Seguidores

Cinema Latino

sábado, 5 de maio de 2012

Blog Revista O Grito publica sobre mostra de filmes espanhóis em Recife


Recife recebe ciclo de cinema espanhol e exposição de fotos na próxima semana

3 de maio de 2012, 08h17

O longa Azul Escuro Quase Negro é um dos lon­gas exi­bi­dos (Foto: Divulgação)

Recife recebe na pró­xima semana um ciclo do , com clás­si­cos como Marcelino, Pão e Vinho, ¡Benvenido, Mr. Marshall!, La Soledad, entre outros. Todas as ses­sões serão gra­tui­tas e acon­te­cem no Cinema da Fundação, no Derby. Os fil­mes fazem parte da mos­tra Cine Espanhol – Uma Crônica Visual, que traz ainda uma expo­si­ção de fotos e cartazes.
A expo­si­ção começa dia 8 e vai até o dia 31 de maio, na Fundaj. Serão 80 foto­gra­fias, 20 car­ta­zes e um vídeo sobre a pro­du­ção cine­ma­to­grá­fica do cinema espa­nhol. A cura­do­ria é de Jesus Garcia Dueñas, que já levou o pro­jeto para Paris, Pequim, Roma e no Brasil, de Brasília, veio para direto para o Recife.
No ciclo de cinema, os des­ta­ques ficam com os melo­dra­mas exis­ten­ci­ais e o uni­verso femi­nino retra­ta­dos em obras como Calle Mayor, de . Veja abaixo os horá­rios e as sinop­ses dos fil­mes, que come­çam a ser exi­bi­dos na pró­xima segunda (7). O evento é orga­ni­zado pela Fundação Joaquim Nabuco e o Instituto Cervantes do Recife.

¡Bienvenido, Mr. Marshall! (1953 — 95 min)
Data: 07/05/2012
Hora: 19h30
Direção:
Apta para todas as idades
Años 50. Villar do Rio é um pequeno povo­ado tran­quilo, pobre e esque­cido, onde nunca acon­tece nada. Porém, no mesmo dia em que chega a can­tora fol­cló­rica Carmen Vargas e seu repre­sen­tante, se recebe a notí­cia da imi­nente visita de uma comis­são do Plano Marshall (pro­jeto econô­mico ame­ri­cano para a recons­tru­ção da Europa). A novi­dade pro­voca um grande rebu­liço entre as pes­soas e o pre­feito bona­chão (Pepe Isbert) pro­põe que os vizi­nhos se fan­ta­siem ao mais puro estilo anda­luz para cau­sar boa impres­são nos ame­ri­ca­nos que vêm dis­tri­buir dinheiro.

Bajo las estrel­las (2007 — 107 min)
Data: 07/05/2012 (Comédia de Costumes)
Hora: 21h10
Direção e Roteiro:
Não reco­men­dada para meno­res de 13 anos
Benito Lacunza, um trom­pe­tista fajuto, um crá­pula e um fol­gado desar­ru­mado que vai pela vida aos tro­pe­ços, volta para sua cidade natal em Navarra para assis­tir ao enterro de seu pai. Ali se inteira de que seu bon­doso irmão Lalo, está a ponto de casar-se. Sua noiva é Nines, uma mãe sol­teira pre­ma­tu­ra­mente cas­ti­gada pela vida, a quem Benito conhece de suas far­ras ado­les­cen­tes. Assim, logo resolve livrar seu irmão de Nines, mas não conta com a Ainara, a filha dela, com quem Benito aca­bará tra­vando uma insó­lita amizade.

Muerte de un Ciclista 1956 — 88 min
Data: 05/05/2012 (Melodrama Existencial)
Hora: 18h30
Direção e Roteiro: Juan Antonio Bardem
Não reco­men­dada para meno­res de 7 anos
Maria José e Juan, ao vol­tar de um encon­tro amo­roso, atro­pe­lam um ciclista com o carro, matando-o. Há tem­pos foram namo­ra­dos; depois, Maria José se casou com Miguel, e Juan, para não perdê-la, virou seu amante. Estão obce­ca­dos pela som­bra do ciclista morto, aban­do­nado na estrada. Têm medo de tudo e de todos; medo de que se des­cu­bra sua intriga amo­rosa e de per­de­rem, cada um, sua posi­ção social. A situ­a­ção vai se com­pli­cando até desen­ca­dear trá­gi­cas consequências.

Azuloscurocasinegro (2006 — 105 min)
Data: 05/05/2012 (Melodrama Existencial)
Hora: 20h20
Direção e Roteiro:
Não reco­men­dada para meno­res de 13 anos
Jorge her­dou o tra­ba­lho de seu pai depois de que este sofreu um enfarte cere­bral. Entretanto, luta con­tra um des­tino que parece ine­vi­tá­vel. Nos últi­mos anos se esfor­çou por fazer seu tra­ba­lho, cui­dar de seu pai e estu­dar uma pro­fis­são. Agora seu empe­nho é encon­trar outro emprego. Através de seu irmão, conhece a Paula, com quem cons­truirá uma estra­nha rela­ção que levará Jorge a dei­xar de sentir-se res­pon­sá­vel por tudo e enfren­tar seus dese­jos, evi­tando o que outros espe­ram dele. Então tudo pode­ria ser dife­rente… ou não.

Calle mayor (1956 — 95 min)
Data: 09/05/2012 (Universo Feminino)
Hora: 18h40
Direção e Roteiro: Juan Antonio Bardem.
Não reco­men­dada para meno­res de 7 anos
Um grupo de ami­gos de uma cidade pro­vin­ci­ana dos anos cin­quenta que para com­ba­ter o tédio pas­sam o tempo de brin­ca­dei­ras. Um deles, Juan, fin­girá que se apai­xo­nou por Isabel, uma jovem de 35 anos a cami­nho de tornar-se uma sol­tei­rona, ape­sar de seus encan­tos. Ela se ilude como uma menina de 16 anos diante do que crê, ser o amor. A coisa vai cres­cendo em inten­si­dade até que ele não vê mais como sair do engano.

Tres dies amb la família/Tres días con la famí­lia (2009 — 86 minu­tos)
Direção:
No reco­men­dada a meno­res de 12 años
Léa viaja subi­ta­mente a Girona onde seu avô paterno acaba de fale­cer. Ali lhe espera sua famí­lia, a que não via desde que par­tiu ao estran­geiro. A morte do patri­arca dos Vich i Carbó é a des­culpa per­feita para for­çar a con­vi­vên­cia entre seus des­cen­den­tes. Os três dias do veló­rio, a missa e o enterro são bons momen­tos para obser­var esse jogo de apa­rên­cias de uma bur­gue­sia con­ser­va­dora em que todos os pro­ble­mas são evi­den­tes mas nunca explí­ci­tos. Léa recusa este mundo hipó­crita que gruda na sua pele como uma roupa feita a medida.

2 comentários:

LinkWithin

Blog Widget by LinkWithin