Seguidores

Cinema Latino

sábado, 8 de setembro de 2012

Daniel Burman




Daniel Burman nasceu em agosto de 1973 em Buenos Aires (Argentina) descendente de judeus poloneses, possui dupla nacionalidade (argentina e polonesa). Em 1993 fez o seu primeiro documentário chamado ¿En qué estación estamos? e obtém o prêmio especial da UNESCO. Dois anos mais tarde cria a sua sociedade de produção a BD Cine, e com ela realiza o seu primeiro longa Un crisantemo estalla en Cinco esquinas, filme que foi selecionado para os festivais de Berlim e Sundance, ainda os festivais de Montreal, Biarritz, San Sebastián, Chicago e Havana. Realiza a seguir Esperando al mesías, apresentado na 57ª Muestra de Veneza, no qual é selecionado para os festivais de Toronto, Tóquio, Thessalonique e de São Paulo. Obtém o Grande Prêmio do público no festival de Biarritz, o prêmio Fipresci em Valladolid, o prêmio Coral de Melhor Filme em Havana e o Prêmio de Melhor Ator no Festival de Buenos Aires.
Produziu 7 días en el Once, documentário sobre a história e a vida cotidiana do bairro do Once, voltado sobre o atentado contra a AMIA de 1994 e principal local da comunidade judía de Buenos Aires.
O cineasta realiza ainda Todas las azafatas van al cielo e ganha o prêmio de melhor roteiro no festival de Sundance/NHK 2001. O filme se projeta no Festival de Berlim 2002.
Em 2003, Burman co-produz Diarios de motocicleta de Walter Salles e Nadar solo de Ezequiel Acuña. No mesmo ano produz El abrazo partido que recebe o apoio de Cinemart, Canal+ de España, e do Fondo Sud, compete oficialmente no festival de Berlim 2004 e obtém o grande prêmio do jurado e o Urso de Prata.
Em 2006 dirige Derecho de familia, obtendo o Cóndor de Prata de Melhor Diretor da Asociación de Cronistas Cinematográficos de la Argentina. Dois anos mais tarde estreia El Nido Vacío, Filme indicado a  Concha de Oro no Festival de San Sebastián.
Em abril de 2010 estreia seu filme Dos hermanos protagonizada por Graciela Borges e Antonio Gasalla, recebendo boas críticas da imprensa local.
Em 2011 obteve o Prêmio Konex como um dos 5 melhores diretores de cinema, e outro junto a Marcelo Birmajer, como um dos 5 melhores roteiristas de cinema da década na Argentina. Os filmes de Burman tratam de temas universais em um tom autêntico e sóbrio capaz de capturar uma perspectiva profunda e cotidiana. Suas histórias e personagens transitam ao redor da família, os vínculos e o amor com uma sensibilidade especial que conseguiu comover ao público mais variado ao redor do mundo.

Traduzido e adaptado da:
Wikipédia

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Blog Widget by LinkWithin