Seguidores

Cinema Latino

sexta-feira, 26 de março de 2010

Clarice Lispector no cinema

"Clandestina Felicidade", Brasil (2008) - Curta

Para assistir: http://www.portacurtas.com.br/Filme.asp?Cod=311#


Clandestina Felicidade é uma adaptação de alguns contos de Clarice Lispector, em especial, “Felicidade Clandestina” e “Restos de Carnaval”. Na verdade o livro "Felicidade Clandestina" é uma espécie de autobiografia de Clarice, principalmente sobre sua infância. O filme é de Beto Normal e Marcelo Gomes.

"De corpo inteiro - Entrevistas", Brasil (2009)



As fotos abaixo são do filme: “De corpo inteiro – entrevistas”, baseado nas entrevistas que a escritora Clarice Lispector fez entre os anos 60 e 70 para a Revista Manchete. Essas entrevistas foram reunidas e transformadas em livro. E justamente o livro é a fonte de inspiração deste filme que é uma mescla de documentário e cinema de arte. As Clarices são representadas pelas atrizes: Letícia Spiller, Aracy Balabanian, Beth Goulart e Louise Cardoso. As entrevistas são entre pessoas vivas e mortas, daí a necessidade de ter sido representadas por atores e atrizes quando se referem às pessoas mortas. Já os que estão vivos dão o seu parecer, respondendo às perguntas da Clarice Lispector jornalista, ressaltando que essas perguntas já foram feitas por ela outrora a pessoas diferentes. Entre esses entrevistados vivos estão Ferreira Gullar, Tônia Carrero, Maria Bonomi, Nélida Pinõn, Oscar Niemeyer e Elke Maravilha.
O DVD “De corpo inteiro – entrevistas” já está há algum tempo à venda nas livrarias e lojas do ramo. Direção, roteiro e produção são da cineasta Nicole Algranti, sobrinha-neta da escritora. Nicole esteve recentemente na cidade do Recife para a exibição do documentário e também para encaminhar um projeto para o secretário de cultura do Recife. O projeto é o de transformar a casa na Rua Maciel Pinheiro, que foi residência da escritora no Recife em um local em um centro de apoio aos escritores.



A atriz Letícia Spiller interpreta Clarice Lispector. Aqui nesta cena, ela entrevista seu amigo Carybé (Paulo Vespúcio) na Bahia.





Clarice Lispector em foto de álbum de família

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Blog Widget by LinkWithin