Seguidores

Cinema Latino

sexta-feira, 9 de julho de 2010

"Mamãe faz 100 anos",1979, Espanha


Ficha Técnica:
Título Original:
Mamá cumple cien años
País de Origem: Espanha / França
Gênero: Comédia
Tempo de Duração: 92 minutos
Ano de Lançamento: 1979
Estúdio/Distrib.: Platina Filmes
Direção: Carlos Saura


Elenco:
Geraldine Chaplin (Ana)
Amparo Muñoz (Natalia)
Fernando Fernán Gómez (Fernando)
Norman Briski (Antonio)
Rafaela Aparicio (Mamá)
Charo Soriano (Luchi)
José Vivó (Juan)
Ángeles Torres (Carlota)
Elisa Nandi (Victoria)
Rita Maiden (Solange)
Monique Ciron (Anny)
José Luis López Vázquez (José)



Sinopse: Nesta obra-prima, Saura analisa a sociedade Espanhola durante o regime de Franco, apresentando uma família que aproveita a reunião de aniversário dos 100 anos da matriarca, para planejar sua morte e apoderar-se de sua herança. Mas apesar de fraca e doente, a Mamá (Rafaela Aparicio) ainda possui um caráter forte, impondo sua presença e autoridade frente aos seus individualistas e gananciosos filhos.


Meu comentário: Nesse filme as estrelas são a matriarca (Rafaela Aparício) e a bondosa e ingênua Ana (Geraldine Chaplin). O filme ambientado no final dos anos 70, mostra uma antes abastada família espanhola, mas naquele momento em ruínas. A mamãezinha daquela gente vai fazer 100 anos e sabe dos planos de alguns de seus desnaturados filhos, entre eles, um debilóide solteirão que só pensa em tentar voar de asa delta, uma filha que tenta controlar a casa e alguns outros. Eles querem a venda da imensa propriedade que viu nascer a aniversariante e também de algumas terras. Mas a mamá que é esperta sabe do plano que armaram para lhe tirar a vida no dia do seu aniversário e pede a ajuda de sua melhor filha, a Ana. Não é uma comédia de tudo, mas há partes engraçadas: não há como não rir da voz de taquara rachada da velhinha e da cena em que ela desce de uma poltrona com os pezinhos se mexendo lá de cima. Uma coisa bem tosca. Há claro, em uma análise séria e profunda deste filme as metáforas existem. Para quem gosta do cinema espanhol, “Mamãe faz cem anos” é interessante justamente por mostrar algo da cultura e um pouco da vida privada de uma determinada classe social. Claro, que os que estão ali retratados não são a maioria no que diz respeito à ganância descomedida. Geraldine Chaplin está no filme do início ao fim e é muito interessante vê-la mais nova e chique em sua personagem. É uma viagem agradável ao cinema de Carlos Saura.

2 comentários:

  1. UAHSUHAUHS'
    Só de ler o títutlo e ver o poster, já me veio um riso besta na cara, rs
    Gostei do seu comentário eme deixou com bastante vontade de conferir o filme, ainda mais quando o fime é dirigido por Carlos Saura, ele tem uma boa fama!

    ResponderExcluir
  2. Gente,
    não vi esse filme, fiquei curiosa!!!

    ResponderExcluir

LinkWithin

Blog Widget by LinkWithin