Seguidores

Cinema Latino

segunda-feira, 7 de maio de 2012

Ana Mariscal




Ana María Rodríguez Arroyo Mariscal, conhecida artisticamente como Ana Mariscal nasceu em Madrid, 31 de julio de 1923. Estreou no cinema casualmente, quando na época atuava em um filme, seu irmão Luis Arroyo, El último húsar (1940), o diretor do filme, Luis Marquina se encantou por ela e decidiu que ela também participasse da filmagem. Um ano depois protagonizava Raza, de José Luis Sáenz de Heredia, junto a Alfredo Mayo  tornando-se assim uma das grandes estrelas do cinema espanhol da época. Inicia assim uma trajetória de grandes sucesos na telona, prolongando-se por mais de uma década. Nesse período atua em Vidas cruzadas (1942), de Luis Marquina; Mañana como hoy (1947), de Mariano Pombo; La princesa de los Ursinos (1947), de Luis Lucia; El tambor del Bruch (1947), de Ignacio F. Iquino, Pacto de silencio (1949), de Antonio Román o La reina del Chantecler (1962), de Rafael Gil.

Ana Mariscal ao mesmo tempo em que atua em filmes, faz notáveis apresentações nos palcos de teatro, estrelando inicialmente no Teatro María Guerrero através de Luis Escobar. Depois de trabalhar no Teatro Nacional forma sua própria Companhia com a que começa uma tour na Argentina.
No inicio da década de 50 sua popularidade de atriz entra em declínio e cria a produtora Bosco Films. Pouco depois começa a produzir, dirigir e escrever os roteiros dos seus próprios filmes; Foi a terceira mulher diretora de cinema na Espanha, depois de Rosario Pi e Margarita Aleixandre; entre 1952 e 1968 dirige 11 filmes, alguns deles de extraordinária técnica e surpreendente modernidade, como a primeira, Segundo López (1952) que retrata por primeira vez as favelas dos arredores de Madrid e nunca pode estrear durante o franquismo, El camino (1963), ou El paseíllo (1968). Também exerceu as funções de escritora, publicando ensaio, poesia e romance. Morreu em 28 de março de 1995 em Madrid.

2 comentários:

  1. CAMPANHA: NOSSO FOCO É O CINEMA

    Para um BLOGUEIRO CINÉFILO cinema é arte, talento e magia. Ele lê muito sobre a sétima arte, pesquisa, passa horas diante do computador, coleta imagens raras e principalmente vê filmes, muitos filmes. Movido pela paixão cinematográfica, abre as portas para um novo mundo. O que mais o anima a continuar são os COMENTÁRIOS dos internautas. Tornar-se SEGUIDOR do seu blog é uma grande alegria. Pense nisso e apoie os blogs cinéfilos DEIXANDO COMENTÁRIOS e SEGUINDO-OS. O cinema agradece.

    O Falcão Maltês

    ResponderExcluir
  2. É isso aí Antonio Nahud Júnior, estou contigo!

    ResponderExcluir

LinkWithin

Blog Widget by LinkWithin