Seguidores

Cinema Latino

quarta-feira, 3 de agosto de 2011

Dolores del Rio



Maria de los Dolores Asúnsolo y López Negrete nasceu em Durango, México no dia 3 de agosto de 1905. Foi educada no Convento de São José, no México, e por sua bela voz, foi mandada, por seus pais, para aprender canto em Paris e depois para Madrid. Tinha um pai banqueiro, que faliu devido a Revolução Mexicana. Casou-se muito jovem (aos 16 anos) com o escritor Jaime Martinez Del Rio, que era 18 anos mais velho.
A beleza de Dolores atraiu os olhos do diretor de cinema americano Edwin Carewe, que a descobriu e a levou à Hollywood para ser atriz e deu a seu marido emprego de roteirista. Iniciou no cinema mudo em 1925, também foi a precursora do uso de maiô de duas peças no cinema, em 1933, no primeiro filme estrelado por Fred Astaire.
1928 foi o ano em que Dolores se divorciou de Jaime; Amargurado e enciumado, ele acaba por suicidar-se na Alemanha, país para onde tinha ido após a separação. Dois anos depois, ela se casou com Cedric Gibbons, o chefe do Departamento de Arte da MGM.
No cinema falado fez alguns filmes de prestígio. Em 1940, Dolores conheceu Orson Welles. A paixão pela bela mexicana, fez com que ela se divorciasse de Gibbons. Dolores e Welles tiveram um romance que durou apenas dois anos. Nesse período, Dolores participou de um filme escrito por Welles e dirigido por Norman Foster, Jornada do Pavor (Journey into Fear) 1943. Um dos que se pode destacar de sua carreira nos Estados Unidos. Mas adiante, a atriz reclamava que os produtores e diretores norte-americanos não lhe davam papéis interessantes e que só ao voltar para o México no final da década de 1940, teve suas melhores oportunidades. Em 1943 torna-se a estrela mais popular de seu país, destacando filmes com Emílio Fernández e fotografia de Gabriel Figueroa. Em 1946, no México ela realizou seu maior sucesso no cinema, "Maria Candelária" que recebeu o prêmio de melhor filme no Festival de Cannes.
Em 1959, Dolores casou-se com Lewis A. Riley, um empresário teatral americano. Em 1978, retirou-se do Cinema, para administrar a sua fortuna.
Sua beleza era invejada, diziam fontes seguras, que nunca teria recorrido à cirurgia plástica. Dolores tinha uma dieta criada por ela mesma em que consistia em muitas horas de sono (10 a 12 horas) exercícios físicos, nenhuma gota de álcool, nada de alimentos gordurosos e uma vez por semana alimentar-se apenas de cenouras, suco de laranja e limão. Sua pele lisa e o brilho dos cabelos sempre causaram inveja às grandes estrelas de Hollywood. Era de uma beleza notória e mesmo aos setenta anos, não tinha rugas. Foi uma mulher muito rica e culta, não quis ter filhos por causa do trabalho. Faleceu aos 77 anos, em 11 de abril de 1983.


Filmografia:
1928: A Dança Rubra (The Red Dance)
1930: Ramona (idem)
1932: Ave do Paraíso (Bird of Paradise)
1933: Voando para o Rio (Flying Down to Rio).....Mais informações
1936: Acusada (Accused)
1937: O Diabo à Solta (Devil's Playground)
1937: O Lanceiro Espião (Lancer Spy)
1942: Jornada do Pavor/ (Journey into Fear)
1944: Maria Candelária (María Candelaria)
1945: Flor Silvestre
1946: Maria Candelária
1947: Domínio dos Bárbaros (The Fugitive)
1952: Sangue por Glória (What Price Glory)
1960: A Estrela de Fogo (The Flaming Star).
1964: Crepúsculo de uma Raça (Cheyenne Autumn)
1967: Felizes para Sempre (More than a Miracle)

2 comentários:

  1. Grande Dolores! Minha mãe gosta tanto dela! Mandei o link, ela com certeza vai gostar muito da sua postagem. Mais uma vez, parabéns!

    ResponderExcluir
  2. A Dolores era uma beleza e excelente atriz. Gosto muito dela no fordiano DOMÍNIO DOS BÁRBAROS.
    M., uma correção, ela não fez a versão de Ford de SANGUE POR GLÓRIA. Foi a protagonista da versão de 1926, de Raoul Walsh.
    Ótimo post!

    O Falcão Maltês

    ResponderExcluir

LinkWithin

Blog Widget by LinkWithin