Seguidores

Cinema Latino

sexta-feira, 13 de abril de 2012

Inauguração da Casa de Cultura Amácio Mazzaropi

Público prestigia inauguração da Casa de Cultura Amácio Mazzaropi

A Casa estará aberta ao público de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h

Na manhã desta terça-feira (10), o prefeito de Taubaté, Roberto Peixoto, e a primeira dama Lu Peixoto, participaram da cerimônia de inauguração da Casa de Cultura Amácio Mazzaropi, que também contou com a presença de diversas autoridades e convidados, entre eles o Reitor da UNITAU (Universidade de Taubaté), José Rui Camargo, e o ator Ewerton Castro, que atuou como figurinista em vários filmes de Mazzaropi.

A Casa de Cultura Amácio Mazzaropi edifica um importante resgate da cultura regional e é uma merecida homenagem ao cineasta, que tanto engrandeceu nossa região.

De acordo com a professora Olga Rodrigues Nunes, historiadora, que cedeu grande parte do acervo em exposição na Casa, foram trinta anos de caminhada para se chegar nesse momento.

Durante a cerimônia foram homenageadas com o Troféu Centenário Mazzaropi pessoas que participaram da vida e obra do cineasta, como Ewerton Castro e o ator e compositor B. Monteiro.

A TV Cidade recebeu uma homenagem especial pelo importante trabalho que desenvolve de valorização da cultura regional.

Durante suas palavras o prefeito enalteceu o trabalho que a atual administração vem desenvolvendo na área cultural e, dentro desse contexto, não poderia ficar de fora o grande homem que foi Mazzaropi, considerado um gênio do cinema nacional que, através da sua arte, deixou marcado para o mundo toda a grandiosidade e riqueza da cultura regional.

Localizado na Rua Dr. Emílio Winther, nº 581, próximo a Praça Santa Terezinha, o espaço oferece ambientes diferentes distribuídos nos quatro andares do prédio, incluindo cenografia de filmes de Mazzaropi, exposição de objetos pessoais e documentos, espaço Cultural e Acervo histórico, cedido pela professora e historiadora Olga Rodrigues Nunes, destinados a pesquisadores e estudantes.

A Casa estará aberta ao público de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h.

A visita de escolas e grupos deverá ser agendada pelo telefone (12) 3631-3199.

A inauguração faz parte das comemorações pelo centenário do grande cineasta, que passou grande parte da sua vida em Taubaté.

Conheça em detalhes a Casa de Cultura Amácio Mazzaropi

Entrada: Rancho de sapé com acessórios típicos como: pilão, monjolo, parede de pau-a-pique, banco rústico, etc, e acesso a casa.

Térreo: Cenografia referente a seis filmes: Jeca Tatu, No paraíso das Solteironas, Meu Japão brasileiro, Portugal minha saudade, O noivo da girafa, O Corinthiano. Os cenários serão interativos onde poderão ser ouvidas canções na voz de Mazzaropi, sentir cheiros típicos da roça e o acender de luzes.

Também no térreo haverá a “Vendinha do Mazza”. À frente, bancos e cadeiras idênticos aos que aparecem várias vezes no filme.

1° Andar: Exposição de objetos pessoais variando desde documentos a objetos propriamente ditos.

2° Andar: Espaço Cultural/artes, destinar-se-á a exposições, premiações, shows regionais, culturais, atividades diversas, teatro, oficinas.

No local encontra-se um palco imitando o cenário do circo que aparece no filme “Betão Ronca Ferro”.

As paredes deste andar conterão cenas de três filmes, mesclando imagens destacando sempre o fabuloso cineasta. Filmes abordados: No paraíso das solteironas, Jecão, um fofoqueiro no céu, O Lamparina. No teto, frase de Mazzaropi colocada no sentido de pauta musical.

3° Andar: Acervo histórico cedido pela professora e historiadora Olga Rodrigues Nunes original destinados a pesquisadores e estudantes.

O espaço contará com 36 imagens do Mazzaropi, em preto e branco colocados na grade protetora entre os 2° e 3° andares.



Fonte: Diário de Taubaté

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Blog Widget by LinkWithin