Seguidores

Cinema Latino

terça-feira, 10 de abril de 2012

André Luiz Mazzaropi - ‘O Filho do Jeca’

Este texto recebi ontem por e-mail de André Luiz de Toledo, o filho adotivo de Mazzaropi, ou como ele mesmo gosta de ser anunciado, O Filho do Jeca. Nesta breve biografia há um relato emocionado de quem sempre zelou pela memória de Mazzaropi. André Luiz é ator e faz espetáculos não incorporando seu pai, mas fazendo um tipo muito inspirado nele. Há projetos bacanas este ano para o Centenário de Mazzaropi. Conheçamos um pouco mais sobre André Luiz Mazzaropi por ele mesmo:

André Luiz Mazzaropi - ‘O Filho do Jeca’
Nascido em 21 de Junho de 1.957, na cidade de Taubaté, no Vale do Paraíba, Estado de São Paulo, sob o nome de André Luiz de Toledo, filho de família tradicional da cidade, aos 11 anos de idade conheceu Amácio Mazzaropi, quando este filmava no Convento Santa Clara, em Taubaté–SP o filme No Paraíso das Solteironas, em 1.968, ali nascia uma amizade que duraria por toda a vida, ali nascia “O Filho do Jeca”.
Entre 1.968 e 1.975 foram muitas idas e vindas, mas em 1.975, Mazzaropi adoecido encontra no amigo, alguém pra lhe cuidar, dois anos a beira de sua cama, na casa da Rua Paes de Araujo nº 162, no Itaim Bibi, São Paulo, que valeu uma vida, recuperado Mazzaropi me leva para o Cinema para interpretar justamente seu filho, ‘O Filho do Jeca’, em Jecão...Um Fofoqueiro no Céu, depois Jeca e Seu Filho Preto, A Banda das Velhas Virgens e O Jeca e a Égua Milagrosa, transformou-o em seu “Clown” (apresentador de seus shows), entre 1.976 á 1.981 foram 901 Shows, do Primeiro Show em Ourinhos – SP – 1.973 ao ultimo show em Leme-SP -1.981, e ai o Mazza se foi, 13 de Junho de 1.981.
Mais na lembrança ficou muitas marcas profundas, de saudade e gratidão, de lembranças, das filmagens, das viagens pelo Brasil e o mundo, dos grandes navios transatlanticos, dos shows, Ourinhos-SP(O Primeiro), Londrina-PR,(Ginásio de Esportes Lotado mais gente que no jogo Londrina e Corinthians no mesmo dia) Governador Valadares-MG (nascimento de meu filho Fernando e Show a noite com 40 graus) de, Guaratinguetá-SP e tantos outros, do Circo do Palhaço Vitrolinha e do Jeferson, do Circo do Chu-Chu – pai do meu amigo Luiz Ricardo(SBT), do Circo do Bira Loco, do Gigantesco Circo Romano do Rolando Garcia, e do que mais faz falta, a conversa de baixo do pé de Eucalipto no Estúdio novo; onde é hoje o Hotel Fazenda Mazzaropi.
Da Gratidão, dos conselhos e das severas repreensões e do nome MAZZAROPI.
Amácio Mazzaropi não teve filhos naturais, mais ao longo de sua vida criou 05 (Cinco) pessoas as quais tratava como se fossem seus filhos, João Batista de Souza,(o garotinho do filme Casinha Pequenina) o Péricles Moreira,(O Afilhado), Pedro Francelino de Souza,(O filho preto), Carlos Garcia (o galã de diversos filmes) e eu André Luiz de Toledo que me tornei André Luiz Mazzaropi - DRT 4211-RJ-12/05/1.981. Dos cinco filhos de criação sou o único que não fui seu herdeiro pois não participei de seu testamento, que ele nunca assinou, seu polegar direito foi ali colocado; porem herdei dele o melhor sua arte e seu nome Mazzaropi.
Após dois anos sem o Mazzaropi, decidi me arriscar, a relembrar no palco o Mazzaropi, e no dia 10 de Setembro de 1.983, num bar da cidade de Leme-SP, sob uma caixa de maçã, fiz pela primeira vez, eu vestido de Jeca, chapéu de palha, camisa xadrez, calça caqui e botina,um show ‘O Filho do Jeca “ comigo André Luiz Mazzaropi“.
Adaptei o texto original de Mazzaropi e passei a contá-lo, meio que sem graça, mais, o respeito que todos tinham pelo Mazzaropi, os fizeram compreender que ali não estava um novo Mazzaropi e sim seu filho, ‘O Filho do Jeca “d’aquele dia em adiante me tornei”.
