Seguidores

Cinema Latino

segunda-feira, 9 de maio de 2011

Pelé e o cinema

Pelé apareceu na TV dia desses dizendo que como jogador, também é ótimo ator. É verdade. Perguntaram: "Que nota daria ao Pelé ator?" Ele respondeu: "Eu daria oito já que não posso dar dez". Pelé na verdade fez algumas atuações/participações no cinema nacional e recentemente foi o homenageado no Cine PE. A reportagem abaixo, retirei do JC Noticias (devidos créditos abaixo), é muito interessante:

Cine PE

Pelé agradece o público e conta histórias de seus filmes

Publicado em 01.05.2011, às 13h30

 
A famosa cena do rei desviando o olhar da musa Brigitte Bardot
A famosa cena do rei desviando o olhar da musa Brigitte Bardot


Foi com mais de uma hora de atraso que Pelé entrou no auditório do Hotel Recife Palace na manhã deste domingo (1). Muita gente já se mostrava aborrecida mas bastou Sua Majestade aparecer com seu imenso sorriso para ficar tudo bem. E não era simpatia forçada, afetava. Ele é assim mesmo. Respondeu a todas as perguntas, alongou-se em algumas, deu demonstrações do tipo de jogada que queria e, para uns poucos sortudos que o cercaram ao final, tirou fotos.

Os principais questinamentos foram sobre o filme Cine Pelé, exibido na noite anterior no Cine Pe, no Teatro dos Guararapes, em Olinda. Antes de qualquer pergunta ser feita, o homenageado pediu a palavra e agradeceu ao público a calorosa recepção. "Todo mundo sabe que sou chorão. E me segurei para não chorar naquele momento e agradeço muito pela recepção. Ali estavam quatro gerações que só me fazem dizer obrigado e vou fazer sempre o melhor para não decepcionar o povo brasileiro onde quer que eu vá".
Uma das primeiras perguntas da sabatina teve como mote uma declaração do ex-jogador durante o filme. Ele lembra de um jogo do Santos na França em que entrou ao lado da atriz Brigitte Bardot para o pontapé inicial. Numa foto desse jogo, ele aparece ao lado da musa mas sem olhá-la enquanto outros dois jogadores não desgrudam o olhos. "Ela estava de shortinho. Foi difícil entrar em campo depois", disse, para risos gerais.

Sobre sua relação com o cinema, o Rei lembrou que na infância não perdia os filmes de Oscarito, Mazaroppi e companhia limitada. Perdeu um pouco a veia cinéfila quando virou jogador profissional. "Não tinha muito tempo porque o Santos vivia peregrinando pelo mundo, mas depois tive a sorte de trabalhar com grandes nomes do cinema como Michael Caine, Sylvester Stallone e John Huston, o melhor diretor de todos os tempos", lembrou.

Além do trabalho como ator, o eterno camisa 10 também atacou de roteirista. No longa Os Trombadinhas, de 1979, ele assina junto com o escritor Carlos Heitor Cony e contou que a inspiração veio do milésimo gol, quando dedicou o feito às crianças desamparadas e convocou as autoridades a não abandoná-las.

"Eu via muitas crianças fazendo aquilo nas ruas. Davam uma trombadinha nas mulheres e pegavam as bolsas. Quando dediquei o milésimo gol foi para que se cuidassem delas. Mas infelizmente, hoje vemos coisas muito piores", disse.

O amigo de longa data, Aníbal Massaini Neto - diretor do documentário Pelé Eterno (2004) - também estava presente e contou que o primeiro filme sobre o ex-atacante, O Rei Pelé (1962) pode ser resgatado. Um trecho dele aparece em Cine Pelé, mas a matriz encontra-se bastante desgastada em diversos pontos - na verdade, quase o filme inteiro.

"A Cinemateca Brasil tem quatro cópias em bom estado e acho possível recuperar. Mas para isso é preciso iniciativa."

FUTEBOL - O futebol em si não poderia faltar. E, claro, ele não se furtou em opinar que acha complicado colocar um chip na bola. "O goleiro pode abraçar o local onde está o chip, cair com a bola dentro do gol e ele não acusar". Mas acha válida a presença de árbitros atrás das duas metas.

Como faz parte da Comissão do Esporte da Fifa, reúne-se regularmente com o presidente da entidade, Joseph Blatter e outros ex-craques, como o alemão Franz Beckenbauer para discutir o futuro do jogo. Uma das polêmicas defendidas pelo Rei é que uma falta cometida perto da área depois que atacante passa por vários marcadores seja cobrada sem barreira. "Acho injusto depois de você driblar tanta gente colocaram nove jogadores na sua frente na hora de bater a falta", enfatizou.

A Copa 2014 também não foi deixada de lado. A maior preocupação de Pelé refere-se ao futuro dos estádios que estão na pauta para serem construídos. "Essas arenas multiuso são utilizadas para jogos de futebol e outros eventos, como shows. Tem que se planejar porque se trata de dinheiro público e o que se vai fazer depois", lembrou. O atraso de obras, como em São Paulo, também foi citado. "Já deveria ter começado".
 
Fonte: NE10-Cultura

2 comentários:

  1. Esse sabia jogar futebol!

    Acho que vai demorar muito pra aparecer alguém tão bom quanto ele, pois melhor, é impossível HAHA.

    ResponderExcluir
  2. Pelé foi o melhor dentro de campo, mas fora dele já cometeu um caminhão de erros.

    Juntando o mito e o homem, eu daria uma nota 5 apenas.

    Até mais

    ResponderExcluir

LinkWithin

Blog Widget by LinkWithin