir