Seguidores

Cinema Latino

segunda-feira, 22 de agosto de 2016

Exposição “O Poeta Voador, Santos Dumont” RIO



Exposição “O Poeta Voador, Santos Dumont” promove nova exibição de documentários dedicados ao inventor brasileiro, em agosto, no Museu do Amanhã

Sessões de “O Homem Pode Voar” e “Santos Dumont – O desafio do ar” acontecem nos dias 24 e 31, respectivamente, com entrada gratuita

Quem não pôde assistir aos documentários sobre Alberto Santos Dumont no mês de julho, no Museu do Amanhã, não perdeu a chance de saber ainda mais sobre a trajetória desse grande visionário brasileiro. A exposição temporária “O Poeta Voador, Santos Dumont” vai promover a exibição dos documentários “O Homem Pode Voar” e “Santos Dumont – O desafio do ar” no auditório do museu, como parte de suas ações educativas, nos dias 24 e 31 de agosto, respectivamente, às 16h. Serão sempre duas apresentações por mês até o encerramento da mostra, em 30 de outubro. A entrada será gratuita, sem necessidade de inscrição, e a lotação está sujeita à capacidade do espaço – 380 lugares. 
“Durante o processo de pesquisa para criação e desenvolvimento  da exposição, encontramos esses documentários sobre Santos Dumont e resolvemos dividir com o público como um desdobramento. É uma maneira de trabalharmos o conteúdo para além do espaço expográfico, dialogando com os visitantes que têm interesse também na linguagem cinematográfica”, explica Deca Farroco, gerente da área de Patrimônio e Cultura da Fundação Roberto Marinho.
“O Homem Pode Voar”, de Nelson Hoineff, destaca a participação fundamental do brasileiro na história da aviação.  Imagens históricas de voos realizados por Santos Dumont em seus maiores inventos, o 14-Bis e Demoiselle, são apresentadas no filme, que tem roteiro assinado por Henrique Lins de Barros, consultor técnico da mostra em cartaz. Já em “Santos Dumont – O desafio do ar”, de Adolfo Rosenthal, o próprio Dumont narra sua trajetória a partir de trechos extraídos de relatos de sua vida. O documentário mostra mais do que a genialidade e o pioneirismo do cientista: revela também o poeta, filósofo e visionário que jamais desistiu do seu sonho. Para dar vida às cenas dos voos do inventor, foram usadas réplicas do 14-Bis e do Demoiselle em tamanho natural, que reproduziram com grande realismo as tentativas do aviador de alcançar o céu. 
“As sessões apresentam diferentes facetas da vida de Dumont em dois documentários com olhares distintos. Um revela a biografia do inventor, suas inovações, enquanto o outro se baseia nas próprias memórias dele e lança olhar mais íntimo sobre sua história. Mostrar isso no Museu do Amanhã, ao lado da exposição “O Poeta Voador, Santos Dumont”, amplifica a importância de Santos Dumont como um brasileiro inovador, à frente do seu tempo”, comenta Leonardo Menezes, gerente de conteúdo do Museu do Amanhã.
            A exposição “O Poeta Voador, Santos Dumont” tem concepção e realização da Fundação Roberto Marinho, patrocínio exclusivo da Shell Brasil e apoio do Governo Federal, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura.

Serviço
Museu do Amanhã - Auditório
Praça Mauá, 1 – Centro

24/08 - "O Homem Pode Voar"
Horário: 16h

31/08 – “Santos Dumont – O desafio do ar”
Horário: 16h

Entrada gratuita, sem necessidade de inscrição.


Ficha técnica:
O Homem Pode Voar
Direção: Nelson Hoineff
Ano: 2005
Duração: 75 min
País: Brasil
Classificação: Livre

Santos Dumont – O desafio do ar
Direção: Adolfo Rosenthal
Ano: 2006
Duração: 52 min
País: Brasil
Classificação: Livre


Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Blog Widget by LinkWithin