Seguidores

Cinema Latino

domingo, 28 de março de 2010

Museu Carmen Miranda

O Rio de Janeiro tem a felicidade e a honra de abrigar em sua cidade, um dos maiores acervos sobre a cantora e atriz Carmen Miranda. O que não é novidade para ninguém de lá, nem dos fãs de Carmen espalhados pelo mundo. Bem, tudo começou após a morte da artista em 1955. O museu foi criado através do decreto assinado por Francisco Negrão de Lima, Governador do Distrito Federal então ano de 1956, inicialmente atendeu ao pedido de fãs, mas vinte anos depois foi oficialmente inaugurado em 05 de agosto de 1976. Quase todo o acervo foram doações da irmã Aurora Miranda e do viúvo David Alfred Sebastian, o escroque que não quis a parte mais valiosa de seu legado: seus pertences pessoais. O Museu Carmen Miranda, abriga uma exposição com mais de 3 mil itens da artista, sendo 461 peças da indumentária - 220 bijuterias, 11 trajes completos de shows e filmes, cintos, sapatos e turbantes - além de 1.900 partituras, manuscritos, roteiros, 710 fotografias e cartazes.

A família Miranda da Cunha: 1. José Maria (pai), Maria Emília (mãe); Irmãos: 3. Oscar, 4. Olinda, 5. Aurora, 6. Maria do Carmo (Carmen), 7. Cecília e 8. Amaro.




Fotos dos filmes e os trajes de baiana (um mais bonito que o outro)



Estátua de fibra de vidro em tamanho natural, impressionando a bailarina Ana Botafogo


Ano passado se viva estivesse, completaria 100 anos e para a celebração do centenário o Museu investiu em uma estátua de fibra de vidro de tamanho natural da cantora. Além dos impressionantes 1,53 da Carmen (sem plataformas e turbante), a estátua também traz o figurino reproduzido do filme “Uma noite no Rio” (1941), a escultura é obra do artista plástico carioca Ulysses Rabelo e levou mais de três anos para ser finalizada. Inicialmente o projeto era para ser mais um busto da artista, mas felizmente se tornou algo melhor. Segundo o Ulysses, a escultura que não pesa mais do que quatro quilos reproduz o 1,53 metro da cantora, porém a sua altura atinge 1,75 metro com o turbante, a decoração de frutas tropicais e as sandálias altas. Disse o artista plástico: “Fizemos uma cópia das sandálias plataformas que ela usava, colocamos um salto de 15 centímetros de altura. Com os saltos ela fica com 1,68 metro e mais o turbante que pode ter 50 centímetros de altura”. A máscara mortuária da cantora serviu de base para confecção da imagem e até o espaçamento dos cílios e a arcada dentária foram estudadas por Ulysses para confecção da peça. A estátua fará parte do acervo permanente do Museu Carmen Miranda.


Partes das vestimentas e bijouterias pessoais de Carmen para um evento do SPFW


As plataformas que elevavam a mulher de 1,53 m




Andreia Veiga pousa ao lado do busto




A famosa saia de losangos e balagandãs



Ainda ano passado o museu teve uma série de eventos especiais voltados para a celebração do Centenário Carmen Miranda entre elas, palestras, apresentações culturais e mostras diárias de filmes da artista. Entre as pessoas que estiveram presentes prestigiando estavam a atriz Zezé Motta, o governador do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral e familiares, o biógrafo Ruy Castro, a escola de samba Império Serrano, o cantor Eduardo Dussek e a secretária de Estado de cultura Adriana Rattes. Eduardo Dussek falou emocionado: "Carmen Miranda é importante para o Brasil como Elvis Presley para os Estados Unidos, como Carlos Gardel para a Argentina e como Piaf para a França".
Segundo fontes do governo do Estado do Rio de Janeiro, o museu poderá mudar de endereço, podendo ser transferido para Copacabana. Durante o evento ano passado explicou a secretária Adriana Rattes: "Estamos estudando junto à família dela o lugar mais adequado, mas o principal projeto em vista é fazer o Museu Carmen Miranda junto ao da Imagem e do Som, onde hoje funciona a boate Help, em Copacabana".


Serviço:
Museu Carmen Miranda
Parque do Flamengo, s/nº (em frente ao nº 560)
Tel: 2234 4293
De ter a sex, das 11h às 17h
Sáb, dom e feriados, das 13h às 17h
Entrada Franca


Um comentário:

  1. Adorei a postagem e fiquei apaixonada com o tamaco usado por Carmen no Show Boite Tropicana

    ResponderExcluir

LinkWithin

Blog Widget by LinkWithin