Seguidores

Cinema Latino

segunda-feira, 26 de julho de 2010

Jardel Filho

Jardel Filho e Paulo Gracindo




Jardel Filho e Maria Della Costa


cena de "Terra em Transe" (1967)


Jardel Filho e Cacilda Becker
Filho de uma família de artistas, Jardel Frederico De Bôscoli Filho, nasceu em São Paulo no dia 24 de julho de 1927. Estudou no Colégio Militar, tentou a carreira militar na adolescência, abandonando a atividade em seguida para ingressar na vida artística. O chamado para o teatro veio aos dezesseis anos com "Desejo", de Eugene O'Neill, dirigida por Zbigniew Ziembiński, essa foi a sua primeira peça teatral. Pela interpretação recebeu o prêmio ator revelação daquele ano. A partir dali mergulhou de vez na vida teatral, ganhou medalha de ouro da ABCT pela peça “Jezebel”. Ainda trabalhou na Companhia Cinematográfica Vera Cruz, entre as produções mais conhecidas como “Floradas na serra” e “Uma pulga na balança”. Além disso, trabalhou com Hector Babenco no filme “Pixote, a Lei do Mais Fraco”, também com Glauber Rocha em “Terra em transe”, entre outros. Fez vários trabalhos para a televisão, morrendo em plena atividade quando finalizava a novela “Sol de verão” de Manoel Carlos (Rede Globo), o que fez o autor antecipar o final da novela. Seu personagem Heitor saiu da trama com uma viagem repentina. Morreu no Rio de Janeiro no dia 20 de fevereiro de 1983 em sua casa, numa manhã de sábado de infarto fulminante.

2 comentários:

  1. Oi, M.
    Não conheço nenhum trabalho do Jardel Filho, até porque ele morreu na época em que era pivete! Até que era bonitão, não é.

    Bom dia pra você.

    ResponderExcluir
  2. Muito bem lembrado, M. Jardel Filho era um grande ator. Vi algumas novelas com sua participação. Eclético, Jardel se saia bem tanto em papéis dramáticos como cômicos. Se minha memória não estiver falhando, ele trabalhou no "Bem Amado", não? E era um homem bom, na citada novela. Memorável sua interpretação numa novela da extinta Rede Tupi, "O Espantalho", na qual ele foi vilão, mas um vilão atípico, com problemas mentais. Não consigo esquecer dele numa crise de poder e ódio assustou a personagem doce da atriz Suzy Camacho, q até chorou diante dos seus delírios. Na sua luta pelo poder, ele chantagiava um homem, ameaçando espalhar pela cidade q sua esposa era uma ex-dançarina de strip tease(ele fazia isso mostrando uma fota dela dançando-rs). Um dia ele demonstrou fragilidade ao dizer tristemente: "não tenho amigos".

    Há pouco tempo fiquei sabendo q Jardel Filho era um homem muito forte, q chegou até a brigar com policiais, q não conseguiam contê-lo(ele 'encarava' muitos).

    Pena ter morrido ainda jovem.

    ResponderExcluir

LinkWithin

Blog Widget by LinkWithin