André Luiz Mazzaropi – ‘O Filho do Jeca ““.
A televisão foi o divisor de tudo o que fiz até hoje, levado pelo Carlos Garcia, Luiz Carlos de Olivera, Ramondine e por Eduardo Lafon para a REDE OM DE TELEVISÃO, mais conhecida por CNT - Paraná e TV. GAZETA – São Paulo, dos irmãos Martinez, José Carlos (in memória) e Flávio Martinez, apresentei o Programa “Rancho do Jeca’ musical sertanejo, onde tive o orgulho de apresentar cantores como João Paulo & Daniel, Milionário & José Rico, Mato Grosso & Mathias, Pena Branca e Chavantinho, Jaine, Moacir Franco, Jair Rodrigues, Rosemeire, César & Paulino,Rick & Rener e mais de 150 cantores e duplas de todo o Brasil, que me renderão até hoje a maior audiência da CNT-GAZETA, 14 pontos no IBOPE foi um ano que tenho certeza, voltará”.
Nada, até hoje é mais gratificante do que os shows que faço por todo o Brasil.Levo comigo pelo Brasil afora uma Mostra de Cinema com filmes de Mazzaropi, uma Exposição Fotográfica que conta a verdadeira história de Amácio mazzaropi e os shows um monólogo cômico musical onde conto texto escrito por ele Amácio mazzaropi, e canto suas musicas; o povo ama Mazzaropi.
Ao todo já foram realizados 1.583 shows desde o primeiro em 10 de Setembro de 1.983 em Leme-SP o ultimo em São Paulo- Capital- 25 de Janeiro de 2.012-,   relação completa das cidades no meu site. www.andreluizmazzaropi.com.br
No mesmo período foram completados também 7.905 exibições de filmes do Mazzaropi. 1.976.250 pessoas assistiram as apresentações. A cada novo show, uma nova cidade, uma nova historia, mais pessoas ficam me conhecendo e eu a elas, as pessoas que tocam os departamentos de Cultura deste pais são verdadeiros heróis; pois sempre com muito poucos recursos (que são publico) muito pouco podem fazer, mas quando percebem a seriedade de meu trabalho, sempre dão um jeito de me contratar.
Em 2.005, Minha conversão me levou á JESUS por isto, JESUS CRISTO É MEU SENHOR.
Em 2.009 e 2010 Convênio celebrado entre nossa entidade a AJECA - ASSOCIAÇÃO CULTURAL DOS AMIGOS DO JECA com a Secretaria de Estado da Cultura do Governo do Estado de São Paulo nos levou á 25 cidades do Estado de São Paulo, um sucesso.
Em 2011 novos sonhos, novas realizações, o lançamento e a retomada da PAM FILMES Cinema & Televisão, empresa que sucedi tendo adquirido os direitos de sucessores de Amácio Mazzaropi e da minha avó Clara Ferreira Mazzaropi. Onde pretendo levar novos artistas e novos talentos ao cinema brasileiro, workshoping, oficinas de cinema e artes serão realizadas por todo o Brasil.
Neste primeiro dia do ano do Centenário de Amácio Mazzaropi 2.012 sinto que será meu ano abençoado.
Em 2012 o filme O FILHO DO JECA será uma realidade; entre outros e DEUS me dando saúde irei percorrer em 2.012 o Brasil afora pelas cidades brasileiras e pelos 100 anos do nosso Amácio Mazzaropi. A começar por São Paulo terra natal de Amácio Mazzaropi na GALERIA OLIDO na Avenida São João ao lado do Cine Art Palacio. Onde ele fazia todo dia 25 de Janeiro o lançamento de seus filmes. E escrever um livro contando a verdadeira história de Amácio Mazzaropi diferente do que contaram escreveram e documentaram,  Estaremos produzindo em sua homenagem um filme curta metragem com o diretor Alexandre Estevanato, vai ser uma surpresa.
A minha esposa Neusa Maria, meus filhos Andrezinho, Fernando, Priscila, Mariana e Andressa; meu irmão Jarbas Toledo, Carlos Garcia e Malu, que já se foram, o Paulo Celso, Matheus, Solange,  Luiz Carlos, Biju, Katia, Vania, Rodrigo, Jean, Jorge Kirilco, que me acompanham nesta grande jornada aos meus fâns meu obrigado.

André Luiz Mazzaropi
O Filho do Jeca

DEUS é fiel.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Blog Widget by LinkWithin