Seguidores

Cinema Latino

sábado, 24 de julho de 2010

"Jean Charles", Brasil, 2009


Ficha técnica:
título original:
Jean Charles
gênero: Drama
duração: 01 hs 30 min
ano de lançamento: 2009
estúdio: Mango Films / Já Filmes
distribuidora: Imagem Filmes
direção: Henrique Goldman
roteiro: Marcelo Starobinas e Henrique Goldman
produção: Carlos Nader, Henrique Goldman e Luke Schiller
música: Nitin Sawhney
fotografia: Guillermo Escalón
figurino:Veri Ferraz
edição: Kerry Kohler

Elenco:
Selton Mello (Jean Charles de Menezes)
Vanessa Giácomo (Vivian)
Luís Miranda (Alex)
Patrícia Armani (Patrícia)
Maurício Varlotta (Maurício)
Sidney Magal (Sidney Magal)
Daniel de Oliveira (Marcelo)
Marcelo Soares (Chuliquinha)

Rogério Dionísio (Bisley)

Sinopse:
Jean Charles de Menezes (Selton Mello) é um eletricista mineiro, morador de Londres que ajuda na chegada de sua prima Vivian no país onde já vive com Alex e Patrícia. Muito comunicativo, Jean Charles conhece muita gente se envolve em várias situações;
Em 22 de julho de 2005 ele é morto por agentes do serviço secreto britânico no metrô local, confundido com um terrorista. O fato abala a vida dos primos, que precisam reconstruir a vida ao mesmo tempo em que buscam por justiça.


Meu comentário: A história de Jean Charles comove, onde já se completou 5 anos da tragédia. Ninguém foi punido até hoje. O governo inglês pediu desculpas formais à família do brasileiro e a Scotland Yard pagou 15 mil libras para pagar os custos do envio do corpo de Jean Charles para sua cidade natal, Gonzaga (MG). Foram os próprios agentes da Scotland Yard (polícia britânica) que o confundiu com o terrorista etíope Hussain Osman, um dos autores da tentativa de atentado contra a rede de transporte de Londres em julho de 2005, Jean foi executado com sete tiros na cabeça na estação de metrô de Stockwell, no sul da capital do Reino Unido.
Além de apresentar o fato, o filme ainda mostra a dura vida de imigrantes brasileiros em busca de uma vida melhor, de um salário melhor para ajudar a família que está no Brasil. Entre outras coisas, as desventuras de uma vida a milhões de distância de casa. E pelo abordado no filme, Jean Charles era um rapaz batalhador e que tinha uma ambição de vencer na vida com o suor de seu trabalho, de seu esforço e de sua capacidade. Sonho que foi interrompido barbaramente no dia 22 de julho de 2005. Em 7 de janeiro de 2010, data do 32º aniversário de nascimento de Jean Charles, um memorial dedicado a ele foi inaugurado na estação do metrô de Stockwell. O memorial, criado por dois artistas locais, foi instalado na entrada da estação onde já havia um altar improvisado com flores, velas, fotografias, mensagens e recortes de notícias sobre o caso. O diretor do filme, Henrique Goldman propôs um documentário a redes de televisão da Inglaterra, um mês após o assassinato de Jean, mas o projeto não foi adiante. Henrique Goldman tinha como idéia explorar a identidade de Jean e a comunidade brasileira que vive em Londres, e a TV inglesa queria algo diferente. Esse filme foi a primeira co-produção entre Brasil e Inglaterra. A prima de Jean Charles de Menezes, Patrícia da Silva Armani faz o papel dela mesma.

2 comentários:

  1. Filme muito bom, pois além de retratar a história fatal de Jean Charles, retrata também a realidade com perfeição das situações que brasileiros passam no exterior. O diretor foi muito sábio, captando exatamente a realidade dos imigrantes. Além disso, temos o prazer de assistir Selton Mello, que além de magnífico nos permite "vivenciar"o filme e não só assisti-lo.

    ResponderExcluir
  2. um filme que tenho curiosidade em ver...
    M. estou com um blog de imagens (homevintage.blogspot.com) e estou fazendo umas dedicatórias para grandes amigos e fiz uma pra vc... http://homevintage.blogspot.com/2010/07/beleza-espanhola.html espero que goste, com muito carinho!

    ResponderExcluir

LinkWithin

Blog Widget by LinkWithin