Seguidores

Cinema Latino

domingo, 21 de agosto de 2011

Julio Medém

Julio Médem Lafont  nasceu em San Sebastian, País Vasco (Espanha) no dia 21 de outubro de 1958. Desde criança mostrou interesse pelos filmes, quando ele pegava a camera super 8 de seu pai e filmava à noite, quando ninguem estava prestando atenção. e formou em Medicina e em Estudos Gerais, trabalhou como critico de cinema e posteriormente como roteirista, assistente de direção e editor. Depois de poucos curtas ele dirigiu seu primeiro longa metragem, "Vacas", com o qual ganhou um prêmio Goya.
Depois ele dirigiu O Esquilo Vermelho e Tierra, ambos receberam boas criticas em Cannes. Em seu próximo filme, Os Amantes do Circulo Polar, que foi comparado ao trabalho de Krzysztof Kieślowski, ele explorou uma narrativa ciclica e provou de texturas minimalistas que chegariam ao ápice em seu próximo filme, Lucia e o Sexo, narrativa de grande lirismo erótico.
Depois deste filme ele se desviou do seu estilo de direção e produziu La pelota vasca, um documentário sobre os problemas politicios do País Vasco, os quais causaram furor entre os politicos espanhóis de direita. Seguindo, Julio Medem filmou Caotica Ana que estreou em 2007, e Habitación en Roma em 2009.

Um comentário:

  1. Poxa vida, há tempos que não passava por aqui. Preciso dar uma olhada nos posts que perdi. Quanto a este rapaz, confesso que pouco sabia sobre sua carreira. Vou aproveitar para procurar alguns dos filmes que você citou.

    Até mais!

    ResponderExcluir

LinkWithin

Blog Widget by LinkWithin