Seguidores

Cinema Latino

domingo, 11 de setembro de 2011

"Ovos de Ouro", Espanha, 1993

Ficha Técnica:

Título no Brasil:  Ovos de Ouro
Títulos Alternativos: Golden Balls / Macho / Uova d'oro
Título Original:  Huevos de oro
País de Origem:  Espanha / Itália / França
Gênero:  Drama
Duração: 95 minutos
Ano de Lançamento:  1993
Estúdio/Distrib.:  Cult Classic Filmes
Direção:  Bigas Luna
Roteiro: Cuca Canals, Bigas Luna
Produtora(s): Antena 3 Televisión, Filmauro S.r.l., Hugo Films S.A., Lolafilms, Lumière, Ovídeo TV S.A.




Elenco:
Javier Bardem (Benito González)
Maria de Medeiros (Marta, a mulher de 45 kilos)
Maribel Verdú (Claudia, a amante de 52 kilos)
Elisa Tovati (Rita, o primeiro amor de 47 kilos)
Raquel Bianca (Ana, a comedora de homens, ? kilos)
Alessandro Gassman (o amigo de Melilla)
Benicio Del Toro (o amigo de Miami)
Francesco Dominedò (Mosca)
Albert Vidal (o sogro)
Ángel de Andrés López (Gil)
Alicia Moro (a filha de Gil)
Enric Cusí (o homem de confiança)
Francisco Casares (o produtor)
María Martín (a mulher do produtor)
Thomas Lusht (o idiota americano)
Alberto Merelles (o arquiteto)
Elisabeth Escayola (La progre)
Stella Condorelli (a amiga de Rita)
Ingrid Morrall (a amiga de Ana)
Ismael 'East' Carlo (o detetive)
Ecos de Andalucía (Cuadro flamenco)

O diretor Bigas Luna dirigindo os delírios de Benito (Javier Bardem)
 
Sinopse : Ascensão e queda de Benito Gonzalez (Javier Bardem), típico machão latino, novo rico e cafona, que sobe e desce na vida pela mesma razão: sua indomável compulsão às conquistas amorosas. 

Meu comentário: Para começar, você não dá nada pelo filme. Fica pensando: é um daqueles sem tanta importância do início da carreira de Javier Bardem. Puro engano: trata-se de um personagem meticulosamente bem construído, assim dizer, nos seus inícios. O Benito Gonzáles do princípio é apenas um jovem soldado que vai servir em Melilla (Marrocos), território espanhol. Já se sabe que é um tipo machão e casca grossa, mas tem algo ingênuo dentro dele, além de tudo, tem sonhos altos e de progresso. Se apaixona por Rita (Elisa Tovati) e com ela quer ter uma família, mas a moça gosta mesmo do seu melhor amigo, Miguel (Alessandro Gassman). O tempo passa, o período em que passou no exército fica para trás e ele já tem uma nova conquista, Claudia (Maribel Verdú). Mesmo não tendo dinheiro, ele inicia seus negócios no ramo de construção de prédios, o seu maior sonho é costruir a "Torre Gonzáles", o maior edifício que já se viu. Como sugestão de Claudia, resolve casar com a filha do banqueiro, Marta (Maria de Medeiros) por interesse. Assim ele torna-se um empresário rico da construção civil, mas sem nenhum escrúpulo. Há a parte cômica da história, as breguices deste personagem: que é fã de Julio Iglesias, tenta ser romântico, usa casaco de oncinha com sunga em sua linda piscina, canta caraokê mesmo rico (sempre a mesma música "Por el amor de una mujer"), usa dois rolex e ainda é canalha, cafajeste e escroque de primeira linha. Javier Bardem consegue impressionar nesta atuação, apesar de jovem, principalmente na cena em que sofre um acidente e fica todo torto, dependente dos outros em uma cadeira de rodas. Como é que consegue entortar os pés daquele jeito? Talento não é!? Bem, gente, o filme não termina assim. A pobre mulher do cara, Marta, cuida tão bem dele, que ele se recupera da rebordosa, mas apronta de novo com ela. Quer saber o final? É bom assistir! Bigas Luna homenageia "Um Cão Andaluz" de Luis Buñuel e Salvador Dalí com as cenas das formigas no corpo das personagens, assim como as cenas dos delírios de Benito. Muito bom.

3 comentários:

  1. Puxa, parece ser interessante. Vou procurar assistir.

    ResponderExcluir
  2. Esse filme é hilário... A Espanha queria marcar Bardem pra sempre com esse tipo de papel, mas ele deu a volta por cima e mostrou toda sua versatilidade

    O Falcão Maltês

    ResponderExcluir
  3. Oi M.
    mas que saudade de vir aqui! estive quase um mês off - horários estranhos e alguns episódios estranhos, mas voltei!

    Ótimo ler sobre este filme. Esse eu já assisiti! logo quando procurei ver os filmes do Javier. ele é realmente incrível, e não perderá o seu talento, mesmo tendo "caído nas graças" da geração Vicky Cristina. . .
    Tu tens toda razão quando comenta sobre o personagem, hilário, ingênuo e bastante peculiar mesmo. E confesso que não me lembrava sobre a referência ao querido Buñuel, só me fez gostar ainda mais do filme. ;)

    Beijos, boa semana!

    ResponderExcluir

LinkWithin

Blog Widget by LinkWithin