Seguidores

Cinema Latino

domingo, 22 de julho de 2012

"O Búfalo da Noite", México, 2007

Ficha Técnica:
Título Original: El Bufalo de la Noche
País: México
Ano: 2007
Idioma: Espanhol
Direção: Jorge Hernandez
Distribuidora: Fox Film
Estúdios: La Neta Films / Naco Films
Site Oficial: www.elbufalodelanoche-lapelicula.com
Estréia: 09 de Novembro de 2007
Gênero: Drama
Duração: 99 min
Elenco:
Diego Luna (Manuel)
Liz Gallardo (Tania)
Gabriel González (Gregorio)
Irene Azuela (Margarita)
Emilio Echevarría  (Ramírez)
Camila Sodi (Rebeca)
Celso Bugallo (Camariña)
Walther Cantú (Jacinto)
Claudia Lobo (Mãe de Manuel)
Miguel Ángel Ferris  (Pai de Manuel)
Verónica Langer (Mãe de Gregorio)
Javier Díaz Dueñas (Pai de Gregorio)
Armando Hernández  (Dr. Macías)
Hugo Albores (Pánfilo)


Sinopse: Gregorio (Gabriel Gonzáles) é um rapaz esquizofrênico de 22 anos, que tem dois grandes amores: a namorada Tania (Liz Gallardo), que ele adora, e o melhor amigo Manuel (Diego Luna), a pessoa em quem ele mais confia. Enquanto Gregorio entra e sai de hospitais psiquiátricos, Manuel e Tania começam a se encontrar secretamente e vivem um intenso romance pelas suas costas.
Pouco a pouco, o relacionamento vai se tornando mais profundo, e Manuel e Tania acabam se apaixonando. Tania decide terminar com Gregorio e começa a namorar Manuel. A amizade entre Manuel e Gregorio é rompida.
Tempos depois, os médicos dão alta a Gregorio. Numa tentativa de se reconciliar com Gregorio, Manuel vai visitá-lo. Eles se abraçam, demonstrando carinho. Parece haver uma reconciliação. Dois dias depois, porém, Gregorio se suicida com um tiro na cabeça. Tomados de culpa e angústia, Manuel e Tania descem aos abismos da loucura e da desesperança.
Alguns dias após o suicídio, Manuel recebe uma caixa que Gregorio deixou para ele. Nela estão cartas, fotos e mensagens cifradas. Manuel vai desvendando os segredos e, com muito sofrimento, descobre uma verdade que o fere, oriunda do túmulo de Gregorio, que se faz presente na vida de Manuel e Tania, levando-os aos mesmos territórios obscuros em que ele viveu.
Sentindo-se perdido, Manuel tenta encontrar um sentido para sua vida, e o encontra quando se dá conta da importância do amor.

Curiosidades: 
- As filmagens ocorreram em fevereiro e março de 2006.
- Exibido na mostra Première Latina, no Festival do Rio 2007.

Meu comentário: Quem leva mesmo o filme nas costas é Diego Luna, principalmente com a arrebatadora cena final, que pedia ainda um desenvolvimento e uma conclusão. Também interessantes interpretações como a do ator Gabriel González que faz o papel do Gregorio (que por sinal, vamos combinar é muito mais presença que Diego Luna). Mas Luna tem o seu charme, seu carisma e claro todo um empenho do bom ator internacional que é.  O filme é todo o tempo dos flashbacks da forte amizade que tinha Manuel e Gregorio, as crises esquizofenicas de Gregorio e a traição de Manuel, que tem um relacionamento com Tania, namorada de seu melhor amigo. Há cenas de desespero, onde Manuel autoflagela-se com uma faca tentando eliminar a tatuagem que fez com o amigo. É um filme interessante, mas que poderia ser melhorado.

Um comentário:

  1. Gosto muito do cinema latino. Adorei O Búfalo da Noite que peguei meio que por acaso.

    O cinema argentino é o meu predileto, mas, o cinema mexicano tem feito bons trabalhos.

    ResponderExcluir

LinkWithin

Blog Widget by LinkWithin