Produção: Waldow-Cinédia
Direção: Wallace Downey
Produtores: Wallace Downey e Adhemar Gonzaga
Argumento: João de Barro e Alberto Ribeiro
Elenco:
Carmen Miranda, Aurora Miranda, Sylvinha Mello, Carmen Silva, Dulce Wheyting, Mesquitinha, César Ladeira, Barbosa Júnior, Almirante, Jorge Murad, Mário Reis, Afonso Osório, Elio Pereira, "Bando da Lua", "Irmãos Tapajoz", Benedicto Lacerda e seu Conjunto Regional e Orquestra de Simon Bountman.
E no meio do ano Downey decidiu fazer o filme “Estudantes”. A história se passava em um campus universitário. Dois estudantes (Mesquitinha e Barbosa Júnior) paqueravam Mimi, uma cantora de rádio (Carmen Miranda), só que na verdade, os olhos de Mimi eram para um outro estudante, vivido por Mario Reis. O filme culminava em um baile de formatura. No desenvolver da produção havia participações especiais de: Almirante, Aurora miranda, Jorge Murad, César Ladeira e o Bando da Lua. É nesse filme que Carmen Miranda canta "E Bateu-se a Chapa" e "Sonho de Papel". Estreou no Cine Alhambra (Rio) a 8 de julho de 1935. Não há cópias preservadas deste filme. Sem dúvida, um dos mais engraçados da época.
Curiosidades: O diretor Wallace Downey trabalhava com uma câmera fixa, o que obrigava aos artistas quase não saírem do lugar. Os microfones ficavam disfarçados em alguma parte do cenário, atrás de um vaso de flor por exemplo. Mesmo sendo “o pior diretor do mundo” pela crítica de cinema do seu tempo, Downey realizava a proeza de filmar rápido. “Estudantes” foi rodado em uma semana.
Canções de Estudantes:
“Linda Mimi” (Braguinha; intérprete: Mario Reis)
“Lalá” (Braguinha e Alberto; intérprete: Bando da Lua)
“E bateu-se a chapa” (Assis Valente; intérprete: Carmen Miranda)
“Sonho de papel”; (Alberto; intérprete: Carmen Miranda)
Nenhum comentário:
Postar um comentário