Seguidores

Cinema Latino

sexta-feira, 13 de maio de 2011

13 de maio uma data a ser lembrada

Quilombo (1984)
Canga Zumba (1964) 

É totalmente incompreensível como o homem maltrata o seu semelhante. Essa desigualdade ainda longe de acabar, coabita o planeta sob diversas formas de preconcenceito, de exclusão e violência. O negro deu mais que seu sangue pelo Brasil: foi força de trabalho escravo, era objeto de compra, troca e venda. Além de ser uma triste e lucrativa forma de renda. Na época do Brasil colônia nunca foram tratados como gente, e sim, violentados em sua pátria, em seu idioma, nas suas crenças e em sua identidade. Até que uma lei imperial n. 3.353 sancionada em 13 de maio de 1888 extinguiu a escravidão no Brasil. Outras leis precederam a mais famosa assinada pela Princesa Isabel, mas esta sem dúvida deve ser lembrada. Algumas produções brasileiras contam através de pinceladas de ficção, o que teria sido viver naquele tempo, onde alguém que tivesse cor não tinha escolha: a sina era trabalhar nas lavouras, nos engenhos e na casa grande; E por algum sinal de resistência sofrer todo o tipo de dor física e de mutilação. Existiram os quilombos, e o mais famoso dele Quilombo dos Palmares, tinha o seu "rei", o lendário Zumbi (ver trailer acima). A partir dele, outros heróis também surgiram. O mais recente vimos agora há pouco nas telas de cinema, Besouro (2009), claro, retratando uma outra época e o novo e evoluído cinema nacional usando e abusando dos efeitos especiais.

4 comentários:

  1. Obrigado pela visita e parceria. Coloquei seu link tb, mas não achei seu banner pra inserir no meu blog. Onde está (o banner?).

    ResponderExcluir
  2. Maxx não tive cuidado de fazer banner! Quando o fizer divulgarei sim. Um abraço.

    ResponderExcluir
  3. Foi uma época muito triste na história, pior ainda é saber que ainda existem pessoas capazes de maltratar pela cor. Um absurdo isso.

    ResponderExcluir
  4. Só tenho a concordar com o seu comentário e realmente: 13 de maio é uma data para ser lembrada!

    ResponderExcluir

LinkWithin

Blog Widget by LinkWithin