Seguidores

Cinema Latino

sábado, 10 de abril de 2010

Selton Mello em novo filme: "O Palhaço"

Segundo filme dirigido por Selton Mello, O Palhaço, pretende ser uma comédia sonhadora

Selton Mello e Paulo José

Elenco do filme

Texto: Ana Elisa Faria

- Sou um cineasta bipolar.

Assim se descreveu Selton Mello na tarde desta segunda-feira (15) durante coletiva de imprensa em Paulínia, cidade do interior paulista onde grava O Palhaço, seu segundo trabalho na direção.

Tal frase foi dita quando questionado sobre as diferenças entre o longa-metragem que está sendo rodado e Feliz Natal (2008), obra que marcou sua estreia atrás das câmeras e que tratou de um drama familiar cercado por cenas escuras.

Para o ator, O Palhaço será bastante diferente e vem com um “desejo pessoal de comunicar”.

- É um filme solar, com a pretensão de chegar nas pessoas. Meu desejo é fazer dele uma comédia sonhadora, impregnada de candura.

No entanto, para quem pensa que tudo são flores, a própria idealização do título surgiu após questionamentos sobre a carreira escolhida por Selton Mello.

- Veio de um sentimento bastante pessoal que eu vivi no ano passado, de crise com a minha profissão de ator. Passei realmente por uma dúvida em relação ao meu trabalho. Foi um período em que eu achei que não estava mais feliz fazendo aquilo. O auge foi durante as gravações do filme Jean Charles [de Henrique Goldman], que eu estava fazendo em Londres, mas não estava contente. E desse período surgiu a ideia. E essa é a grande vantagem de nós artistas, pois podemos sublimar as dores e rir delas depois. De uma coisa sincera que eu mesmo vivi, veio a arte, o personagem. É uma história, não sou eu quem está ali.

Foi neste ínterim de incertezas que Selton Mello escreveu o roteiro (em parceria com Marcelo Vindicatto), que nos apresenta Benjamin, homem que dá vida ao palhaço Pangaré, e que entra em uma crise de identidade, acreditando não ser mais engraçado. Ele e seu pai Valdemar, que interpreta o palhaço Puro Sangue (por sua vez vivido pelo veterano Paulo José), são donos do circo Esperança e atravessam o país comandando uma trupe de artistas.

Ainda em meio às dúvidas, o diretor não tinha muita certeza de que seria ele o intérprte de Benjamin e chegou a entregar sua história para Wagner Moura e Rodrigo Santoro, que estavam, respectivamente, já comprometidos com as gravações de Tropa de Elite 2 e Heleno e não puderam aceitar a proposta do amigo. Então, o próprio Selton decidiu fazer o protagonista.

- Resolvi fazer eu mesmo, até porque seria mais fácil. Eu já sabia o que queria, era só vestir a roupa e pronto.

Sobre a relação de O Palhaço com outras obras e personagens que caracterizam o gênero, o ator e diretor contou que o espectador verá de tudo um pouco.

- As referências estão sempre misturadas, então vai ter desde Oscarito, Didi Mocó, Bye Bye Brasil, [Federico] Fellini e O Profeta da Fome.

Os ares circenses que estarão impregnados no filme contagiaram Paulo José, inclusive, durante o bate-papo com os jornalistas. Aos 72 anos de idade, o gracioso ator falou dos treinamentos que ele e Selton Mello passaram com o conhecido palhaço Cochicho, do circo Beto Carreiro. Em determinado momento, ele se levantou e demonstrou à plateia como realizar a técnica de empurrar uma imensa e pesada mala imaginária. Como um bom artista que só quer divertir seu público, não mais que de repente, ele caiu no chão de pernas para o ar, levando todos os presentes aos risos e aos aplausos.

De acordo com José, o circo é um espetáculo popular vivo, que traz algo bem quixotesco.

- Todos os atores fogem de casa e vão para o seu próprio circo. Ser palhaço é muito sério, afirma.

As filmagens de O Palhaço devem acontecer até 13 de abril e passarão, também, por Ibitipoca, Minas Gerais. A previsão de chegada aos cinemas brasileiros é para 2011. Até o momento, o longa tem orçamento aprovado de R$ 5 milhões.

Fonte: R7


Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Blog Widget by LinkWithin