Seguidores

Cinema Latino

segunda-feira, 26 de abril de 2010

Aurora Miranda

Carmen Miranda e sua irmã, Aurora (como tudo começou)
Aurora Miranda da Cunha nasceu no Rio de Janeiro a 20 de abril de 1915. É a irmã mais nova de Carmen Miranda. O seu dom para a música é algo de família: Olinda, a irmã mais velha era a mais carnavalesca e animada de todas, tinha uma excelente voz (mas morreu de tuberculose em Portugal), Maria do Carmo (Carmen), então nem se fala! A irmã Cecília também cantava. A carreira artística de Aurora começou quando sua irmã famosa já era uma conhecida cantora do rádio. Josué de Barros, famoso compositor e violinista foi quem lançou Carmen, descoberto o talento da pequena notável ele se tornou assíduo freqüentador da casa das irmãs Miranda, foi numa dessas rodas de violão e músicas que ele descobriu mais uma cantora na família: a Aurora Miranda. Então a convite do próprio Josué, Aurora antes de completar 18 anos cantou na Rádio Mayrink Veiga, a partir dali ela seguiria o seu caminho na música.

Bem, mas Aurora não poderia seguir na mesma gravadora que sua irmã e nem na mesma rádio em que ela trabalhava, então ela grava o seu primeiro disco pela Odeon cantando em dupla com Francisco Alves a marcha "Cai, Cai, Balão" (de Assis Valente) e o samba "Toque de Amor" (de Floriano Ribeiro de Pinho). Foi sucesso imediato e em de Noel Rosa e Hélio Rosa, "Você só... mente", um outro sucesso também em sua voz. Em 1934 passa a cantar em dupla com a irmã Carmen Miranda, passando a se apresentar com ela, Jorge Murad e Custóquio Mesquita na Rádio Record e no Teatro Santana, em São Paulo SP. No mesmo ano lançou seu maior êxito, a marcha de André Filho "Cidade Maravilhosa", em dueto com o autor, que obteve o segundo lugar no concurso oficial de Carnaval de 1935 e em 1960 se tornou a canção oficial do Rio de Janeiro.

Sua estréia no cinema foi em “Alô, alô, Brasil!” dirigido por Wallace Downey e produzido pela Cinédia de Adhemar Gonzaga, neste filme mais uma vez “Cidade Maravilhosa” é belamente defendida na voz de Aurora assim como a canção “Ladrãozinho” (de Custódio mesquita). Em 1936 ela fez “Alô, alô Carnaval!” onde canta com a irmã Carmen o famoso número: “As cantoras do rádio”. Seu estilo de interpretar é diferente de Carmen, Aurora tem um jeito mais sentimental. Mas ela foi a melhor amiga e confidente de sua irmã Carmen Miranda, certa vez Carmen falou sobre Aurora: “Minha irmã, que é mesmo como se fosse um raiar de sol. Se não tivesse nascido minha irmã e, sim, um homem não parente, teria sido meu amante ideal, tal a perfeição com que nos entendemos”.


Aurora só deu um intervalo em sua carreira musical quando casou-se em 1940 com Gabriel Richaid. Seu marido acabou fixando residência nos EUA porque trabalhava para uma empresa internacional, não exatamente porque Carmen morava nos EUA. Ainda nos EUA Carmen e Aurora eram inseparáveis. E foi por causa de Carmen que ela fez o filme "The Three Caballeros" (1944), mais conhecido no Brasil como “Você já foi à Bahia?” em que contracenava vestida de baiana estilizada com Pato Donald, Zé Carioca e Panchito cantando “Os quindins de Iaiá”. Ela também fez shows nos EUA, um no Teatro Roxy e outro na Boate Copacabana em Nova Iorque. Em 1952 ela retorna ao Brasil para lançar mais um álbum Risque (Ary Barroso).




Aurora Miranda gravou 81 discos e 161 músicas em 78 rotações. Suas últimas participações no cinema foi em “Dias melhores virão” de Cacá Diegues (1989) e no documentário de Helena Solberg “Banana is my business” (1994) onde dá depoimentos sobre a vida da irmã Carmen Miranda. Em 2005 Aurora Miranda falece de causas naturais aos 90 anos, deixando dois filhos e sete netos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Blog Widget by LinkWithin